Ola. Tudo bem? Eu tenho um PC de Mesa. Ele é WorldPC. Eu testei o Fedora 40 e Mint 22. Notei que ele encontra a saída de som de trás do gabinete, mas a frontal não. Alguma sugestão? Eu agradeço. Abraços.
olha, dificilmente vai ser culpa do linux, ou os cabos não estão conectados na placa mãe, ou a entrada esta com problema
Esse tipo de entrada da problema muito facil
Olá! Obrigado por responder. Eu uso o Linux Mint 22 numa partição e em outra eu deixei o Linux Mint 21, lá no 21, eu consigo acessar normalmente as saídas de som frontal e traseira do gabinete. É algum erro do Linux de detectar. Eu acho, mas sou iniciante. Grato.
Boa noite rapaz, você já tentou usar o alsamixer no terminal e configurar por lá as saídas frontais ?
Isso não é erro mas sim configuração.
Nota: Sistema novo requer novas configurações.
Olá! Obrigado por responder. Como acesso o alsamixer e configuro? É tranquilo? Grato.
Olá! Meu nobre. Eu vi que o Mint 22, ele usa um tal de pipewire. Sabe de um tutorial para configurar o alsa? Obrigado. Abs.
Olá! Tudo bem? Ao dar o comando de alsamixer no terminal, ele aparece esta tela abaixo. O que acha? Grato.
Na aba direita superior tecle “F6: Seleciona placa de som” e veja o que aparece.
Aqui está o link para instalar o pulseaudio e resolver completamente o seu problema.
Olá! Tudo bem? Mando print da tecla F6. Grato.
Rapaz, é o seguinte.
No link acima que te enviei você irá instalar o pulseaudio e remover o pipewire e resolver seu problema de vez. Eu tenho esses dois sistemas aqui na minha máquina em .iso guardados, só que instalados tenho o LM 21.2 e o peppermintOS.
NOTA: Um conselho de amigo e irmão, o LM 21.2/3 estão com suporte de até 2026, até lá não recomendo que use essas novas versões pois os próprios desenvolvedores e usuários já relataram bugs e incompatibilidades pois até lá já corrigiram esses bugs.
Olá! Meu nobre. Obrigado por responder. Seu conselho é válido. Tentarei usar o tutorial e qualquer coisa, eu posto aqui o resultado. Eu fiz backup, pois sabe-se lá. O Linux Mint tem um fórum oficial, mas não se obtém ajuda com facilidade. Fique com Deus! Abraços!
Olá! Meu nobre. Tudo bem? Segui seu tutorial. O que acontece, não afetou o som que já tinha e não ativou o fone da parte da frente do gabinete. Tentei usar o pavucontrol, mas ficou tudo mudo. Saí e usei o controle nativo da versão. Não saiu som. Eu fui no alsamixer e ative o fone de ouvido. Deu certo! Agora funciona assim, até onde testei e ainda não reiniciei a máquina: eu uso a entrada de fundo para as caixas de som e a frontal para fone. Se conectar o fone, as caixas ficam mudas. Farei mais alguns testes, qualquer coisa eu posto aqui, pois pode alguém precisar de ajuda. Meu muito obrigado! Todavia, eu farei mais testes. Fique na paz. Abraços!
Olá! Tudo bem? Alegria de pobre e praticamente leigo no Linux dura pouco. Brincadeira. Pois é… Fiz mais testes, logo ele não salva a configuração do alsamixer ao reiniciar o PC e a ferramenta de som nativa, ela só sai som se clicar nela e quando quiser ouvir áudio. É o que você falou. A versão é nova e tudo mais. É tarde e quando tiver mais tempo livre, eu pesquiso algum tutorial. Obrigado! Abraços!
Geralmente o conector de som frontal tem um sensor que habilita a saída automaticamente ao conectar o fone. Tem chance de ser um problema de hardware, ou seja, o sensor não funciona. Se for isso só ativando manualmente a saída. Teoricamente deve ter a mesma saída no pavucontrol.
Olá! Obrigado por responder. Não acredito em problema de hardware, mas sim configuração, pois no Mint 21, ele funciona normalmente. Deixarei o tópico aberto, caso alguém opine também. Obrigado! Abs.
Olá! Tudo bem? Meus amados. Eu testei outras versões do Linux: Ubuntu, Fedora e Mint. Eles acham somente som da parte de trás do gabinete em pipewire. Se usar o pulseaudio e alsa, ele precisa ser constatemente ativado manualmente para o som rodar, logo não salva as alterações feitas, todavia o fone frontal do gabinete, ele funciona. Ou seja, não é problema de hardware. Mando print do alsamixer, mas ele não guarda as alterações. O que os senhores acham? Grato.
Boa noite rapaz,
Tem algo errado aí.
Acabei de testar a frontal do meu gabinete(frente) com um fone de ouvido e funcionou perfeitamente, som altíssimo no automático. Aqui meu sistema é o PeppermintOS Bookworm Debian 12 XFCE, tá perfeito demais.
Outra coisa, esse negócio de salvar as configurações por ele mesmo após detecção de fones ou bluetooth não funciona com nenhum sistema, ele só te pede para redirecionar o sinal manualmente, pelo menos em sistemas XFCE é assim.
Olá! Obrigado por responder. Pois é… Eu também achei estranho. Eu estou tentando contato em inglês com a Realtek, Pipewire e outros para dúvidas. Certo? Bom, para todos os efeitos o PC tem som no Mint 22, logo esperarei resposta dos consultados. Eu postei esta dúvida em outros fóruns, mas pouca gente conhece raiz de programação/configuração de linux referente a som e wifi. Obrigado! Fique na paz! Abraços!
Olá! Meu nobre. Tudo bem? Será bom poder ver com os desenvolvedores sobre o problema, pois eu já tive problema de hackers em rede. Sei lá! Um dos exemplos, foi invadirem e-mail pessoal, roubar número de CPF e validar telefone em outro Estado. Fiz BO na época e cancelado os números, eu usava Windows e usava antivírus. Tenso! Outra situação foi invadirem e-mail e apagarem arquivos pessoais, mas… São diversas coisas e acredito que avisei as empresas por ofício, se não falha memória. É muita gente à toa neste mundo. Vamos ver… Dependendo do que conseguir sobre o som, eu posto aqui para ajudar quem está tendo dificuldade. Fique em paz. Abraços!
Boa noite rapaz.
No meu PC só tenho 2 distros linux instaladas que são o LM21.2 e o PeppermintOS.
O 21.2 tem suporte até 2026 igual ao 21.3 exceto o peppermintOS que não há prazo de validade registrada. Pretendo sim atualizar futuramente mas só em 2026 o LM22 ou talvez não, falo isso pois em 2026 eles já lançaram 23/24/25.
O sistema que uso pra tudo nesse momento é o peppermintOS, ele realmente faz de tudo e mais um pouco.
Minha máquina é um AMD DDR3 com o mesmo driver de som que o seu e funciona muito bem. Uso o LM21.2 para steam e o Pmos para emuladores e tudo ao redor.
Veja a minha lista de sistemas que talvez em 2026 já estejam obsoletos exceto o pmos.