PenDrive somente leitura! (já tentei de tudo)

Buenas :maté:

Estou com um problema em formatar o pendrive, pois quando salvei uns arquivos e pdfs era no antigo note com o Linux 21 Xfce, dai agora com o note novo e com o Linux 22, já tentei de tudo no terminal e com uns programinhas pra formatação, mas que não tive sucesso.

Alguém teria uma ideia de como consigo formatar esse “demônho”? :sweat_smile:

2 curtidas

Como está fazendo atualmente?

Bem, deixe-me antecipar com uma provável solução: use o Gparted. Exclua as partições e recrie-as

1 curtida

Já tentei o Gparted também, mas quando tento formatar ele não cancela.

1 curtida

A memória Flash(memória do pendrive) tem um limite de ciclos de gravação e exclusão que quando esse limite é atingido a memória Flash atinge o seu fim de vida util, o firmware para que vc possa fazer backup do conteúdo gravado ele apenas permite a leitura das células de memória, ou seja o pendrive fica como somente leitura.
Se tiver chegado ao fim da vide útil não a nada que vc possa fazer, viro lixo, copie tudo para outro pendrive e jogue este fora.
E pode ser que um ou outro arquivo vc não consiga copiar que são justamente os arquivos onde foi dado badblock.

Isso acontece porque a memória Flash é feita com transistores, e esses transistores abrem e fecha a passagem de energia, e quando esta passando energia significa que o bit é 1 e quando esta interrompida a passagem de energia significa bit 0, o abrir e fechar da passagem de energia no transistores é finita, a um limite de quantas vezes ele pode abrir e fechar, e quando ele atinge esse limite ele congela na sua ultima posição não podendo mais alterar o bit para 0 ou para 1. É assim que a memória Flash morre.

Já joguei alguns pendrives fora na minha vida por causa de fim de vida útil, eu estava usando como Swap.

Não esqueça de destruir o chip de memória do pendrive ou alguém pode tentar recuperar os dados gravados sigilosos no chip de memória. E não adianta molhar, a memória Flash é resistente a agua.

2 curtidas

respeitosamente, sem desmerecer seu pendrive, você pode garantir a “qualidade” do mesmo? vc poderia comparar com um “de marca comprovada”. já aconteceu comigo, comprando pendrive xingling na shopee (nada contra ela) e depois numa loja de departamento famosa, que quase faliu no ano passado.

o primeiro não ia nem a pau. o segundo, de “marca”, uso normalmente até hoje…

2 curtidas

Amigo tenta esses comandos com muito cuidado por serem altamente destrutivos, se escolher o disco errado ja era, isso vai apagar tudo no pendrive então faz backup antes.
Troque o X pelo seu id do seu pendrive
Para identificar o seu pendrive:

lsblk -p -no name,size,MODEL,VENDOR,TRAN | grep "usb"

Para desmontar todas partições:

sudo umount /dev/sdX*

Para apagar o sistemea de arquivos:

sudo wipefs -af /dev/sdX

Para formatar:

sudo sgdisk -e /dev/sdX --new=0:0: -t 0:8300 && partprobe
sudo mkfs.ext4 -F /dev/sdX1

Se isso não funcionar pode ser que seu pendrive ja era mesmo.

3 curtidas

Se nada funciona é problema físico, viro lixo, dizem que tudo é possível consertar, mas acredite, não vale a pena, porque teria que desenvolver uma nova tecnologia de troca física de nano transistores, se é que isso é possível.

2 curtidas

Pois é, estou achando que perdi mesmo, agora o pendrive Kingston era novo, usei umas 10 vezes pra por música e rodar no som do carro e usava também como backup de alguns documentos pessoais.

1 curtida

O pendrive tem tolerância de uns 6 meses ou 3 meses de Swap, então ele deve ser falsificado.

Capaz, só compro coisa de “marca”, como dizemos no RS :joy:
Sou fã da marca Kingston há muitos anos e nunca tive problemas.

1 curtida

Não duvido dessa possibilidade, mas comprei na Amazon e veio com a embalagem original.

1 curtida

A marca Kingston é focada pelas máfias do pendrive falso, é uma marca que vende fácil.
Tanto que a Kingston coloca algumas coisinhas que dificulta a falsificação, como marcas d’água.

Caraio, não sabia!

1 curtida

Pega a embalagem e pesquisa na internet como identificar se pendrive da Kingston é original, vê como está a marca d’água se tiver.

1 curtida

Já faz uns 2 meses, pinchei fora a embalagem

1 curtida

Meu amigo, não tem jeito, vou ver de comprar outro pendrive :sweat_smile:
Me indica um bom cm pelo menos 64Gb, pois fora o Kingston e o Scandisk nunca tive de outras marcas…

1 curtida

Compra um ssd sata 3 e um cabo como esse.
Sata3 para usb3.0

Será melhor pendrive que você já teve

Também tem adaptadores de nvme para USB mas esses nunca usei.

2 curtidas

Tu acha que um ssd sata é melhor do que um HD externo?
Só por dúvida mesmo, pois o valor está o mesmo nos 500Gb

1 curtida

Um ssd normal com cabo adaptador é bem mais flexível, por exemplo você pode ter vários SSDs e usar o mesmo cabo, hd externo se for aqueles grandes precisam de fonte externa de energia o ssd não precisa.

2 curtidas

abra o gerenciador de arquivos do mint como root, via termial, e veja se acessa o pendrive para gravação com root.

1 curtida