Manjaro trava ao tentar instalar o sistema (Boot do pendrive não avança)

Olá @easn :wave:t2:

Analise este detalhe que o @almijr disse do modo UEFI e se caso não der certo, quando o sistema ficar travado pressione control+alt+f3 para ver se vai ao tty, terminal, então você irá fazer o seguinte:

sudo nano /etc/default/grub

Então você irá procurar a linha abaixo e acrescentar o “acpi_backlight=vendor” ficando igual esta abaixo:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_backlight=vendor"

Edited: Esqueci de um detalhe, perdão. Depois que você adicionar a linha e salvar com o contro+o e control+x para sair você vai digitar sudo update-grub dai sim reinicializar.edited/
:pray:t2:

1 curtida

Obrigado, @almijr. Já fiz isso sim e nada

Obrigado pela dica @RuKsu tentei aqui, mas o Control + alt + f3 não vai ao terminal :confused:

1 curtida

Como o problema é na instalação e você já testou outras distros, então 2 detalhes que me vem a mente.

1 - Dá uma olhada no BIOS e procura por alguma opção do tipo ACPI. Se achar altera os modos para testar; Se tiver alguma opção do tipo Secure Boot, desativa também;
2 - Faz o download de uma distro LTS, por exemplo, o Ubuntu 20.04 e usa o Etcher da Balena para criar o pen drive bootavel.

1 curtida

Beleza, vou tentar essas dicas. Depois volto pra falar se deu certo. Muito obrigado @RuKsu

1 curtida

O @RuKsu está quase certo no procedimento.

Ao aceesar a tela de boot do manjaro

boot with open drivers

tecle a tecla e

e veja se tem a opção acpi_backlight=vendor

caso não tenha adicione e tecle a tecla F10

contudo o problema é outro

adicione

nvme_core.default_ps_max_latency_us=0
1 curtida

tente instalar o arch com endeavouros

pode ser um outro caminho

2 curtidas

Isso é para eu aprender! :sweat_smile: Sai pesquisando a 2nd imagem e não vi que dava para acessar as opções do bootloader pela primeira imagem! Mais uma que aprendi, prestar mais atenção :joy: :innocent:

Uma dúvida: como ele adiciona essas linhas?

2 curtidas

Ao aceesar a tela de boot do manjaro

boot with open drivers

é na linha do kernel do grub

tecle a tecla e

adicione na linha do kernel linux a opção

nvme_core.default_ps_max_latency_us=0

depois tecle a tecla F10

Caso tenha já acesso

na linha do kernel em
/etc/default/grub

e depois

grub-mkconfig -o /boot/grub/grub.cfg

consertando de 14000 para 0

https://wiki.archlinux.org/index.php/Solid_state_drive/NVMe#Troubleshooting

3 curtidas

Quando aperto E na tela de boot do manjaro
boot with open drivers aparece essa tela. Digitei esses comandos que você disse ai onde está o cursor e mesmo assim não alterou nada. digitei no lugar certo?
valeu pela ajuda!

1 curtida

Tem que digitar em setparams

Pode ser depois do quiet

E informe o que acontece

1 curtida

Essa dica sua funcionou, o erro parou, só que agora está travando na parte das configurações, na maioria das tentativas trava teclado, mouse já na configuração de idioma, o que pode ser esse outro erro?
Obrigado pela ajuda com o primeiro erro.

Execute

smartctl -a /dev/nvme0

E veja o máximo de valor

Então coloca no parâmetro…

Veja se funciona sem travar

Neste link explica o procedimento

Outro procedimento

Também é adicionar o parâmetro

acpi_backlight=vendor

No setparams

1 curtida

:wave:t2:@easn Fico muito feliz e agradecido que minha sugestão fez parte da solução até uma certa parte.
Mas acredito que o mais justo seria para o @swatquest. Ele me ajudou corrigindo uma omissão de informação que te passei e ele tem te ajudado mais. :smile:
Acredito que seria legal e mais justo, o swatquest fazer um mini resumo deste detalhe que resolveu o problema do boot e então você marcar ela como solução, afim de se tiver próximos usuários com o mesmo problema, facilitar a visualização da solução.

Fico feliz e agradecido em fazer parte da solução e juntos somos os melhores!

:pray:t2:

1 curtida

Esse: smartctl -a /dev/nvme0 eu executo aonde ?

Eu que agradeço a ajuda de vocês, vou marcar a solução do @swatquest mesmo, acabei me confundindo.

1 curtida

Terminal

Execute depois de iniciar no terminal

Ai ta um problema, não estou tendo acesso ao terminal

Inicia o sistema?

Teclando

Ctrl +F2

Tem acesso?

Vc conseguiu instalar o sistema?

Tenho que entender o que está acontecendo