PC - Mesa - Como habilitar som no Fedora 40 e Mint 22?

Olá! Meu nobre. Entendi. Pois é… Eu comprei este PC Completo por cerca de 1350 reais. Isso faz 1 ano e meio. Ele veio com Linux Mint 20. Comecei a usar e tudo funcional, logo não instalei Windows 10. O ruim do Windows que a atualização é morosa, na minha opinião de leigo, ele torna computadores obsoletos ao mudar versão rapidamente. É tenso! A maior dificuldade quando atualizei para o LM 21. Ele não achou o Wifi e tive que usar tutorial em inglês, se não falha memória. Eu estou apreciando Linux Mint 22, pois ele é rápido. Atualização rápida. O problema é dificuldade com o som, mas tenho paciência para resolver. Obrigado por sua atenção. Qualquer coisa, eu posto aqui o resultado do som. Fique em paz. Abraços!

Boa noite rapaz,
Vamos recapitular!!
Você testou o F40 e o Mint22, resultado, o som não foi detectável pela frontal do gabinete mas ainda sim o som funciona, beleza.

O mint22 é lançamento, bugs podem acontecer (normal), é só uma questão de tempo para corrigir.

Você tem 2 alternativas definitivas:
1° Você volta para o mint21 que antes estava funcionando bem e resolver seu problema;
2° Esse pode resolver o problema de qualquer um sem se preocupar mas…
taí a solução…

Peço desculpas rapaz mas aqui em casa eu tenho equipamento de som preparado para qualquer ocasião.
Com isso você pode esquecer definitivamente a frontal do gabinete, essa mesa não precisa de um equipamento profissional, você pode ligar no pc e usar conforme sua necessidade.

Olá! Exatamente! Obrigado por sua dica, mas a grana anda curta. Parece ser bom o equipamento de som. Eu tentarei contatar os desenvolvedores do Pipewire, Realtek, etc. Vamos ver… Valeu. Abraços!

Olá! Complicado. Estou tentando buscar ajuda e aguardo respostas de e-mails. Segue as especificações do áudio:

Audio:
  Device-1: Intel 6 Series/C200 Series Family High Definition Audio driver: snd_hda_intel v: kernel
    bus-ID: 00:1b.0 chip-ID: 8086:1c20
  API: ALSA v: k6.8.0-41-generic status: kernel-api
  Server-1: PipeWire v: 1.0.5 status: active with: 1: pipewire-pulse status: active
    2: wireplumber status: active 3: pipewire-alsa type: plugin

Ainda bem que tem audio, logo o problema é som frontal do gabinete. Grato.

Você me surpreende viu rapaz,
Essas versões das distros que você usa deve valer muito a pena pra você tentar resolver seu problema, gosto disso apesar que defendo com unhas e dentes o meu PeppermintOS xfce que para mim é o patrão do LM.

2° chance: Porquê não usa um cabo X ?
O cabo X de 1/2 metro é um tipo extensor que liga o conector verde e vermelho da placa-mãe e aí você tem meio metro da cabo que fica na frente do gabinete.

D_Q_NP_712239-MLU70065125461_062023-O
Esse último pode ser dois cabos de meio metro.

Um tiro no escuro
Ao rodar o comando abaixo o áudio do painel frontal funciona?

hda-verb /dev/snd/hwC1D0 0x21 SET_EAPD_BTLENABLE 0x2

Caso de hda-verb comando não encontrado instale o pacote alsa-tools

apt-get install alsa-tools

https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?p=2162842#p2162842
https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?id=275507

Olá! Meu nobre. Tudo bem com você? Espero que sim. É a persistência para o LM 22 chegar a perfeição. Brincadeira. Obrigado por sua sugestão. Esse cabo que você sugeriu, pode dar a especificação completa para eu pesquisar preço? Eu tentei achar, mas aparece diversas coisas. Grato.

Esses cabos você encontra em lojas de equipamentos de som, eletrônica ou casa de instrumentos musicais. O mais baratinho que tem qualidade razoável é o da marca MXT
Sobre o preço deve ser uns 15 a 20 peppermint(reais)

Olá! Tudo bem? Obrigado por responder. Eu usei o hda-verb, mas o terminal dá como comando não encontrado. Se eu instalar o alsa-tools, ele dá conflito com pipewire e pulseaudio? É receio, pois tentei algo e o sistema de áudio ficou todo desconfigurado e fui obrigado a reinstalar o LM 22. Grato.