Passando a usar o Linux como principal sistema em meu dia a dia

Estava acostumado com o Capcut, e sinceramente mexer com edição de vídeo no Linux está sendo um inferno pra mim, com o Pitivi fechando na minha cara toda hora. E Davinci Resolve e o Kdenlive estouram os limites da tela, ficando bem chato usar eles.

Ao menos consegui me dar melhor com o Shotcut

E acabei descobrindo como retirar o áudio do vídeo e acelerar ele via ffmpeg.

Para retirar o áudio dei um

ffmpeg -i 2024-11-01_09-08-18.mp4 -an -q:v 0 SemAudio.mp4

Provavelmente com o -an -q:v 0 sendo para retirar o áudio do vídeo. E para acelerar o vídeo nessa timelapse dei um

ffmpeg -i SemAudio.mp4 -vf setpts=0.02*PTS -an video-rapido.mp4

Sendo o setpts=0.02*PTS a configuração para acelerar o vídeo.

4 curtidas

Seu notebook tem resolução de 1366x768? Essa resolução complica bastante a vida nos dias de hoje.

Sim, essa mesma resolução. Embora que estou tentando lidar com o Shotcut e acho que estou conseguindo me dar bem com ele.

@rapoelho Fiquei um bom tempo quebrando a cabeça para escrever esse programa em shell, mas esta funcionando, coloca ele no seu menu, ele tem interface gráfica usando o zenity, ele vai fazer o que vc disse na sua pastagem acima.

#!/bin/bash

## Programa feito para acelerar vídeo ou remover o áudio
## dos vídeos usando o programa de linha de comando FFPEG.

## Licença: GNU GPLv3
# https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.pt-br.html

## Versão do Programa
# Versão: 1.00

set -u -e

## Variáveis
PRIMEIRO_AVISO="O framework Zenity para GUI não está instalado ou o programa FFMPEG"
SEGUNDO_AVISO="não esta instalado, ou não foram encontrados em PATH"
AVISO_EXTENSAO="Selecione uma extensão!"

## Funções
#============================================#
# Função para acelerar vídeos
arquivos_acelerar(){
# Variáveis locais
local lista_de_arquivos
local novo_nome

# Cria um array com a lista dos vídeos selecionados
IFS='|' read -r -a lista_de_arquivos <<< "${SELECIONE_ARQUIVO}"

# Definindo o novo nome dos vídeos acelerados
for SELECIONE_ARQUIVO in "${lista_de_arquivos[@]}"
do
    # Define o nome do vídeo sem o sufixo da variável EXTENSAO
    novo_nome="${SELECIONE_ARQUIVO%"$EXTENSAO"}-acl"

# Acelera o vídeo e salva com o novo nome e extensão
    ffmpeg -i "$SELECIONE_ARQUIVO" -vf setpts=0.02*PTS -an "${novo_nome}${EXTENSAO}"
done
}

# Função para retirar áudio
arquivos_audio(){
# Variáveis locais
local lista_de_arquivos
local novo_nome

# Cria um array com a lista dos vídeos selecionados
IFS='|' read -r -a lista_de_arquivos <<< "${SELECIONE_ARQUIVO}"

# Definindo o novo nome dos vídeos sem áudio
for SELECIONE_ARQUIVO in "${lista_de_arquivos[@]}"
do
    # Define o nome do vídeo sem o sufixo da variável EXTENSAO
    novo_nome="${SELECIONE_ARQUIVO%"$EXTENSAO"}-sa"

# Remove o áudio do vídeo e salva com o novo nome e extensão
    ffmpeg -i "${SELECIONE_ARQUIVO}" -an -q:v 0 "${novo_nome}${EXTENSAO}"
done
}

## Main

# Verifica se ffmpeg e zenity esta instalado
if [[ "$(command -v ffmpeg)" && "$(command -v zenity)" ]]
then
    echo "Zenity e FFMPEG instalados!" 1>/dev/null
else
    zenity --error \
    --title="Dependências" \
    --text="${PRIMEIRO_AVISO}${SEGUNDO_AVISO}"
    exit '1'
fi

# Selecionar os arquivos de vídeos
SELECIONE_ARQUIVO="$(zenity --file-selection \
    --multiple)"

# Pergunta qual é a extensão usada nos vídeos
while true
do
    EXTENSAO="$(zenity --forms --text "Qual é a extensão dos arquivos?" \
    --add-combo="Escolha a extensão" \
    --combo-values='.mp4'\|'.avi')"

# Se a variável EXTENSAO for vazia da um aviso e pergunta novamente
    if [[ -z "${EXTENSAO}" ]]
    then
        zenity --error \
        --title="Extensão" \
        --text="${AVISO_EXTENSAO}"
    else
        break
    fi
done

# Pergunta o que fazer com o vídeo, se vai acelerar ou remover o áudio
O_QUE_FAZER="$(zenity --forms --text "Deseja fazer o que com os vídeos?" \
    --add-combo="Escolha acelerar o vídeo ou remover o áudio" \
    --combo-values='Acelerar'\|'Remover')"

case "${O_QUE_FAZER}" in
    Acelerar)
        arquivos_acelerar   # Função para acelerar vídeos
        ;;
    Remover)
        arquivos_audio   # Função para retirar áudio
        ;;
esac
4 curtidas

Opa, gostei desse script. Eu não tinha pensado ainda em fazer algo assim, mas isso pode me ajudar bastante.

