Pasta sistema de arquivos quase cheia no linux mint 20.3, como realizar a limpeza?

Boa tarde friends, paz e bem!

Tenho dois HDs no meu pc, um SSD de 120 gigas, onde está o sistema e inclusive a pasta home e um HD convecional de 01 Tb, onde estão meus arquivos pessoais.
Hoje meu pc deu um erro de não abrir nenhum arquivo das planinhas do libreoffice, com os dizeres que o arquivo está corrompido. Fui ao gerenciador de apps, desinstalei o libreoffice, para reinstalá-lo. A nova instalação não foi realizada devido a mensagem de que não foi possível porque não há armazenamento de disco. Reiniciei e depois desliguei a máquina, e não tive êxito: não passei da tela do login … apesar de digitar a senha corretamente, ficava no círculo de sempre estar na tela de login.
Na tela do login dei o comando Ctrl + Alt + F2 e abri a tela de texto, digitei o login e a senha e retornei à tela do login (comando Ctrl + Alt + F7), digitei a senha e consegui acessar novamente.
Li algo posteriormente que o Linux pode apresentar quando está com a pasta de arquivos muito cheia.
Fui consultar a pasta Sistema de Arquivos e tive este resultado:
image
Depois no terminal dei o comando baobab, para consultar os dispositivos diz que tem 1,5 GB disponível de 29,3 do total, apesar de ter excluídos alguns arquivos na ordem de quase 06 GB.
Como proceder?
Obs: Na tentativa de capturar tela para colar aqui ou no arquivo de texto tenho a seguinte mensagem de erro:
"Erro fatal no arquivo de imagem PNG: Write Error.

O que devo fazer?

1 curtida

Agora o sistema apresenta vários erros:

• Não consigo abrir arquivos do Libreoffice;
  • Não permite copiar para área de transferência;
  • Nâo consegui baixar o Stacer e o Bleachbeit, tenho a mensagem de erro "falha ao baixar arquivos dos pacotes - verificar a sua conexão com a internet.

Comando para limpar o cache do apt:

sudo apt-get clean

Para verificar qual o tamanho da pasta cache, basta usar o comando abaixo:

sudo du -sh /var/cache/apt/archives/

Ao digitar o aparenta nada acontecer. Não nenhum sinal de que processou, bem como o segundo comando “sudo du -sh /var/cache/apt/archives/”.

image

Testei aqui é o caminho é /var/cache/

faz o du com o var/log

Digitei o primeiro comando e o resultado foi 338M /var/cache.

Será que não é muito pouco?

Veja como está particionado meu HD SSD:

Tenho apenas 370 Mib disponíveis para o sistema.
Deixei a maioria para a partição Home.
Ocorre que salvo meus arquivos pessoais no outro HD, que é convecional:

Desculpe a minha falta de esclarecimento e fui eu quem fiz a instalação do Linux Mint 20.3 e não possuo muita experiência. Será que de repente não está muito adequada esta divisão? Qual é a finalidade de ter uma partição raiz e uma home separadas?

A home separada é para manter os arquivos pessoais apos a formatação, vc reescreve o filesystem da raiz e mantêm o da home intacto, mas parece que você não esta fazendo uso deste proposito.
O que eu teria feito era dividir o de 1TB em 2 uma partição de backup e uma para a pasta home e então ter feito a partição raiz ocupando quase todo os 120GB deixando so um restinho para a swap.

E outra coisa, para não ter problema com ataque de ransonware eu manteria as permissão da partição de backup com acesso restrito para todos os usuários, de menos o root porque este não da para negar.
E assim evitaria de executar coisas como root para manter a partição de backup segura pelo sistema de permissão contra ransonware.

1 curtida

Obrigado pela opinião valiosa.
Acredito que estes erros do sistema devam ser em razão da pasta do sistema estar quase toda preenchida.
O que posso fazer para solucionar por ora, sem precisar formatar?
Há como reparticionar, isto é, diminuir tamanho da pasta home para adicionar na do sistema?
Seria válido também, fazer uso de um programa de limpeza, do tipo Bleachbit, para liberar algum espaço?

Obs: Minha distro é o Linux Mint 20.3 Xfce … há alguma que vai se adequar melhor nesta configuração?
Memória do sistema: 14GiB
cpu produto: AMD Ryzen 5 3400G with Radeon Vega Graphics
Este sistema estava num notebook com processador fraco. Como aproveitei o SSD contido nele, simplesmente instalei o hardware sem formatar.

Então, não da para saber se o espaço esta lotado por um erro sistemático do sistema ou se é porque o espaço esta cheio porque ocupo todo o espaço por eventualidade de uso sem erros de software.
Pelo menos não mandando msg em fórum.

