Open Suse Vantagens para migrar

isso foi relatado no video do Dio sobre openSUSE.
A solução seria re-instalar.

valeu resolveu hehe

3 curtidas

Eu uso BTRFS com snapshots e não vejo problemas de desempenho no SSD.
Já usei Home separada, mas atualmente, em triplo boot, uso uma partição NTFS para compartilhar tudo.
Salvo minhas configurações com o kde-plasma-backup.sh e com o BackInTime.

2 curtidas

amigos mais uma duvida, no suse tem alguma maneira de completar a tradução PT-BR ou e assim mesmo, pois vejo diversos itens ainda não traduzidos

Até onde sei, é traduzido out of the box, sem a necessidade de instalar pacotes extras, como no Manjaro. Possivelmente é algum drama com o Gnome 40 que está fazendo isso. Já rodou um update hoje? Recomendo rodar todo dia para evitar ser pego por updates maiores kkk

sudo zypper ref && sudo zypper dup && sudo zypper pa --unneeded e sudo zypper clean

Onde:

  • sudo zypper ref → sudo dnf refresh ;
  • sudo zypper dupsudo dnf full-upgrade ;
  • sudo zypper pa --unnededsudo dnf autoremove ;
  • sudo zypper cleansudo dnf autoclean .

E um pequeno, mas importante detalhe, SUSE é empresa por tráz do SLE e, o SLE != openSUSE :grimacing:

2 curtidas

show!
mas eu uso xfce isso muda em algo?

Ah, pensei que estivesse com o Gnome 40 por causa deste print:

O XFCE está a “pouco” tempo no openSUSE da mesma forma de selecionar como o Plasma ou Gnome. Pode não ter sido curado o sufuciente, digamos assim

1 curtida

a entendi, no mais sem problema,
ba e costume de usar a gnome software kkkkkk acontece

haha acontece. Recomendo usar o YaST software management de agora em diante. Tira a Gnome software e marque-a como taboo e seja feliz

2 curtidas

Vai no yast é verifica se está ativo essa opção:

Mas pode ser o que o @JG22 falou.

1 curtida

Esta assim amigo

1 curtida

openSUSE vem sem codecs, é normal isto, é necessário adicionar o repositório packman e “comutar” os pacotes.
Dê uma olhada nesta publicação, no tópico “Instalar codecs de áudio e vídeo”: Novidades e pós instalação do openSUSE Leap 15.3

Acontece que algumas semanas após o openSUSE Leap 15.3 ter sido lançado, o vlc-codecs do repositório packman foi removido por alguma razão (comentei aqui), ou seja, o jeito é instalar o vlc-beta, cujo reprodutor de vídeo já possui o vlc-codecs embutido… ou escolher um outro reprodutor de vídeo (Ex.: smplayer é completo).

Sim, isto é uma solução.

Bem, não é exatamente uma solução, mas funciona, porém, sem o vlc-codecs.

VLC sempre funcionou tranquilo no openSUSE Leap, mas nestes últimos meses aconteceu do vlc-codecs ser removido do repositório packman referente ao Leap 15.3, e eu desconheço o motivo.

6 curtidas

ola amigos venho aqui reportar que desde o dia de instalação esta tudo correndo muito bem sem problemas sem crash bugs ou algo do tipo, e sim Yast e Vida rsrsrs

to adorando o sistema, e se comparado ao fedora parece que o fedora nem atualizava rs

8 curtidas

pq em xfs? curiosidade

esse YaST me deixou bem confuso um tempo atrás quando resolvi testar o suse, tem algum tutorial pra aprender a usar direito?

Pq é o que eles colocam como padrão. E se vc não conhece muito da distro, não vai querer atiçar o bicho com vara curta (nem será tão simples achar infos nos fóruns para sistemas de arquivos que não o que vem como padrão)

ué gente, se foi removido do repositorio pq não colocaram de novo?

amo, vou instalar logo mais!

O YaST, de forma curta e grossa, é como um painel de controle tunado. O máximo que, um usuário básico/leigo precisa saber mexer é na parte de Software Management, que é como, entre muitas áspas, o Synaptic ou o DNF Dragora.
Por exemplo, caso eu queira baixar a Steam, novamente, basta digitar o nome no campo de pesquisa e manda instalar:

3 curtidas

Porque não é simplesmente assim que funciona. Codecs de áudio e vídeo costumam possuir uma parte proprietária que, em muitos países, pode infrigir lei de copy right e derivados… Ainda mais agora que o Leap 15.3 retornou a usar os binários do SLE (V15 Sp3). Uma distro comercial…

3 curtidas