Recentemente eu vi um vídeo do Niccolò Ve, um dos desenvolvedores do projeto KDE, falando sobre uma nova API de gestos de trackpad estar em desenvolvimento pela equipe e um pouco mais sobre o Overview que será lançado no futuro. Caso queiram conferir, é só seguir esse link.
Esse vídeo foi interessante porque mostrou a preocupação da equipe em relação a modularidade do KDE Plasma para cada nova funcionalidade lançada. Coisas como permitir que outros efeitos do KWin possam usar os gestos de trackpad de forma parecida ao que o Elementary OS 6 e o próprio GNOME 40 fazem, e também falou um pouco sobre o novo Overview que viria aparecer na versão 5.23, como foi divulgado no blog do Nate Graham, o Pointiest Stick, como eu havia falado nesse tópico.
No entanto, a versão 5.23 marca o aniversário de 25 anos do projeto e não está longe de ser lançada, recentemente entrando en estágio beta aberto, o que pode levar a funcionalidade de visão multitarefa a ser adiada para a versão 5.24. Isso é confirmado no Merge Request feito pelo criador do Overview, Vlad Zahorodnii, o qual foi marcado para o roadmap 5.24 há pouco mais de uma semana por Nate Graham, indicando que a funcionalidade precisa de mais tempo de testes e refinamento que o disponível para ser lançado com a versão 5.23.
Agora sobre o estado de desenvolvimento do Overview, a visão multitarefa foi refinada, uma barra de filtro de janelas foi adicionada e a visão das áreas de trabalho pode ser vista, com direito a renomeação das mesmas e mover janelas entre áreas de trabalho. O modo Kompose foi removido, restando apenas Natural e Closest.
Pela prévia mostrada no Merge Request e o que pode ser entendido no mesmo, o Overview está quase pronto, com apenas a função de Activities ainda não disponível, embora nesse estágio já estar bastante parecido com o Parachute. Mas e vocês? O que acham? Quero ouvir de vocês.