Para um maior desempenho e Produtividade no PC que softwares recomendam?

Olá pessoal, venho neste artigo pedir recomendações de softwares que possam auxiliar ainda mais no desempenho de um PC Linux e na produtividade, actualmente estou usando o Linux Mint XFCE 19.1 (Eu sei que vão dizer “aah já é levinho este” bem que eu sei disso mas ainda assim peço sugestões, já tenho o Stacer recomendado pelo Dio no seu blog e cara eu amei, agora ficou mais fácil ainda a desinstalação de softwares, etc.

3 curtidas

Não curto muito esses programas otimizadores, como Stacer e Bleachbit, especialmente no PC em que não gosto que eles façam modificações no meu sistema (ainda mais com permissão de root). Talvez eles sejam competentes, mas tenho medo deles quebrarem algo.

Minhas dicas são:

  1. Como somos usuários Linux e temos sistemas de arquivos eficientes, não precisamos nos preocupar tanto com fragmentação de disco. Mas procure não atolar a memória ROM do seu computador.

  2. XFCE é um ambiente gráfico leve, mas há mais leves e atrativos, como é o caso do LXDE (ou seu sucessor, o LXQt). Então dê uma olhada no Lubuntu ou qualquer distribuição com LXDE/LXQt.

  3. Navegação na web. Não existe isso de navegador leve. Na verdade até existe, mas os que são realmente leves (ou seja, não é propaganda enganosa) suportam poucas tecnologias na web (boa sorte em navegar com o Dillo!). O problema não é bem com os navegadores, mas com a internet que está inchada. Minha sugestão é você usar o Firefox com um combo de extensões para bloquear as merdas da internet: uMatrix e Disconnect ME

  4. Evitar usar aplicativos que na verdade são navegadores travestidos de programas, como BlueGriffon, Atom, etc.

6 curtidas

@madeira1997 também sou da opinião de que esses programas não são muito úteis no linux. Nunca gostei e nunca recomendei nenhum software desse tipo para linux.

O que você chama ou define de “maior desempenho”? Se for consumo de recursos da máquina, opte por um ambiente mais leve (mate, lxde e o xfce que você já usa, são boas opções). Se o sistema está subindo consumindo mais memória do que você gostaria, vá em “configurações/sessão e inicialização/início automático de aplicativos” e remova tudo que achar desnecessário. O Mint, por padrão, sobe bastante coisa no boot, dá para desmarcar várias coisas ali.

Só por curiosidade, em qual o hardware que você está rodando o Mint?

2 curtidas

Tem tbm esse tópico com dicas excelentes: DICA - Melhorar o desempenho do processador

2 curtidas

Dicas bem úteis, nunca pensei até ou seja de maneira tão profunda e geral, valeu imenso rasolar

3 curtidas

Intel Core i5-4200U @ 4x 2.6GHz

2 curtidas

Valeu thespatioh, vou checar

2 curtidas

Cara, usei o Mint por uns 6 meses em um i3 (da terceira geração) com 4 gb de ram e não tinha problema nenhum de desempenho. Se eu fosse você, desencanava com isso.

1 curtida