Pacote Office no Linux

Comecei a fazer um curso de Office para iniciantes pra poder colocar no currículo. Uso o Libre a mais de um ano mas gostaria de testar e usar o que eu aprendo no curso no próprio excel e etc…
Eu não tenho nenhuma licença da windows nem nada.
É possível eu instalar o pacote office no meu fedora?

Boa tarde, de uma olhadinha nesse post do Dio, talvez lhe ajude.

Pra Linux existe tbm o WPS Office que é praticamente um clone do Microsoft Office

2 curtidas

Luiz,

O que eu faço geralmente é usar o próprio Google Docs que mantém o mesmo padrão do Word ou o WPSOffice, mas a tradução dele não é das melhores.

Att,
Mateus

1 curtida

Luiz, se voce precisar, tem o FreeOffice que tem uma compatibilidade muito boa, ele é da empresa alemã SoftMaker. Ele tem uma versao paga, que é bem mais em conta que o MS Office. Esse tem no formato .rpm, q o Fedora usa. Abss.

2 curtidas

Obrigado gente. vou testar o WPS e o Office pelo wine.

voce pode usar o pacote office online é só logar com uma conta microsoft tbm.

3 curtidas

tenta pelo PlayOnLinux ele tem melhor compatibilidade to usando o office 2010 ta funcionado perfeitamente sem nenhum bug.

1 curtida

Não uso o Fedora, mas o Kubuntu, mas certamente a situação é a mesma.

Até o Microsoft Office 2010 você instala de boa no Wine, mas versões mais recentes do Microsoft Office só pelo CrossOver

Para instalar o Microsoft Office 2010, você precisa instalar uma série de bibliotecas no seu drive do Wine (que tem que ser 32 bits). Faça o seguinte:

Crie um drive wine em 32 bits:

WINEPREFIX='~/.wine32' WINEARCH='win32' wine 'wineboot'

Troque o ~ pelo caminho home do seu sistema, por exemplo: /home/luiz

Em ./bashrc adicione alias wine32="WINEPREFIX='~/.wine32'"

De novo, não se esqueça de modificar esse ~

Você precisará ter o winetricks instalado. Rode os comandos abaixo:

wine32 winetricks corefonts mfc42
wine32 winetricks msxml3 msxml6
wine32 winetricks riched20 riched30
wine32 winetricks vcrun2005 vcrun2008 vcrun2010

Talvez você não precisasse de todas essas coisas pro Office 2010, mas pode ser útil para outros programas. Não só o instalador do Microsoft Office 2010 funcionará legal como também o Microsoft Toolkit (crack para ativar o Microsoft Office)

Olás, nao sei se é o lugar mais adequado, mas achei que talvez sua resposta (@rasolar) possa me ajudar.
Estou com um problema no word 2010 instalado pelo playonlinux num mint 19.1 xfce… Ele estava funcionando perfeitamente (salvo um ou outro bug) até eu precisar usar a bibliografia. Quando abro o gerenciador de fontes bibliográficas e peço para criar uma nova fonte, a caixa de diálogo não apresenta todos os campos (relativos ao autor, nome da obra, etc) e não permite a inserção de nova bibliografia. Passei recentemente pro linux (talvez por isso ainda sigo tentando o office :grin:), mas to achando que pode ser problema na instalação do POL/Wine/Ofrice. Mesmo assim, estou com receio de reinstalar, pois estou no meio de um trabalho grande e já tive uma boa dor de cabeça até deixar o word utilizável…
Vendo sua resposta pensei que poderia se adequar ao meu caso, mas fiquei na dúvida de como aplicar num pol/wine já instalados e funcionando.
Última coisa: Não tenho chave entao o office nao ta autenticado (n sei se isso impacta na bibliografia :neutral_face:)

806120827_288895

Caso você queira, dá pra instalar pelo Wine usando o PlayOnLinux, mas se você não quiser instalar por questão de licença, recomendo usar o Office Online.

Como usar o PlayOnLinux:

Instalando Office 2010 pelo PlayOnLinux:

Office 2013(CrossOver):

Office online:
Office Online

1 curtida

Ren deixou claro que ele instalou o Office pelo PlayOnLinux. Se bem que o post dele foi editado (@Ren, você já havia dito, antes da edição, que você havia feito a instalação via PlayOnLinux?), então não sei se foi falha sua ou não.

