KDE Plasma trará um Overview na versão 5.23

Vou quebrar um pouco o protocolo e dar um pouco de contexto para essa notícia em português mas o link para a notícia em completo vai estar no fim do artigo.

A equipe por trás do projeto KDE vem trabalhando bastante no polimento e usabilidade do Plasma e do ambiente KDE em geral, desde que a Valve anunciou que o Steam Deck teria um modo desktop com o Plasma ao invés do GNOME. Cada semana, é publicado pelo Nate Graham no blog Pointiest Stick pelo nome “This week in KDE” ou “Essa semana em KDE”, uma breve amostra de algumas das novidades e correções que a equipe vem trabalhando nessa semana.

Uma das novidades, a qual tomou quase toda a atenção da postagem, foi o anúncio do Overview estar em desenvolvimento. Essa é uma implementação em QML para o KWin, o gerenciador de janelas do KDE Plasma, que veio para suceder o “Present Windows” ou “Mostrar Janelas” e “Desktop Grid” ou “Grade de Área de Trabalho Virtual”, unificando os dois em algo parecido com que o Atividades do GNOME, Visão multitarefas do Deepin ou mesmo o Controle da Missão do Mac OS já fazem.

Anteriormente, uma solução parecia já existia mas em forma de um script para o KWin, chamado Parachute. Mas a implementação do mesmo não era a melhor, tendo problemas nas animações e alguns bugs bem chatos, como não se adaptar a tela quando há uma mudança de resolução ou raras horas quando o script simplesmente não exibia corretamente. Agora com uma solução oficial em QML, o Overview terá mais polimento na parte de animações que o Parachute, embora ainda precise de bastante debug por se tratar de algo completamente novo.

O Overview tem o objetivo de unificar a visão multitarefas com áreas de trabalho virtuais e os “Activities”, ou Atividades, do KDE, tornando tudo bem mais acessível. Está prometido para ser lançado junto da versão 5.23 do KDE Plasma mas já pode ser testado pelos KDE Neon Developer, openSUSE Krypton ou compilando direto do Gitlab. No momento da publicação desse artigo, apenas a visão multitarefas está implementada, sem mostrar as áreas de trabalho virtuais ou os Atividades. Uma demonstração também pode ser encontrada na publicação original. Mas e vocês? O que acham?

17 curtidas

Legal. Mas achei, sei lá. Meio bagunçado.

Vou começar a usar KDE agora mas sinto que falta organizar mais as coisas.

Vamos ver como me saio…

2 curtidas

Finalmente!

Também espero ver algo como o Sticky Window Snapping implementado no Plasma. Windows tem, GNOME tem, mas o Plasma não tem. É algo que eu uso e abuso, julgo essencial e eu não sou o único.

2 curtidas

Lembrando que essa demonstração é de algo que ainda está em desenvolvimento e usa presets já existentes de organização do Present Windows. Esse é apenas um deles. São três deles, o Closest, Kompose e Natural. O terceiro é o usado na demonstração mas ainda tem bastante tempo para refinar antes do lançamento.

Aliás, aqui vai a comparação entre os três com o mesmo número de janelas:

Natural:

Closest:

Kompose

Talvez um pouco de trabalho no algorítimo para organizar as janelas vá melhorar cada um dos presets mas, pelo menos ao meu ver, o Natural tem mais chance ao invés do Closest e Kompose. Esses dois deixam muito espaço em branco no momento

2 curtidas

O Overview é um efeito QML, algo que funciona melhor do que o script Parachute pelos motivos que citei acima. Já esse Sticky Window Snapping parece funcionar bem como script. Só falta ser incluido por padrão no Plasma

4 curtidas

@ryu_ketsueki Que player de música é este que aparece aí na última imagem, na última janela embaixo, na direita?

Aquele é o Elisa, também do projeto KDE

2 curtidas

kde sem duvidas é o ambiente mais funcional do linux. e digo isso não apenas por lembrar o winndows

3 curtidas

Agora sim! Não terei mais desculpas para não usar o Plasma.

