Pc parou de dar imagem depois de ativar o security boot e desativar o quiet boot

Galera ia formatar o PC e por algum motivo o pendrive n aparecia na listagem para alterar no boot, então reiniciei algumas vezes tirando e colocando o pendrive e nada. Ativei o security boot e depois disso o computador parou de exibir imagem. O PC ligava e não dava imagem.

Tentei reset de cmos ( tirando a bateria e deixando por uns 5 minutos fora e tambem sem estar ligado na energia ) e nada.

Removi alguns pentes de memoria e nada.

Ai liguei um mic para ver os beeps, mas n consegui decifrar os beeps e que problema seria.

Se alguem puder me ajudar com alguma luz do que pode ter ocorrido ou o que os beeps significam eu agradeceria imensamente.

Video dos beeps:

Parece beep de memória.

Só tem que ver se vc não limpou sem querer a bios.

A bios chega a aparecer?

Recomendo deixar sem memória para ver se o beep é mesmo e depois coloque apenas uma, um slot de cada vez para ver se pode ser erro de slot

Já testei sem as memórias e ainds continua o beep, apenas quando coloquei um unico pente em um slot aleatorio que foi o segundo vindo do conector do cabo da fonte que ele n bipou mas tbm gerou imagem.

E como saber se eu limpei a bios? E tem como colococar novamente? Pois n aparece nada na tela o monitor so fica piscando o led

Bom dia

Pelo vídeo parece que vc esqueceu de colocar o cooler.

O beep pode ser por causa disso.

Ou vc colocou o cooler ?

Sem isso a máquina não liga.

Isso é uma proteção para o processador não queimar

Bom dia

O cooler estava fora, mas estava ligado na placa mãe, nessa hora tirei apenas para ver se ele estava esquentando enpara tirar alguns modulos de memória, pois o air cooler é daqueles gigante e eu nao consigo acessar as memorias com ele.

Mas mesmo com ele em cima do processador ainda mantém os mesmos beeps

Qual foi o seu procedimento para resetar a bios?

Retirei a bateria da placa mãe e o cabo de energia ds fonte e deixei uns 5 a 10 minutos assim e voltei a recolocar e nada adiantou.

Na placa mãe n tem nada relacionado a CMOS mas possui um JBAT1 que pelo que eu pesquisei tem a mesma função.

Entao fiz o procedimento para resetar, que é dando o contato entre dois pinos para resetar o CMOS.

Processando: 20210807_091624~2.jpg…

Em uma primeira tentativa com a memoria disposta da forma que esta na imagem abaixo, ele ficou apitando continuamente.

E seguindo a tabela a seguir que é para placas American MegaTrends:

AMI BIOS

1 Beep: DRAM refresh failure

2 Beeps: Parity circuit failure

3 Beeps: Base 64K RAM failure

4 Beeps: System timer failure

5 Beeps: Processor failure

6 Beeps: Keyboard controller / gate A20 failure

7 Beeps: Virtual mode exception error

8 Beeps: Display memory read/write failure

9 Beeps: ROM BIOS checksum failure

10 Beeps: CMOS shutdown register read/write error

11 Beeps: Cache memory error

Continuous Beeping: Memory or video problem

Beeps continuos é problema na memória ou placa de vídeo.

Porém troquei a memória de lugar e voltei para a posição 1 e parou os beeps continuos, porem os outros beeps voltaram.

Eu não estou conseguindo contar a quantidade de beeps dados, estou na duvida entre 8 a 10.

E pela tabela giram em torno da memoria, ROM e CMOS.

Pelo que andei pesquisando e pelos resultados, ta com cara de ser BIOS danificada ou placa mãe tendo problema com algum componente nela.

Resumindo a placa mãe deve ter ido de ralo.

Porque foi uma simples mudança, mudança essa que eu já havia feito outras vezes e não tinha dado esse problema.

Já tentei tudo que consegui achar e tudo que estava ao meu alcance, outras soluçoes requerem nivel mais tecnicos e ferramentas especializadas tal como componentes para troca ( Bios )

Vou ter que adquirir outra placa mãe.

Obrigado @swatquest pela ajuda e dispor seu tempo para me ajudar.

Sobre o reset, vc ligou o pc sem o jumper ou com ele modificado?

Se sim, é a bios.

Tem como reverter?
Sim, mas acho trabalhoso é dependendo da placa é pc não vale a pena.

Aqui mo fórum tem tópicos sobre isso.

