PJe Office no Linux

Olá, sou advogado e tenho que acessar os processos digitais via meu certificado, que fica na carteira da OAB, como um cartão de crédito, consigo acessar pelo Linux o e-saj e o eproc normalmente, porém o PJe Office não vai de jeito nenhum, isso que tem um .deb dele, que eu tenho instalado, porém ao tentar acessar o site do TRT12, aparece o erro “sun.security.pkcs11.wrapper.PKCS11Exception: CKR_DEVICE_ERROR” já tentei com outro leitor de cartão de marca diferente o erro perciste, alguém tem alguma idéia, estou usando o PJe via Windows por máquina virtual

2 curtidas

Opa, tudo bem?

Cara, não entendi o que você está fazendo exatamente. Você consegue explicar melhor em um documento com detalhes e screenshots? Assim fica mais fácil pra te ajudar, porque isso não é comum na comunidade.

Att,
Mateus

Esse problema já acontece tem tempo e com vários tipos de tokens, na maioria das vezes um tipo específico ou com qq sistema ñ win (a maioria dos q reclamam usam mac).
Apesar do token funcionar com outras aplicações, ñ funciona com PJe e se for no win funciona no PJe tb.
Acredito q o próprio PJe esteja bugado ou coisa do tipo.

Para o pessoal ter uma ideia do que seja, vou colocar alguns links:
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Fazendo-o-Processo-Judicial-Eletronico-PJe-funcionar-no-Linux/

http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/PJeOffice#PJeOffice_no_Linux
http://www.pje.jus.br/wiki/index.php/Configuração_do_Ambiente

Um abraço !!!

esse erro é erro de java diz que a aplicação não conseguiu acessar o certificado…
mas se esta funcionando em outros apps não pode ser o certificado logo é algum erro de programação java da propria aplicação =(

Talvez atualizar o Java resolva?

outra coisa pode ser que se ele tiver com o OpenJDK ele nao tenha a função de acesso a tokens criptograficos,outro bom teste seria tentar mudar pro java da oracle… talvez?

Essa seria a primeira coisa a testar.

Olá, obrigado pelas respostas.

Estou usando última versão do Java runtime enviroment, pelo ppa da webupd8, e o PJe é o último do TRT12, vou continuar pelo virtual Box enquanto isso

Possivelmente a versão em .deb pode ter algum problema e isso será difícil de corrigir, uma vez q quem a disponibilizou ñ tem o mesmo problema.

Está usando o Java 11?

Segue as telas que eu tenho no PJe, a versão do Java é a 8

Aqui estou a usar o OpenJDK mas, utilizo certificado digital para acessar outro sistema e não o da PJe.

@lgcd se tiver familiaridade com o terminal execute java -version e cole aqui o resultado pro pessoal saber exatamente qual versão está a usar.

No link que o @claudiomar_RC postou do site vivaolinux lá a dica postada pelo Marcos diz estar usando o OpenJDK.

java version “1.8.0_201”
Java™ SE Runtime Environment (build 1.8.0_201-b09)
Java HotSpot™ 64-Bit Server VM (build 25.201-b09, mixed mode)

Eu utilizo o meu certificado para acessar o e-SAJ, o eProc e o eCAC, pelo Linux funcionam perfeitamente, somente o PJe que não vai, acredito que o problema seja de programação do PJe mesmo, ou algum desentendimento entre o Java e o PJe, o estranho é que nas versões mais antigas do Linux funcionava direito, a exemplo o tutorial que foi postado acima, o PJe ia de boa, depois do Ubuntu 16.04 parece que começou a dar problema.

Luis, como sugestão eu faria a troca do Java Runtime pelo OpenJDK Runtime, para isso, tenha convicção que conseguirá reverter as coisas, pois, pode acabar fazendo outro sistema que seja incompatível com o OpenJDK parar de funcionar.

Para instalar é (via terminal): sudo apt install openjdk-8-jdk
Caso decidir manter os dois no PC você precisara configurar qual é o padrão: sudo update-alternatives --config java

@aldebaranbm Vou tentar isso, obrigado.

Como faz para usar a máquina virtual. Sou servidor e estou migrando para Linux e também não consigo acessar o PJe com o certificado.