OneDrive no Linux?

Se você usa ou usava Windows, e a suíte Office 365, deve conhecer o OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem da Microsoft que possui integração com Windows 10. Conheça uma alternativa gratuita para sincronização no linux o projeto Onedriver.

O Onedriver, cria uma unidade de disco virtual, onde monta seu OneDrive, e sincroniza os arquivos que estão lá, por ele você tem acesso a seus documentos e pode copiar e colar pelo próprio navegador de arquivos.

Primeiramente, temos que baixar o software através deste link, até o momento desse post, a versão mais recente é a 0.9. Se você usa debian ou ubuntu, o desenvolvedor disponibiliza um pacote .deb, caso utilize outra distro, terá que compilar o pacote .tar.gz, saiba como através desse link.

Após instalado, abra o aplicativo. A configuração é simples, basta colocar o email e a senha do seu OneDrive. O aplicativo desaparecerá da tela, e você verá que foi criada uma pasta chamada “OneDrive” na pasta Home, e na aba de dispositivos, aparecerá um disco novo com o seu e-mail.


Feito isso, o OneDrive estará montado, basta arrastar um arquivo para esse disco, que ele será sincronizado, ou pegar os arquivos do seu OneDrive.

Vale ressaltar que esse é um projeto em andamento, e você pode encontrar falhas no processo, se você realmente precisa de uma integração com o OneDrive, uma alternativa interessante é o InSync. Inclusive tem um video do canal Diolinux ensinando a como integrar o InSync ao Onedrive.
Você utiliza o OneDrive? O que você acha desse projeto? Deixe aqui nos comentários, e até a próxima dica!

6 curtidas

Só faltaram os links! Pq o app me interessa…

Segue o link:

@umcarlinho pode ter esquecido

:sweat_smile:

Crédito ao nosso amigo @eddiecsilva

2 curtidas

Opa, esqueci de linkar aqui, já vou consertar

1 curtida

Eu consegui pelo link que o @thespation deixou ali. Valeu!

1 curtida

Sem problema, é que esqueci de colocar na hora da postagem, espero que tenha ajudado

Olá… Experimentei o Onedriver no Linux Mint Vanessa e foi ótimo, funcionou perfeitamente. Porém, no Kubuntu 22.04, ao instalá-lo ele simplesmente REMOVE O PRÓPRIO KDE! (se não me engano ele remove o pacote kubuntu-desktop e mais uns 6). Na reinicialização do computador, cadê o ambiente gráfico? Ou seja, tem-se que reinstalar tudo o que o Onedriver removeu (e se desconfigura tudo, um pé no saco, o Kubuntu não volta a ser como antes). Por que diabos isso acontece? Tem como evitar essa remoção? Não lembro se utilizei a instalação gráfica do pacote .deb do Onedriver ou pelo terminal via dpkg…

Isso pode estar acontecendo pois o Onedriver tenta instalar algum pacote recomendado que substitui o kubuntu-desktop. Talvez se instalar utilizando a tag --no-install-recommends isso não ocorra, por exemplo:

sudo apt install ./onedriver.deb --no-install-recommends

Sei que esse post é antigo, mas queria compartilhar um outro projeto de onedrive que uso a bastante tempo e funciona muito bem.

1 curtida

Muito obrigado patrickg! Deu certinho! O Onedriver normalmente tenta instalar 1 coisa só e remover outras 6 ou 7, o que detona o KDE (absurdo!). Com a tua instrução, ele só instalou e não removeu nada. Apesar de uma linha de erro no final, falando algo sobre um download não permitido e acesso negado, instalou e funcionou muito bem. Desculpem-me a demora.

1 curtida