Comprei recentemente um notebook Acer Aspire A315-23g (não tem um mês que chegou) e naturalmente ele veio com Windows 10. Resolvi formatar para continuar usando o Manjaro GNOME, mas por alguma razão o boot do pendrive não avança depois que escolho o modo de formatação (tentei usando drivers open source e proprietário, os dois me dão o mesmo problema).
Depois que chega aí ele não reseta nem com ctrl alt del, ele simplesmente para. Alguém aqui sabe o que pode ser? Já passou por isso? Tentei uma outra ISO, baixei também uma ISO do Pop OS e dá o mesmo erro.
Analise este detalhe que o @almijr disse do modo UEFI e se caso não der certo, quando o sistema ficar travado pressione control+alt+f3 para ver se vai ao tty, terminal, então você irá fazer o seguinte:
sudo nano /etc/default/grub
Então você irá procurar a linha abaixo e acrescentar o “acpi_backlight=vendor” ficando igual esta abaixo:
Edited: Esqueci de um detalhe, perdão. Depois que você adicionar a linha e salvar com o contro+o e control+x para sair você vai digitar sudo update-grub dai sim reinicializar.edited/
Como o problema é na instalação e você já testou outras distros, então 2 detalhes que me vem a mente.
1 - Dá uma olhada no BIOS e procura por alguma opção do tipo ACPI. Se achar altera os modos para testar; Se tiver alguma opção do tipo Secure Boot, desativa também;
2 - Faz o download de uma distro LTS, por exemplo, o Ubuntu 20.04 e usa o Etcher da Balena para criar o pen drive bootavel.
Isso é para eu aprender! Sai pesquisando a 2nd imagem e não vi que dava para acessar as opções do bootloader pela primeira imagem! Mais uma que aprendi, prestar mais atenção
Quando aperto E na tela de boot do manjaro
boot with open drivers aparece essa tela. Digitei esses comandos que você disse ai onde está o cursor e mesmo assim não alterou nada. digitei no lugar certo?
valeu pela ajuda!
Essa dica sua funcionou, o erro parou, só que agora está travando na parte das configurações, na maioria das tentativas trava teclado, mouse já na configuração de idioma, o que pode ser esse outro erro?
Obrigado pela ajuda com o primeiro erro.
@easn Fico muito feliz e agradecido que minha sugestão fez parte da solução até uma certa parte.
Mas acredito que o mais justo seria para o @swatquest. Ele me ajudou corrigindo uma omissão de informação que te passei e ele tem te ajudado mais.
Acredito que seria legal e mais justo, o swatquest fazer um mini resumo deste detalhe que resolveu o problema do boot e então você marcar ela como solução, afim de se tiver próximos usuários com o mesmo problema, facilitar a visualização da solução.
Fico feliz e agradecido em fazer parte da solução e juntos somos os melhores!