1 curtida

Rapaz, num Office já instalado… o que seria esse “o office nao ta autenticado”? Que você instalou o Office em modo teste (legalmente, no sentido de que depois de X dias ele expira ou bloqueia certos recursos) ou que você usou crack para ativá-lo? Se você instalou o Office legalmente, mas sem chave, eu sugiriria você a usar um crack, eu sugiro o Microsoft Toolkit. O problema todo é que o Office está instalado num prefixo criado pelo POL, como não uso o POL, não sei se você pode abrir um programa no mesmo prefixo de outro programa instalado pelo POL, creio que sim. E isso que estamos assumindo que esse problema está sendo causado pela autenticação do Office em vez do suporte do Wine ao Office…

@Ren, programas instalados via PlayOnLinux usam uma versão específica do Wine sobre a qual dado programa supostamente funciona bem. Por exemplo, quando escrevi este post a última versão estável do Wine era a 4.0 (no Ubuntu 18.04 LTS – e, por tabela, talvez também no Mint 19.1 – vem uma versão mais antiga), que é a que eu tinha instalada no meu Kubuntu 18.04 via PPA, mas o PlayOnLinux, para instalar o Microsoft Office 2010, ele baixa a versão 3.0.2 do Wine (não tenho certeza se é essa a versão) sobre a qual ela instalará a suíte de escritória da Microsoft. Ou seja, nem sempre o PlayOnLinux usará a versão mais recente do Wine, ele dará sempre preferência às versões testadas, até para evitar BUGs que podem aparecer em novas versões do Wine.

Infelizmente não sei dizer se, sobre a versão 4.0 do Wine, você ainda teria esse problema porque eu não uso esse recurso de Bibliografia (é algo que eu deveria aprender, vou ver se um outro dia eu lembro de aprender isso para aplicar nos meus documentos no LibreOffice). Sei que você não quer se desfazer do Office que você instalou, mas seu eu fosse você eu deletaria completamente esse Office junto com o seu prefixo e inclusive os ícones dele no menu para então baixar a versão estável mais recente do Wine (há PPAs para isso) e seguiria o passo a passo que eu já passei aqui.

Fica tranquilo, não é difícil, muito pelo contrário! Apenas crie um prefixo 32 bits como ensinei e instale os softwares base pelo Winetricks como instruí. Pronto, você vai até a pasta onde se encontra o instalador do Office e usa o comando wine32 wine setup.exe (estou supondo aqui que o nome do instalador é setup.exe).

ANTES DE FAZER UMA POSSÍVEL REINSTALAÇÃO, TENTE ISSO:

De qualquer forma, será que o LibreOffice não dá conta do recado? Eu sugeriria a você a instalar a mais nova versão estável do LibreOffice (você precisará de um PPA pra isso, creio), edite o arquivo .docx (por segurança, faça essas edições numa cópia) e então abra esse arquivo no Microsoft Office para verificar se está tudo direitinho (o Microsoft Office instalado pelo POL pode não estar conseguindo criar Bibliografia, mas creio que ele possa visualizá-las em um documento que já as tem).

Depois das outras respostas aqui, q era o q eu esperava antes de dar a minha, existem opções, cada uma com seu problema associado, q vc deve pesar e escolher, mas eu recomendaria q vc trocasse de office.

Para quem preza pela interface e gosta do MSOffice, o FreeOffice e o WPS atendem muito bem e pra quem quer ter o máximo de funcionalidades, inclusive algumas q o MSOffice ñ tem, o LibreOffice é a solução, depender do MSOffice é complicado, até pq vc só pode ter seus arquivos compatíveis por um tempo determinado, o q a longo prazo é bem complicado.

2 curtidas

Pessoas eu estou querendo baixar o Microsolft Office no Linux Mint 19, porém não consegui fazer isso pelo PlayOnLinux e CrossOver, como eu posso fazer isso?

Eu preciso usar o Office para uns serviços, meus.

Man, se vc tiver uma conta MS (outlook, hotmail ou algo do tipo), vc pode usar o MS Office online, talvez lhe ajude. Ou vc pode usar o FreeOffice ou o WPS Office.

As melhores compatibilidades com formatos proprietários no Linux (e que são gratuitas) são: FreeOffice, WPS Office e ONLYOFFICE.

Opa, não consegui. Eu preciso desinstalar meu wine e instalar um novo? 32bits no caso??

Use o ONLYOFFICE, é tipo um MS Office 360, só que gratuito e também trabalha offline, tem boa compatibilidade garantida:

https://download.onlyoffice.com/install/desktop/editors/linux/onlyoffice-desktopeditors_amd64.deb?_ga=2.57419820.764533964.1595236576-1157782750.1587541027

https://download.onlyoffice.com/install/desktop/editors/linux/DesktopEditors-x86_64.AppImage?_ga=2.43287331.764533964.1595236576-1157782750.1587541027