Antes acelerava os vídeos no próprio editor de vídeo (para ser mais exato, em 35x), pois era mais fácil fazer isso quando usava o Windows. Já aqui no Linux, achei mais fácil usar o FFMPEG antes de ir pra edição de fato.

E o meu template para esse tipo de edição é bem simples: A vinheta do Canal, a Timelapse em si e por fim o resultado final.

Que canal é esse pó?

É um canal meu do Youtube que atualizo de vez em quando e que onde eu posto alguns desenhos que eu digitalizo.

E inclusive, a Timelapse mais recente que está no canal foi a primeira vez em que usei o Krita para desenho:

E foi a última em que usei o Capcut para editar e o Affinity Photo para fazer a Thumbnail.

4 curtidas

Rapaz, que desenho top.

1 curtida

Obrigado! E também estou conseguindo me adaptar ao Krita melhor do que previa. Achava que os dez anos usando o PaintTool SAI (tanto a v1 como a v2) iriam me atrapalhar, mas me adaptei bem mais de boa.

E vi que o Krita é realmente pau pra toda obra. Com ele estou substituindo o Affinity Photo (que pra mim seria um problema) e o próprio PaintTool SAI (que foi o primeiro que substituí).

5 curtidas

Bom, tive que contornar alguns problemas quanto ao escaneamento de imagens. Primeiramente o Epson Scan 2 deu pau. Ele simplesmente não salva os arquivos que foram escaneados, e simplesmente fechando na hora que os arquivos seriam salvos depois da Digitalização.

Aí passei a usar o Simple Scan, que é do próprio Gnome. Estava funcionando muito bem. Até eu digitalizar um arquivo e salvar em PDF. Agora, absolutamente tudo o que escaneio no Simple Scan está sendo salvo em PDF, independentemente se eu escolho JPG, PNG ou WebP na hora de salvar.

E por fim, acabei indo para o xSANE. É feio? bastante. Funciona? Até o momento, sim. Mas ele fica travado por alguns segundos até escanear o documento. E por agora, estou testando o SANE por linha de comando.

Quando eu faço scan eu uso o xSANE.

1 curtida

Provavelmente eu irei usar o xSANE mesmo para fazer os meus scans. Mas por ele só estar no AUR, fico com o pé um pouco atrás, se isso não poderia quebrar o sistema em algum momento.

Por isso estou flertando com a ideia de usar o SANE por linha de comando.

Rapaz, tira o AUR do sistema, vi algumas pessoas relatando problemas ocorrido pelo AUR. Você pode obter frontend para SANE neste gitlab:

É só compilar.

./configure
make -j$(nproc)
make install
1 curtida

Seja vem vindo de volta, agora pra ficar! E rapaz, só de ter visto nesse video que tu tá usando o Krita eu vou assistir. Não sou desenhista, mas sempre tento usar ele pra edićão de imagens e nao dá certo kk. Vai que eu entendo melhor como se usa o programa, ao menos vou ver alguem fazendo ele funcionar.

2 curtidas

Tentei e não consegui instalar :eyes:
Mas posso usar o SANE por linha de comando mesmo, vi que ele funciona legal.

Obrigado! E espero que dessa vez seja pra ficar mesmo.

E sim, estou usando o Krita porque ele funciona meio parecido com o PaintTool SAI que eu usava antes, que onde ele tinha um tipo de camada que funcionava como Vetorial, mas num programa bitmap.

2 curtidas

Ah sim. Eu já ouvi falar do SAI.

Só por curiosidade, no final ficou usando qual distro?

Estou no Crystal Linux, que é uma derivada do Arch.

Entendi. Eu estou instalando o Fedora agora no sistema. Quero fazer uns testes com ele. Esse ai é bleeding edge como o Arch? Já vem prontinho ou é DIY?

Sim, é Bleeding Edge como o Arch.

Já vem prontinho. É basicamente um Arch com Gnome, alguns aplicativos, com opções para ativar Flatpak e pacotes Nix, zRAM e o Timeshift.

E no geral vem com uma seleção bem enxuta de programas, mas é mais funcional do que a do Ubuntu Minimal.

1 curtida

Ja chegou a testar talvez o earlyoom ou systemd-oomd pra ver se na distro ela consegue matar tarefas com alto consumo na RAM?( pelo menos nessa distro)
Ja pelejei com varias e a unica que reage correto e o debian kkk

1 curtida