Mas se você for formatar a raiz e reinstalar o sistema pode ser que o erro seja corrigido na nova instalação caso seja erro de software.

Além do mais tutoriais escritos a 20 anos de deixar 30GB para a raiz esta desatualizado para os dias de hoje, agora precisa de bem mais armazenamento.
A 20 anos atrás a ISO vinha com 700MB somente, instalava poucas coisas na instalação do sistema.

Mais uma vez muito obrigado!

Desculpe-me a insistência na questão, como sou um usuário iniciante, tenho receio de acabar de quebrar o sistema, por comandar sem saber o que estou fazendo.
Posso realizar a limpeza sugerida pelo Bleachbit sem ter problemas posteriores?
E se há como reparticionar as partições?
Obs: De qualquer maneiro lhe muito agradeço e desculpe-me pela persistência nas questões.

Tem como você fazer o redimensionamento das partições e mover elas para tal, mas isso demora muito tempo e tem que fazer a partir de um LiveUSB porque as partições devem estar desmontadas, e tem o risco de perder os dados, mas você não tem nada pessoal nos 120GB.

Primeiro você teria que diminuir a sda3 e então iria ficar com o espaço livre a direita da sda3 e então você moveria a sda3 para a direita no espaço livre passando o espaço livre para a esquerda da sda3, moveria a swap para a direita e então aumentaria a sda1.

Ok.
Valeu por outra dica preciosa.
É confiável realizar a limpeza sugerida pelo Bleachbit ou programas assemelhados?
E mais uma vez receba o meu muitíssimo obrigado!

Eu não uso ele, mas de vez em quando aparece tópico aqui sobre ele.
Esse software é mais para iniciante que não usa o terminal não que eu seja avançado mas eu pelo menos sei limpar meu sistema manual.

O mais demorado é mover, redimensionar é mais rápido.
Mover 14GB de dados para a direita demora.
Mover a swap é ate desnecessário já que ela não tem nada de importante você pode excluí-la e recriar de novo a direita o que é instantâneo.

Aqui uso o Bleachbit para remover cache e cookies dos navegadores, nunca tive problema.

Nobre, fiz a tentativa de redimensionamento com uma distro baixada no pen driver e consegui acessar as partições desmontadas tanto pelo gparted como outro aplicativo já constante na distro. O problema que o swap fica no meio de ambas … à esquerda a raiz e a direita a home. Há como mover ou excluir o swap?
Não consegui de maneira alguma.

No boot LiveUSB/CD/DVD o kernel Linux procura as swap nos dispositivos e a monta automaticamente, mas é só você clicar para o gparted a desmontar. O botão chama “swapoff”.

Você tem um problema no sistema, formatar redimensionar partições não vai resolver seu problema que teoricamente é com logs e talvez coredumps.

Quanto a utilização de softwares para limpeza prefira o stacer que é mais fácil o bleachbit se mal utilizado vai arrebentar seu sistema.

Dê uma olhada nesses tópicos antes de fazer qualquer outra coisa pois aumentar a partição do sistema só vai aumentar o tamanho do seu problema, depois que o problema for resolvido você pode redimensionar sem preocupação caso ainda queira.

E dependendo do seu caso de uso os 30gb dos tutoriais de 20 anos suprem sim a sua necessidade, a não ser que você vá instalar jogos e instalar trocentas aplicações que provavelmente nunca vai utilizar.

Olá @gigiolinux.

Você reservou aproximadamente 28 GB para a partição raiz (/). Eu acho isso pouco, principalmente se você tiver muitos programas instalados e flatpaks.

Agora que você conseguiu liberar um pouco de espaço, você pode instalar o Stacer e usá-lo para ver se consegue fazer uma limpeza e liberar mais espaço em disco.

De qualquer forma, será necessário aumentar a sua partição /. Será necessário inserir o pendrive de instalação do Linux Mint, dar boot pelo pendrive, e usar o Gparted para diminuir alguns GB da partição/home e expandir a /, usando esses GB que você liberou. Esse processo demora, e lembre-se de fazer backup dos seus arquivos da home.

Porém, creio que a solução mais eficaz seria fazer uma nova instalação, escolhendo o Btrfs como sistema de arquivos, e sem partição separada para o /home. O instalador criará automaticamente os subvolumes para o / e /home. Assim você economizará espaço no seu SSD, pois, além de estar tudo em uma única partição “física”, o sistema de arquivos Btrfs é otimizado para uso em SSDs e para economizar espaço em disco.

Outro benefício que você terá, usando o Btrfs, é a praticidade dos backups instantâneos no Timeshift. E você poderia usar seu HD para guardar arquivos maiores e/ou backups.