Pasta sistema de arquivos quase cheia no linux mint 20.3, como realizar a limpeza?

A 20 anos atrás foi trocado do LiveCD para LiveDVD era iso de -700MB, quando elas instalavam elas descompactavam o conteúdo dos 700MB para 5GB, hoje se você instalar uma distro ela vai descompactar na instalação 25GB na mesma proporção.
Faz as contas quantos gigas vem na ISO do Linux Mint.
Lembra que tem que deixar bastante espaço para a tmp ocupar, como edição de video, que vai uns 5GB de tmp.
A maior parte dos usuários vai instalar mais software que vai mais 5GB.
Quando esta formula foi criada ela contava em sobrar espaço para deixar flexível para o usuário, para abranger a maior parte dos usuários, mas hoje esquece, abrange só o roteador que vem com minimal.

E ainda estamos vivenciando uma mudança nos empacotamento, não se engano os novos pacotes flatpak e snap e appimage vieram para ficar, o que esta sendo proposto agora é qual desses veio para ficar como único no mercado. Que fique definitivo o melhor que o livre mercado decida.

Aqui no Lubuntu sem contar snap, nem log, sem contar opt, nem tmp, e somente as “lib” de var e todo o resto são 30GB.
Uma partição com um sistema inutilizável porque esta lotada não foi considerado para o proposito dos 30GB de 20 anoa atrás porque isso não faz sentido. Hoje também não faz, um sistema deve ser utilizável pelo usuário.

Da para reduzir para 15GB aplicando compressão do btrfs, uma tecnologia que não tem no ext4 e também os usuários não vão saber aplicar isso, eles nem sabem nem o que é compressão quanto mais saber pesquisar isso.

Pode ver que as pessoas falam compactação, e compressão é diferente de compactação, a compactação é o processo de pegar vários arquivos e pastas e armazenar em somente um arquivo.

Nobres usuários do Linux ( @ aguamole, @ xterminator, @ Thiago12, muito obrigado pelo tempo despendido em me ajudar. Fiz a tentativa de redimensionar as partições a partir do sistema no pen driver. Consegui determinar novos tamanhos para as partições, porém, processou com erro e o sistema “quebrou” e precisei instalar novamente. Escolhi o Linux Mint 21.1 (Vera) Xfce.

Uai, então conseguiu solucionar o seu problema.

Sim nobre!

Entendi o que você está falando, mas você generalizou condenando os “tutoriais de 20 anos” eu nunca consegui ultrapassar 12gb na raiz mesmo com ext1/2/3/4, reiserfs,xfs,jfs etc…, com btrfs e compressão minha raiz não passa de 10Gb, os formatos de empacotamento modernos podem ser instalados na $HOME então como eu disse vãi depender do seu caso e como você usa o seu sistema.
Não pegue a base Ubuntu como exemplo pois já é inchada por natureza, você pode ter um cd de 700mb ou um dvd de 4.7gb, o tamanho não importa se você sabe o que está fazendo na época dos cds de 700mb eu tinha um HD que ainda se contava em MB não lembro o tamanho agora porém é para isto que existe a instalação personalizada (mesmo sendo avançada como o arch, fedora, debian ainda possuem dando flexibilidade ao usuário de instalar realmente só o que precisa), enfim como o tópico foi solucionado, porém o problema não foi resolvido eu vim aqui só pracdeixar esse último comentário.

Mesmo no Rawhide que tenho a raiz maior 60GB aonde instalo mais pacotes e geralmente compilo bastante coisa a raiz não chega a 20GB com btrfs e compressão.

Já aconteceu comigo pois quando eu posso eu testo alguns programas em fase de desenvolvimento e muitos coredumps são gerados, se for um programa que fica rodando em segundo plano, isso vai abarrotar de coredumps seu diretório /var em pouquissimo tempo e vai fazer o journal aumentar muito, nos tópicos que eu citei acima isso foi discurido pois existem meios de controlar o tamanho do journal e dos coredumps que serão gerados e fazer uma limpeza, essa limpeza pode ser feita com o stacer, porém ele não estava tendo acesso a isso, mas daria para limpar com uma imagem live ou entrando no modo de recuperação.

Então, se alguém esta procurando um tutorial de particionamento, então a pessoa não vai saber nem o que é compressão para pesquisar e muito menos como aplicar. @xterminator
Não sei se concordo mas o Fabio Akita disse que não compensa aplicar compressão transparente, ele disse que é melhor comprar mais armazenamento porque eles estão muito barato.

1:05:55

Mas no caso do nosso amigo, não importaria o tamanho do armazenamento, quando você tem um problema no sistema quanto maior o armazenamento o seu problema aumenta se for mesmo problemas com logs e coredumps, é igual vazamento de memória, você tem que resolver o problema.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.