E hoje em dia alguem ainda liga para privacidade?
Eu ligo e me preocupo muito por exemplo com a política do Google. Em e-mail para citar um caso, prefiro o Proton e similares.
Eu ligo muito pra privacidade
Eu ligo pra minha ![]()
.
Ah, mas você usa redes sociais
Mas o que ponho nas redes sociais, são coisas minhas que eu escolhi compartilhar com o mundo.
O que é inadmissível é que empresas (e quem sabe governos) fiquem sabendo que arquivos tenho no meu computador e que sites eu acesso.
Em relação a privacidade da internet, em suma de modo simplificado nesse mundo totalmente virtual o usuário comum teria apenas quatro possibilidades então de uso:
1 - Usar gratuitamente em troca de sua liberdade e privacidade;
2 - Pagar uma assinatura premium para ter o máximo e ser preservado dos inconvenientes do primeiro caso;
3 - Aderir a um serviço seguro oferecido pelas mesmas companhias da situação 2, mas com severas limitações;
4 - Fazer parte de algum pequeno, alternativo e improvável (quanto ao sucesso) grupo livre, que potencialmente será marginalizado pelo mainstream.
Tudo isso me parece meio aterrador. Comodidades em troca de sacrifícios. É, sei que tudo isso já ocorre hoje mesmo em menor escala, mas, não vejo como positiva a potencialização das desigualdades ou solidificação do Grande Irmão (Orwell).
Se tudo se tornar 100% web, terá grandes pontos negativos:
-
Problemas de segurança: Ataque de “hackers” (leia-se aqueles com más intenções. Black hat que chamam, né?), vazamentos de dados, políticas de segurança mea boca, etc.
-
Problemas com servidores e conexão: Servidor fora do ar, ataque DDoS, conexão de internet ruim e tals.
-
Privacidade e censura: Com tudo rodando num servidor de terceiros, fica muito mais fácil observar tudo que o usuário faz, acessa e armazena neles, ou seja, a privacidade que hoje já é bastante comprometida, nesse futuro hipotético será zero. Além da facilidade de empresas ou governos com más intenções fazerem censura contra os usuários.
-
Desigualdade social e a falta de acesso à internet: Atualmente muitas pessoas no mundo não tem acesso à internet, por não haver infraestrutura ou por ser inacessível economicamente. Claro, daqui uns anos a falta de infraestrutura não será problema, pois existem iniciativas como a da Star Link para disponibilizar internet em todo o globo terrestre (via satélite), porém a questão financeira ainda será um problema. Atualmente a desigualdade no mundo é grande e provavelmente não irá diminuir, se tornando um problema a falta de acesso à internet e aos serviços/apps online.
Bom, é isso que penso sobre esta questão

Iaso eh uma loucura. Nada a ver, eh muita insegurança. Não se pode deixar arquivos importantes nas mãos de terceiros… o outro problema eh performance, se vc não tiver acesso a internet, a sua performance fica em zero se não tiver nenhum equipamento local…
Lembre-se alocação de espaço virtual e prestação de serviços custam dinheiro e se custam alguém tem pagar e se paga é de uma forma ou de outra…
Fale por você, eu prefiro que não, o mínimo possível de dados pras grandes corporações
Mesmo pagando qual a garantia de que você não está tendo dados roubados?
A empresa pode dizer que não rouba, mas a teoria é diferente da prática.
Só digo uma coisa: um browser precisa de um sistema para funcionar
Pois é…
.
Eu tou rindo muito
![]()
Se controlam seus dados, controlam o que você pensa, vide as redes sociais e a manipulação que causam nas pessoas (leia Dez Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais, do Jaron Lanier, para entender).
Quem controlar teus dados também controla você e tuas atitudes.
Muita gente liga sim, ninguém quer correr o risco de ser perseguido por exemplo.
Kk me lembrei de watch dogs, mas realmente.
A tendencia é vermos muitos aplicativos via web que não dependem de plataformas locais especificas para funcionar, e eu estava pensando se existe algum ponto negativo nisso.
Sim, não só seu dados mas o próprio app está em um servidor de terceiros, se o serviço for cancelado, tudo vai embora, se o app passar a se pago, tudo vai embora… nesse caso eu acho queo futuro vai ser apps open source (ou não) que rodam em docker ou similar, você baixa o app e ao invés de abrir em uma janela, ele abre um servidor localhost com o app, um ex de app que funciona assim: