Opinião sobre migrar do Zorin OS para o Fedora SilverBlue

Ola povo Linux,
Tenho um Notebook Acer

CPU: 13th Gen Intel i5-13420H (12) @ 2.100GHz
GPU: NVIDIA RTX 3050 Laptop

Vamos as duvidas, atualmente tenho dual boot de Zorin OS e Windows, apenas por precaução mas me adaptei muito facilmente ao ambiente Linux, então não irei mais precisar do Windows.

Andei testando o Fedora SilverBlue com o Boxes do Gnome, gostei da aparência e das ferramentas de rollback dele. Já achei como instala os drivers Nvidia. Irei usar pra faculdade e jogos principalmente.

Porém não conheço muito bem a base Fedora e nem a a parte imutável dele, gostaria de opiniões e um norte do que estudar primeiro, uma ordem.

Um dos motivos de querer migrar pro Fedora é ele ser mais atualizado o Zorin tá com o Gnome muito desatualizado (43.9) e muitas extensões não funcionam.

Oque vocês acham da migração?

Se todos os softwares que vc usa, tiver uma opção no flathub ,vai sem medo , o fedora apesar de pacotes novos, é conhecido por ser bem estável, eu uso o silverblue e n sinto falta de um sistema tradicional, mas qualquer coisa, existe a versão tradicional do fedora

Eu não conheço nenhuma sintaxe do fedora hehehe vou ter que aprender tudo de novo.
Alguma recomendação?

Pacotes .rpm funcionam como os .deb do Debian e Ubuntu. Eles são arquivos compactados que contêm tudo o que é necessário para instalar um programa em sistemas que usam a família Red Hat, como Fedora, RHEL, CentOS e openSUSE. O RPM (Red Hat Package Manager) é o formato de empacotamento.

Para instalar pacotes .rpm, usa-se a ferramenta dnf, o gerenciador de pacotes moderno dos sistemas Fedora e derivados. Exemplo básico:

sudo dnf install nome-do-pacote

Ou, se tiver o arquivo .rpm em mãos:

sudo dnf remove nome-do-pacote

O dnf resolve automaticamente dependências, atualiza o sistema e é usado da mesma forma que o apt é usado no Zorin, que você já conhece.

Além disso, há um tipo de sistema que não usa o tradicional sistema de arquivos mutável para o sistema operacional: o rpm-ostree. Presente em distros como o Fedora Silverblue, ele transforma o sistema em uma base inalterável (imutável), como uma imagem congelada que você atualiza por “rebase”, semelhante a um sistema de versões.

No rpm-ostree, você não instala pacotes diretamente com dnf. Em vez disso, faz mudanças na árvore do sistema com:

sudo rpm-ostree install nome-do-pacote

Quando instala algo, o sistema cria uma nova “versão” e reiniciar é necessário para que ela seja aplicada. Isso garante estabilidade e reprodutibilidade. Você também pode fazer rollback para uma versão anterior se algo der errado:

rpm-ostree rollback

Não se modifica o sistema diretamente. O usuário é incentivado a usar Flatpak para aplicativos.

Flatpak é uma forma moderna de distribuir aplicativos, independente da distro. Cada app é empacotado com suas dependências, funcionando em qualquer sistema compatível com Flatpak. Você ativa o Flatpak e adiciona o repositório Flathub (o principal repositório de apps Flatpak) com:

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Instalar apps do Flathub:

flatpak install flathub org.nome.DoApp

Atualizar todos:

flatpak update

Rodar:

flatpak run org.nome.DoApp

Flatpaks são separados do sistema. Eles rodam em sandbox (isolamento), o que traz mais segurança.

Você já está acostumado com a loja de aplicativos no Zorin OS. Ela se chama GNOME Software. No Fedora Silverblue (e também no Fedora Workstation), é exatamente a mesma loja, com a mesma interface.

2 curtidas

Depois que você habilitou o Flathub na sua GNOME Software, vai ter acesso a muitos apps úteis que antes não apareciam, inclusive para melhorar sua experiência no ambiente GNOME.

