Pen drive bootavel travando antes de entrar no Live CD

Olá pessoa sou novo na área, e estou com um problema no meu notebook, quando vou dar boot no pen driver para fazer a instalação do Linux Mint, ele trava no logo do sistema e não sai, também tentei com o Ubuntu e ocorre a mesma coisa, meu notebook é um Acer com o Ryzen 7 12GB RAM 512GB SSD RX Vega 10, será que alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Desde já agradeço a ajuda.
Eu desativei o secure boot na BIOS, atualizei para a última versão disponível, tentei dar boot no pen drive em outra máquina e consegui sem problemas.

Boas vindas ao fórum!
Tu tá tentando instalar como UEFI ou Legacy?

Man, eu não achei uma opção para alterar o padrão então estou usando o UEFI.

Hmm, saberia informar qual o modelo do seu laptop para eu e os colegas do fórum possamos realizar pesquisas mais a fundo se é algum problema conhecido mundo a fora também?

Sei sim, Acer Aspire 3 A315-23G-R4ZS.

Procurei em uns fóruns gringos e não encontrei nenhum relato a respeito de problemas similares com este notebook. Você já tentou instalar o Pop!_OS? Geralmente a System76 faz uma mágica com a distro que impressiona :sweat_smile:
Você usou qual programa para criar o pendrive bootável? Tente usar o Balena Ecther ou o Yumi. Se o Pop também não funcionar, testa alguma distribuição que não seja baseada no Ubuntu, como o Manjaro, Fedora (spins ou não) ou o Regata OS.

Eu estava fazendo com o Yumi depois tentei com o Rufus, eu tentei com o manjaro e hoje com o fedora foi quando decidi pedir ajuda desculpa esqueci de mencionar, e o único que ainda abriu o instalador é o debian mas também trava não deixando avançar nem do primeiro passo.

Vc usa nvme?

Tente adicionar o parâmetro na linha do kernel no grub e depois adicione no grub no arquivo /etc/default/grub

nvme_core.default_ps_max_latency_us=0

depois tecle a tecla f10

Você diz quando o pen drive abre para escolher se quer instalar o sistema ?

Para ambos.

No pen drive é só no grub