Overview para KDE Plasma pode ser adiado para Plasma 5.24

Recentemente eu vi um vídeo do Niccolò Ve, um dos desenvolvedores do projeto KDE, falando sobre uma nova API de gestos de trackpad estar em desenvolvimento pela equipe e um pouco mais sobre o Overview que será lançado no futuro. Caso queiram conferir, é só seguir esse link.

Esse vídeo foi interessante porque mostrou a preocupação da equipe em relação a modularidade do KDE Plasma para cada nova funcionalidade lançada. Coisas como permitir que outros efeitos do KWin possam usar os gestos de trackpad de forma parecida ao que o Elementary OS 6 e o próprio GNOME 40 fazem, e também falou um pouco sobre o novo Overview que viria aparecer na versão 5.23, como foi divulgado no blog do Nate Graham, o Pointiest Stick, como eu havia falado nesse tópico.

No entanto, a versão 5.23 marca o aniversário de 25 anos do projeto e não está longe de ser lançada, recentemente entrando en estágio beta aberto, o que pode levar a funcionalidade de visão multitarefa a ser adiada para a versão 5.24. Isso é confirmado no Merge Request feito pelo criador do Overview, Vlad Zahorodnii, o qual foi marcado para o roadmap 5.24 há pouco mais de uma semana por Nate Graham, indicando que a funcionalidade precisa de mais tempo de testes e refinamento que o disponível para ser lançado com a versão 5.23.

Agora sobre o estado de desenvolvimento do Overview, a visão multitarefa foi refinada, uma barra de filtro de janelas foi adicionada e a visão das áreas de trabalho pode ser vista, com direito a renomeação das mesmas e mover janelas entre áreas de trabalho. O modo Kompose foi removido, restando apenas Natural e Closest.

Pela prévia mostrada no Merge Request e o que pode ser entendido no mesmo, o Overview está quase pronto, com apenas a função de Activities ainda não disponível, embora nesse estágio já estar bastante parecido com o Parachute. Mas e vocês? O que acham? Quero ouvir de vocês.

14 curtidas

Esse novo recurso “Overvierw” me deixou bastante interessado em testar novamente o KDE, estou de olho nos lançamentos só esperando para poder brincar com isso.

:vulcan_salute:

4 curtidas

Chegou no Master! Ainda imagino que vai ter bastante coisa mudando mas por enquanto está assim aqui no meu computador. Houve sugestões para jogar esse botão de adicionar desktops para outro lugar. Vamos ver como vai ficar. Eu vou ficar acompanhando aqui.

12 curtidas

Por enquanto está bem parecido com o parachute.

Como fica com mais de uma aba aberta?

Como assim mais de uma aba aberta?

Aba não, janela.

6 curtidas

Aliás, tem algo que eu notei que vai precisar de ajuda de quem manja desse tipo de coisa. A organização das janelas no overview depende muito de como as janelas estavam antes de entrar no Overview. Por exemplo, se eu abrir o Kate, Konsole, Monitor do Sistema e Calculadora e deixar em certas posições na área de trabalho, essas janelas podem ficar assim:

Se eu alterar as posições das janelas, pode ficar assim:

E ainda dá para deixar um espaço em branco maior ainda com outra organização:

Então agora é ver como melhorar essa parte

2 curtidas

Isso acontece a mesma coisa quando o “mostrar janelas” estava no modo Natural.

Deve ser isso mesmo. Provavelmente o algorítimo usado para organização no Mostrar Janelas e no Overview é bem parecido.

1 curtida

https://sempreupdate.com.br/kde-plasma-5-24-copia-gnome-e-adiciona-efeito-inspirado-na-visao-geral-das-atividades/

O que acham dessa implementação no KDE Plasma?

Mas é sobre exatamente isso que esse tópico fala. Agora falar que está copiando GNOME, é um exagero. É só uma implementação em QML de um efeito que anteriormente era dividido em dois, o Present Windows e Desktop Grid e nem tinha uma boa implementação. Até o Windows 10 tem essa visão multitarefa e o Mac OS tem faz décadas, então não sei o motivo de dizerem que é cópia do GNOME

2 curtidas