Estou com um problema em formatar o pendrive, pois quando salvei uns arquivos e pdfs era no antigo note com o Linux 21 Xfce, dai agora com o note novo e com o Linux 22, já tentei de tudo no terminal e com uns programinhas pra formatação, mas que não tive sucesso.
Alguém teria uma ideia de como consigo formatar esse “demônho”?
A memória Flash(memória do pendrive) tem um limite de ciclos de gravação e exclusão que quando esse limite é atingido a memória Flash atinge o seu fim de vida util, o firmware para que vc possa fazer backup do conteúdo gravado ele apenas permite a leitura das células de memória, ou seja o pendrive fica como somente leitura.
Se tiver chegado ao fim da vide útil não a nada que vc possa fazer, viro lixo, copie tudo para outro pendrive e jogue este fora.
E pode ser que um ou outro arquivo vc não consiga copiar que são justamente os arquivos onde foi dado badblock.
Isso acontece porque a memória Flash é feita com transistores, e esses transistores abrem e fecha a passagem de energia, e quando esta passando energia significa que o bit é 1 e quando esta interrompida a passagem de energia significa bit 0, o abrir e fechar da passagem de energia no transistores é finita, a um limite de quantas vezes ele pode abrir e fechar, e quando ele atinge esse limite ele congela na sua ultima posição não podendo mais alterar o bit para 0 ou para 1. É assim que a memória Flash morre.
Já joguei alguns pendrives fora na minha vida por causa de fim de vida útil, eu estava usando como Swap.
Não esqueça de destruir o chip de memória do pendrive ou alguém pode tentar recuperar os dados gravados sigilosos no chip de memória. E não adianta molhar, a memória Flash é resistente a agua.
respeitosamente, sem desmerecer seu pendrive, você pode garantir a “qualidade” do mesmo? vc poderia comparar com um “de marca comprovada”. já aconteceu comigo, comprando pendrive xingling na shopee (nada contra ela) e depois numa loja de departamento famosa, que quase faliu no ano passado.
o primeiro não ia nem a pau. o segundo, de “marca”, uso normalmente até hoje…
Amigo tenta esses comandos com muito cuidado por serem altamente destrutivos, se escolher o disco errado ja era, isso vai apagar tudo no pendrive então faz backup antes.
Troque o X pelo seu id do seu pendrive
Para identificar o seu pendrive:
Se nada funciona é problema físico, viro lixo, dizem que tudo é possível consertar, mas acredite, não vale a pena, porque teria que desenvolver uma nova tecnologia de troca física de nano transistores, se é que isso é possível.
Pois é, estou achando que perdi mesmo, agora o pendrive Kingston era novo, usei umas 10 vezes pra por música e rodar no som do carro e usava também como backup de alguns documentos pessoais.
A marca Kingston é focada pelas máfias do pendrive falso, é uma marca que vende fácil.
Tanto que a Kingston coloca algumas coisinhas que dificulta a falsificação, como marcas d’água.
Meu amigo, não tem jeito, vou ver de comprar outro pendrive
Me indica um bom cm pelo menos 64Gb, pois fora o Kingston e o Scandisk nunca tive de outras marcas…
Um ssd normal com cabo adaptador é bem mais flexível, por exemplo você pode ter vários SSDs e usar o mesmo cabo, hd externo se for aqueles grandes precisam de fonte externa de energia o ssd não precisa.