Os novos padrões de design do GNOME 40

Confira o post completo no blog: Os novos padrões de design do GNOME 40 - Diolinux

A versão 40 do GNOME é uma grande promessa para 2021. Confira quais são as modificações visuais que estão sendo preparadas para a nova versão do GNOME.

8 curtidas

Eu queria que arrumassem só uma coisa nessa grade do menu: colocar mais linhas de texto pra ñ ficar aparecendo “LibreOffice W…”, ou seja, o texto cortado.

1 curtida

Isso e a opção de arrumar os ícones segundo critérios (A-Z, Z-A, hora de criação)

3 curtidas

A proposta pra navegação na versão 4, não sei… estou achando que colocar na horizontal acaba desincentivando o uso das diferentes áreas de trabalho, justamente um ponto forte do GNOME atual.

Pelos novos padrões, quando a visão de Atividades é invocada, as janelas do espaço de trabalho atual ficam em perspectiva e, só clicando na gaveta de programas, o usuário consegue ter uma visão do que está nos outros espaços de trabalho. Como o GNOME se tornou fortemente dependente de fluxos de trabalho que usem essa funcionalidade de desktops virtuais, eu acho que o usuário fica com a visão prejudicada do que está disposto.

Confesso que não sou um grande fã do GNOME, mas já usei o ambiente por meses a fio para testar e ver se conseguia me adaptar, ele é diferente, mas não é ruim e o fluxo de trabalho proposto parece ser lógico e bastante limpo. Senti que isso se perdeu um pouco nos mockups.

2 curtidas

Aparentemente isso será implementado no GNOME 40.

Link do merge request referente com preview:

1 curtida

Também é algo que me intriga. Quero ver como ficará o resultado final e como o workflow do GNOME 40 será em comparação ao do GNOME atual.

1 curtida

Até que enfim, isso me dava toque quando usava Gnome.

Estão cada vez mais estragando o Gnome.
eu que tinha vontade de voltar a utilizar o Gnome, já era.
não volto mais para essa interface espetacular.
vou ficar no Linux Mint mesmo.
triste ver isso que estão fazendo com o Gnome.
Coisa Horrível, essa versão 40.

2 curtidas

Agora chegou mais perto de ter uma dock de verdade, só falta ficar ativa o tempo todo por padrão! rsrs

Tem até extensão para resolver esse problema e até agora os caras não resolveram, um absurdo! Tomara que venha na próxima versão.

Estragando? Eu diria que estão investindo ainda mais nos conceitos que fundamentaram o GNOME 3 e estou amando. Com o desenvolvimento do GNOME 3, pelo que entendi, viram que o atual layout do GNOME não possui mais espaços para melhoras no workflow do jeito que desejavam.

A verdade é que o workflow do GNOME 40 provavelmente vai ser superior ao do GNOME 3, uma evolução do conceito aplicado anteriormente.

O que compreendi do workflow do GNOME 40 até agora

Você aperta a tecla Super e abre o Atividades que mostra todas as janelas das aplicações em execução na sua área de trabalho atual, ou seja, suas atividades NESSA área de trabalho, podendo também executar outros apps que estão favoritados na Dash nessa mesma área de trabalho.

Ao clicar e segurar alguma janela na visualização de Atividades, será apresentado todas as áreas de trabalho, permitindo que você mova a janela para outra área de trabalho. Algo similar ao que temos hoje, porém na horizontal.

Ao apertar o botão de menu da Dash, é apresentado todos os apps do sistema e em cima uma visão geral das áreas de trabalho, permitindo que você defina em qual área de trabalho você quer executar o app, arrastando o ícone do mesmo para a área de trabalho desejada. Você também poderá ver todos os apps em execução em suas respectivas áreas de trabalho antes de abrir algum outro app, possibilitando que você se organize melhor antes de iniciar alguma outra atividade.

Também tem a questão dos atalhos de teclado para acelerar todos esses processos.

Os vídeos demonstrações do Alex do canal Baby Wogue exemplificam bem para onde está caminhando o GNOME 40 e eu estou amando.

4 curtidas

O GNOME não tem uma dock e nem pretende ter. Aquela pseudo-dock é uma Dash que serve APENAS para agregar aplicativos favoritos e mostrar aqueles que estão em execução. Curiosamente, nos primeiros protótipos do GNOME 40, eles iriam remover a Dash para que o Grid de aplicativos fizesse o trabalho da Dash, mas preferiram manter a Dash.

3 curtidas

Então esquece wayland

Legal, não usaria, mas é bom ver que estão incentivando cada vez mais o uso das Virtual Desktop, se puder arrastar um ícone de app pra uma Virtual Desktop e o app abrir nela, fica 10

2 curtidas

Sim, vai ser possível.

1 curtida

Eu gostei.

Estou curioso para saber como a Canonical vai fazer sua tradicional customização do GNOME para o Ubuntu.

2 curtidas

Endless os zorin os pop os Ubuntu
Esses são os mais preocupantes

O pessoal do EndlessOS disse que estão envolvidos no Gnome 40, então não haverá surpresas. Quando o desenvolvimento estiver mais avançado, eles vão informar como serão as coisas.

Eu acho que não muda muito, porque o EndlessOS é apenas um conjunto de extensões sobre o Gnome, para mudar a interface. Acompanhando de antemão, eles conseguem fazer as devidas mudanças.

Fui eu que criei esse tópico

Creio que não deve mudar muita coisa, vão adaptar a dash como ela é atualmente sem problemas, eu ainda vou testar as versões alphas/Betas do 21.04 para ver como está.
Acho que o mais complicado vai ser o POP_OS.