Um app essencial para ajustar o GNOME é o Extensions Manager. Ele serve para gerenciar as extensões do GNOME Shell, que são pequenos complementos que mudam como o desktop funciona e se comporta.

Como instalar o Extensions Manager:

1. Abra a Loja de Aplicativos (GNOME Software).
  2. Use a busca e procure por “Extensions Manager”.
  3. Clique em instalar. Ele será instalado via Flatpak pelo Flathub.
  4. Após a instalação, abra o Extensions Manager.
  5. Dentro dele, você pode ativar, desativar, instalar e configurar extensões do GNOME Shell.

Ajuste da experiência com o app Refine

Outro app interessante que você pode instalar é o Refine. Ele permite customizar detalhes da interface GNOME, como:

• Mudar a posição dos botões das janelas (minimizar, maximizar, fechar) para a esquerda ou direita.
  • Ajustar temas, barras, comportamento de janelas.
  • Melhorar a usabilidade do desktop.

Como instalar o Refine:

1. Na loja, busque por “Refine”.
  2. Instale pelo Flathub.
  3. Abra o app e explore as opções para ajustar seu desktop do jeito que preferir.

Esses dois apps, Extensions Manager e Refine, juntos, te dão controle granular para deixar o GNOME com a cara e a experiência que você quer.

2 curtidas

Isso não é um amigo isso é um pai mesmo hahaha muito obrigado pela ajuda, nesse tempo do primeiro posto até agora andei dando uma olhada no bazzite, mesma base do silverblue e gostei da aparência dele, só achei alto o consumo de ram dele 3.2 gb em máquina virtual achei um tanto exagerado sendo bem sincero, apesar deu ter 24 gb ram no total

Achei a interface como um todo bem bonita, acho q essa semana vou tentar um dual boot com o Zorim e vamos ver oq acontece.

Espero q consiga extrair alguns frames a mais no bazzite/silverblue

testou o bazzite com gnome ou plasma?

Testei com gnome, testei outras distros tbm em VM só pra ver como era um ambiente KDE mas as personalizações são mais enjoadas de fazer e tem muita coisa q nem muda quase na prática, apenas pequenos detalhes e tbm desisti por falta de paciência pra customizar e os pacotes globais não consegui instalar de jeito nenhum. Testei 3 distros e nenhuma deu certo

dei uma olhada aqui, a bazzar sozinha ta consumindo basicamente 1 gb de ram ao iniciar, bazzar é a loja do bazzite, n sei pra que tudo isso, tenho uma sessao bazzite gnome aqui

pelo que vi aqui , ela fica pre carregada no cahe , pra vc abrir ela e pesquisar qualquer coisa e ela dar o resultado de forma instantânea

Essa é a gnome correto?

Como que pode isso???

Olha o consumo disso não é possível!

Tem como deixar em suspensão isso? Ou tirar a permissão de rodar em segundo plano?

não, bazzar, loja que o bazzite ta desenvolvendo

1 curtida

Os cara se puxa kkk

Como ele iria se comportar em um sistema inferior… Com uns 4 GB de ram total? Fica bem apertado ne

o mac os segue essa dinâmica, os apps se precarregam na ram pra ser tudo “instantâneo”

Agora fiquei na dúvida por ser a loja própria então eu deveria fazer tudo por ela certo? Ignora a gnome store?

ele não vem com a gnome software, usa ela , ele se atualiza por um utilitario dele

o utilitario se chama , system upate, apertou nele, automaticamente ele faz uma rebase do sistema pra os ultimos pacotes, atualiza os flatpaks e ainda atualiza os containers caso vc tenha algum kkkk

Compreendi!!

Creio que você deve jogar por aí também certo, teve algum erro com o driver NVidia?

Os que eu tive no zorim, me enche o saco qualquer coisa que faço perto do driver NVidia ele simplesmente não funciona mais, quebra por nada.

Uma das coisas q tá me fazendo querer mudar é essa questão do driver, o coisa chata kkkk