3 curtidas

É só para a mesma área de trabalho? Porque se for eu acho que é apenas um curativo para o problema que na verdade é a falta de organização das janelas em ambientes de trabalhos específicos.

Ao dividir o desktop em áreas de trabalho para cada uso, fica muito mais organizado, fácil de se movimentar entre as janelas e produtivo. Acredito que seja essa a solução verdadeira para o problema de muitas janelas flutuantes sobrepostas umas às outras.

Novamente, o Overview ainda está em desenvolvimento e não reflete como vai ficar no final. Vai ser para várias áreas de trabalho como é no GNOME, no Deepin, no Elementary e no Mac OS mas ainda não chegou nesse ponto.

3 curtidas

@ryu_ketsueki qual o CPU que você está usando com o Tumbleweed?

Quantos GB de update mensalmente você baixa no Tumbleweed? Um usuário disse aqui que deu um tempo porque não aguentava tanta atualização.

Valeu.

O usuário em questão era eu. Eu fui para o Solus, mas voltei para o Tumbleweed devido a necessidade do Visual Studio Code Non OSS devido a extensão para C# que só esta funcionando com debug na versão da M$. Hoje rolou um update de ~500mb, porem eu estava por volta de meia semana sem atualizar a máquina. Por mês é realtivo. Depende dos programas que você tem instalado, pois eles trazem seus pacotes de dependências.

Segundo a relatos do r/openSUSE, você pode ficar um ano sem atualizar que o sistema não quebra. Estamos falando de Linux, não Windows. Atualizações não são forçadas, mas são uma boa prática em aplicar.

1 curtida

Eu acho que não foi você. Acho que foi outro. Eu acho que o avatar tinha uma caneca com um K de KDE.

Entendi.

1 curtida

@ryu_ketsueki, essa não era tua foto de perfil?

Eu uso o Intel Core i3-7020U. O Tumbleweed é bem responsivo nele. Quanto a quantidade de atualização, é praticamente a mesma do Manjaro. Ambos são Rolling Release com um certo nível de Bleeding Edge. Ambos seguram as atualizações por mais ou menos uma semana para fim de testes e depois libera para os usuários. A outra opção com o openSUSE é o Leap, que só tem atualizações anuais, então fica com pacotes antigos bem rápido

Quanto ao peso, isso vai depender muito de quais pacotes estão sendo atualizados e quando. Houve momentos, bem raros, que uma atualização só tinha mais de giga. Mas esses, como eu já disse, foram bem raros. Só lembro de duas vezes em todo o tempo que usei o Tumbleweed. De resto, vai depender de quais programas estão instalados, como eles são empacotados e qual é o ciclo de atualizações deles. Se for usar só o Tumbleweed padrão, não vai ter muitos problemas. Agora se inventar de usar os repositórios oficiais do KDE para testes, esse atualiza o tempo todo e realmente não recomendo.

1 curtida

Eu nunca tive problemas de instabilidade ou o sistema quebrar no Tumbleweed por esquecer de fazer atualizações. Eu mesmo já deixei de atualizar algumas semanas mas nada deu errado. Claro que eu usava só os repositórios oficiais, incluindo o KDE, então dado o OpenQA estar testando os pacotes, o Tumbleweed é o Bleeding Edge mais estável que eu já usei. Os problemas que eu tive com o Tumbleweed foram de mau uso da minha parte, nunca do sistema quebrar sem eu fazer coisa alguma. Isso torna o Tumbleweed mais estável que o Manjaro, inclusive. Esse quebrou bastante comigo

2 curtidas

Eu nunca usei essa foto de perfil

3 curtidas

acho que é o menino do tópico do solus @ewertonurias

3 curtidas

Ah, ele parou de usar também por causa da GPU Nvidia. Únicas RR que gosto de usar Nvidia é o Manjaro (por causa do controle de kernel) e o Solus.

4 curtidas