Pra começar nem sei direito oq é um container kkkkkk, oq eu sei é q é tipo uma VM mas q só abre o app oq me faz pensar q deve ser muito pesado e lerdo, a única vantagem é poder usar qualquer app
Me corrija, tenho certeza q tá errado
Pra começar nem sei direito oq é um container kkkkkk, oq eu sei é q é tipo uma VM mas q só abre o app oq me faz pensar q deve ser muito pesado e lerdo, a única vantagem é poder usar qualquer app
Me corrija, tenho certeza q tá errado
Se não for pedir muito poderia me dizer um cenário que vc use container
não uso nvida, tenho um notebook, e na verdade raramente raramente rodo, ai vc ne pergunta , pq bazzite então? na vdd uso silverblue, e fiz um rabase pra bazzite pra ver como era , e depois é só fazer um rebase de volta pro silverblue kkkk
Azideia kkkkk muito obrigado pela luz que tu deu na minha caminhada no universo linux
O rebase no sistema rpm-ostree, como usado no Fedora Silverblue, é o processo de trocar a base do sistema operacional para outra variante ou versão. Em vez de fazer uma reinstalação tradicional, você muda de uma árvore do rpm-ostree para outra. Isso permite, por exemplo, trocar do Silverblue (Fedora imutável com GNOME) para o Bazzite GNOME (baseado em rpm-ostree, voltado para jogos e desempenho), mantendo seus dados e flatpaks.
rpm-ostree rebase?O sistema rpm-ostree funciona como um Git para o sistema operacional. Ele não usa pacotes .rpm da maneira tradicional; em vez disso, ele aplica trees (árvores de pacotes) inteiras de forma atômica. O rebase é um comando que muda de uma árvore para outra.
Por exemplo:
bash
CopiarEditar
sudo rpm-ostree rebase ostree-unverified-registry:ghcr.io/ublue-os/bazzite:gnome
Isso troca o seu sistema atual (Silverblue GNOME) pela imagem do Bazzite GNOME, baixando tudo de forma imutável e segura.
Depois, reinicie o sistema:
bash
CopiarEditar
systemctl reboot
Você continuará com seus flatpaks, arquivos pessoais, configurações de usuário. O que muda é a base do sistema operacional.
Se quiser voltar para o Fedora Silverblue:
bash
CopiarEditar
sudo rpm-ostree rebase fedora:fedora/40/x86_64/silverblue
Substitua
40pela versão atual que deseja usar.
Depois, reinicie:
bash
CopiarEditar
systemctl reboot
Flatpaks são independentes da base do sistema. Eles funcionam no Silverblue, Bazzite, Kinoite, etc. São empacotados com suas próprias dependências e isolados do sistema.
O rebase não afeta sua home nem os dados do usuário. Mas, por segurança, é bom ter backup.
Você pode manter várias versões na memória do rpm-ostree e voltar para uma anterior usando o menu de boot (Grub → opções avançadas).
O Fedora Silverblue e o Bazzite usam o OSTree, que funciona como uma árvore de snapshots (imagens imutáveis do sistema). Cada atualização cria uma nova “imagem” (commit) do sistema inteiro. Isso significa que:
Quando você faz um rpm-ostree rebase para trocar do Silverblue GNOME para o Bazzite GNOME ou vice-versa, o que acontece é:
Imagine que cada distro imutável (Silverblue, Bazzite, Kinoite etc.) é um universo diferente. Quando você faz rebase, você troca de universo — GNOME para GNOME, KDE para KDE, ou até mesmo de Fedora para Bazzite — mas você não perde seus arquivos nem seus flatpaks, pois esses estão fora da imagem do sistema.
:
Um container é um ambiente isolado, leve e portátil que roda um sistema com suas próprias dependências, bibliotecas e configurações, tudo empacotado de forma independente do sistema principal.
Pensa num “sistema dentro do sistema”, mas sem toda a bagagem de uma máquina virtual. É rápido, eficiente e isolado.
Toolbox é a ferramenta oficial no Fedora Silverblue (e suas variantes imutáveis como o Bazzite). Ela cria containers baseados em Fedora para que você possa instalar pacotes de desenvolvimento e ferramentas que não dá pra pôr diretamente no sistema principal (porque ele é imutável).
Ou seja, você digita toolbox enter, e entra num ambiente onde o DNF funciona normalmente. Quer instalar Python, Node, GCC, etc? Faz lá dentro.
Distrobox vai além: permite criar containers com qualquer distro Linux (Debian, Arch, Ubuntu, Alpine, etc). Ela usa Podman ou Docker por baixo, mas te dá uma integração tão boa com o host que parece que você está usando um terminal normal.
| Ferramenta | Base | Uso principal | Quando usar |
|---|---|---|---|
| Container | Isolamento genérico | Executar apps ou sistemas isolados | Base de tudo |
| Toolbox | Fedora | Desenvolvimento no Silverblue/Bazzite | Se só precisa de ambiente Fedora |
| Distrobox | Qualquer (Arch, Ubuntu, etc) | Ambientes multiplataforma | Se precisa de outra distro ou mais controle |
Quer programar, compilar, testar algo? Não mexe no sistema principal. Entra num container, faz lá dentro, e mantém o sistema limpo, seguro e imutável.
Se quiser, posso te mostrar como criar e usar um container com Toolbox ou Distrobox.
Perguntar ao ChatGPT
te falo que gostei desse negocio de ser imutavel heheh, na mesma instalação dapra ter varias distros ao mesmo tempo