Por padrão a placa não tem os jumpers, eu tive que fszer o contato usando uma chave, e eu liguei o conjunto fazendo o contato e ainda continuou apresentando a mesma quantidade de beeps.

Nos sites que vi dizia se for a bios da para fazer mas da muito trabalho e ainda mais essa placa que nem acho o site dela para baixar uma nova bios.

Vou adquiri outra placa com mesmo soquetes e que suporte as mesmas memorias para reaproveitar o restante do kit.

Acho que valeria a pena levar pra manutenção, caso seja o caso de regravar a BIOS. Ou mesmo tentar um rolo numa loja que lide com peças usadas, dando a placa como parte de pagamento - não custa tentar

Problema dessa placa que ela é desconhecida, atermiter, n tem nem site apenas venda direta no aliexpress.

Vou tentar entrar em contato com o cara que me vendeu e procurar saber se eles teriam o arquivo da bios para me enviar e eu tentar ver uma forma de regravar ela.

Pois na internet ensina meuos de reescrever ela com disket/pendrive forçando sua inicialização, seria um meio, irei procurar sobre isso depois

1 curtida

Vi em uns sites gringos dizendo que se eu ativar o security boot e minha placa de video não suportar UEFI iela pode não iniciar.

Procede essa informação?

Não inicia, mas aparece o boot ou bios para acessar sem a parte do apitar

Pelo vídeo são 5 bipes. Teste outro processador antes de comprar outra placa. Uma vez eu queimei um Atlhon por ligar a o computador sem colocar o cooler no processador…

sim é isso mesmo, tem placa de vídeo antiga que só tem suporte para bios ou como fala modo legado, para tirar a duvida qual é o modelo da placa de vídeo ?

Vou levar na assistencia do meu primo e vê se ele tem alguma placa compativel com essa plataforma para fazer algum teste para eu não comprar as cegas.

Mas ainda não acredito que apenas de ter habilitado o security boot possa ter ocasionado a queima de algum componente da placa ou até mesmo do processador, se aconteceu isso mesmo eu vou ficar ate com medo de mexer na bio das proximas vezes kkkkk

Minha VGA é uma GTX 550 Ti, pelo que vi na net aparentemente ela não tem, porque alguns fóruns lá fora tem tutoriais de como dar flash em uma modificaçao que faz ele ser reconhecida como UEFI.

é isso ai mesmo, suporte a uefi começa pela arquitetura Kepler (serie gtx 600), o que você pode fazer é reverte as configuração retirando a bateria da bios, se tudo tiver certo ele vai voltar a ligar e você pode baixar o gpu-z para ver se ele tem suporte a uefi

Pior que eu ja fiz isso.

Mas por default o modo UEFI ja deve ser ativo. Por esse motivo que eu n conswgui voltar ao normal, bou levar na assistencia para saber ao certo se tem jeito e se n tiver aonde que é o problema para comprar o componente certo

Mas foi um Athlon antigo? Pois em componentes atuais a proteção térmica deveria entrar em ação e desligar a máquina.

Provavelmente se trata de um reset para parâmetros de fábrica ou de uma falha de gravação. Queimar algo ao salvar uma configuração dessas eu diria que é quase impossível (só não digo impossível porque nada na Informática é exato).

Como vocês levantaram essa questão da placa de vídeo, uma ótima primeira opção de testes seria essa: testar com outra, mais atual. Assim, pode ser possível acessar a BIOS e colocar em modo Legacy, caso seja esse o problema. Aí, ao voltar sua GTX 550Ti, vai funcionar.

Com essas placas-mãe chinesas é complicado… No canal da GeTech - uma das maiores assistências especializadas nesse tipo de reparo - o Getúlio sempre diz que essas placas raramente dão conserto e já parou de aceitar serviços para tentar consertá-las. É um preço a se pagar ao comprar algo assim: as assistências tendem a considerá-las descartáveis.

Minha placa-mãe já ficou com a BIOS corrompida após salvar quando eu estava regulando um overclock. Não é uma placa de entrada - trata-se de uma Gigabyte GA-Z87-D3HP - e o overclock não foi agressivo. Clear CMOS não adiantou e o sistema de dual BIOS não entrou em ação. É difícil acontecer, mas acontece. Levei na Clínica do Micro, aqui em BH, e conseguiram regravar. Não foi barato, mas ao menos resolveu. Em placas de marcas conhecidas, esse tipo de reparo não é incomum.

2 curtidas