Já tentei inclusive com o Thunar, mas ele não deixa.
Ou case, eu compro sempre case USB, é muito bom, vou mostrar o que é:
https://www.amazon.com.br/Case-transparente-original-transmissão-6gbps/dp/B07K2F1B2S
23 reais mais o SSD vai uns 400 reais 1TB e a velocidade é muito maior que o pendrive, chega a humilhar o coitado.
Faz diferença não, é tudo SSD, mas eu tenho comprado case porque se eu quiser usar interno um dia é só remover o case que vira um SSD desktop.
Existe falsificação de SSD também, é uma máfia essas falsificações, tomo conta do mercado, vc pode ter uma compra de maior confiança na loja local da sua cidade.
neste link tem um relato do que ocorreu com outra unidade usb igual a sua. num determinado momento, o usuário escreveu:
“Eu entrei em contato com a SanDisk, e eles disseram que aconteceu “a morte”, a unidade flash detectou uma falha potencial e se tornou protegida por gravação para evitar a perda de dados. Não há nenhum método para corrigir isso. Eles ofereceram-se para substituí-lo, se eu enviá-lo para eles à minha própria despesa. Eles estão, como se vê, cientes deste problema. Eu, no entanto, optei por mudar para o disco em outra empresa.”
Tive um problema semelhante recentemente e, ia jogar o pendrive fora. Nada conseguia mudar as características dele.
Incrivelmente, uma gambiarra resolveu, no meu caso, que foi montar e desmontar o pendrive com o Ventoy e formatar depois.
Perdi tudo, mas já tinha cópia dos arquivos.
Espero que ajude.
Já tentei também, mas quando vi que não conseguia mais resolver sozinho vim aqui pedir ajuda.
Agora já fiz o “velório” do Kingston e já estou migrando pra um ssd
Que seja feita a despedida, então hahaha
Vou até caprichar na mateada de amanhã em homenagem ao saudoso kkkkkk
Eu to te falando, SSD na USB 3.0 é outro nível, vc vai se sentir na nuvem com a fluidez. Nunca mais vai querer saber de pendrive, pendrive só presta se for carregar no bolso, se for ficar em casa não presta.
Esse aqui parece ser um bom custo-benefício
A velocidade máxima da USB3.0 com variação para menos é de 500MB/s, SSD com mais que isso vai ter desenho reduzido para a velocidade da USB do seu computador ou do case.
Mas pode usar mais rápido que a USB sim, só será reduzido o desempenho.
Já existe a USB4.0 mas provavelmente a sua maquina não tem essa USB4.0.
USB3.2 tem desempenho superior que a USB3.0 mas ai tem que ver se a sua USB do computador é 3.2 se não for a velocidade vai ser reduzida para a da 3.0 que é 500MB/s.
Se sua USB do computador for 2.0 o limite da banda é de 60MB/s, isso é maquina de + de 10 anos atrás.
A USB3.0 são as USB de cor azul, tem maquina que não tem todas as portas USB3.0, para ter a velocidade de 500MB/s ou o limite do seu SSD, vc precisa plugar na USB3.0 ou superior.
O usb desse meu note comprado em 2024
info: hi-speed hub with single TT ports: 12 rev: 2.0 speed: 480 Mb/s
Isso dai é o hub, não é a USB do notebook.
Digita:
lsusb.
hub é isso aqui:
Esta vendo, ele transforma 1 USB em varias.
Entendi agora
Para ver se sua maquina tem USB3.0 vc pode olhar com o programa hardinfo: apt install hardinfo
Ai vc abre ele e vai em “device” e então em “usb devices” e ai vai aparecer informações de todas as suas USB incluindo o hub.
Sim, bem interessante essa programinha.
Saiu: Usb 3.0 root hub
Misc usb version 3.10
Isso aqui é o hub.
O de baixo eu não sei o que é, se vc desplugar tudo das USB vc vai ter o resultado somente das USB do computador, fica mais fácil decifrar.
Se a de baixo for a USB do seu computador então essa ai é 3.1.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.