Pacotes orfãos que não deveriam ser orfãos

Pois bem, sou estudante de segurança digital e já tenho prática com o Kali Linux com o XFCE (default). No entanto, hoje decidi testar uma ISO com i3, chamada Kali i3, pelo Arszilla, que é reverenciada até mesmo pelo próprio Kali Linux.

Estava tudo bem até que decidi instalar a calculadora “bc”. Então, o APT me notificou que “alguns pacotes instalados automaticamente não teriam mais importância” para o sistema. Esses pacotes incluíam mais de 100 pacotes extremamente importantes e cruciais para o bom funcionamento do sistema. Verifiquei o histórico do APT e não havia nada de anormal. Examinei os pacotes recentes que tinha desinstalado, e nenhum deles parecia ter relação com o fato de deixar pacotes tão importantes órfãos.

Minha ideia foi reinstalar esses pacotes que estavam listados para serem desinstalados com o autoremove, mas isso não resolveu o problema, pois eles ainda eram vistos como pacotes sem importância. Então, tive a ideia de marcá-los manualmente com o comando apt-mark manual. Isso fez com que o APT parasse de vê-los como pacotes sem importância e deixou de listá-los no autoremove.

Porém, eu gostaria de resolver esse problema de forma definitiva. Não quero ter que marcar manualmente pacotes que não deveriam ser considerados órfãos. Gostaria de entender por que esses pacotes essenciais estão sendo listados como órfãos e encontrar uma solução para evitar que isso aconteça novamente.

Alguém pode me ajudar com esse problema ou já passou por algo semelhante? Qualquer sugestão ou orientação será muito bem-vinda.

1 curtida

Olá @Bruno123, tudo bem contigo?

Ao usar um sistema customizado por terceiros sempre existe o risco que o autor/dev ter feito ajustes manuais para chegar em um determinado resultado e isso pode deixar o sistema inconsistente. O BC é um pacote comum do Debian e vem instalado por padrão, se o autor removeu é preciso dar uma checada nisso.