Percepção de Usabilidade e intuitividade da UX/UI

Se um comportamento não está de acordo com o esperado, a questão a ser considerada é o nível de impacto. Muitas vezes, o que é relatado como ‘bugs’ são, na realidade, incompatibilidades. Por exemplo, alguns plasmoides podem apresentar problemas quando utilizados em versões específicas do Plasma. Lembro-me de quando comecei a testar o Plasma com o Wayland, e vários plasmoides exibiram comportamentos estranhos. Ao relatar esses problemas no Git, descobri que muitos usuários também os reportaram como bugs. O desenvolvedor, de forma frustrada, explicou que o plasmoid ainda não havia sido portado para o Wayland, mas funcionava perfeitamente no X11.

É bastante comum encontrar ‘bugs’ no GNOME quando se utilizam extensões ao atualizar o sistema. Para mim, um bug verdadeiro ocorre quando se está usando uma distribuição com os repositórios oficiais e o comportamento não está de acordo com o esperado, mesmo levando em consideração as configurações e componentes oficiais. Se uma distribuição inclui oficialmente o PulseAudio e um usuário opta por usar o Pipewire, é importante entender que podem ocorrer comportamentos inesperados.

Muitos dos problemas que são rotulados como bugs resultam, na verdade, de modificações feitas pelo próprio usuário, da utilização de versões experimentais de programas ou da falta de compreensão do que está sendo feito ao seguir tutoriais sem entender completamente o contexto em que esses tutoriais foram testados.