Onedrive Client

Boa noite, Alguem conhece um cliente onedrive para linux? achei o onedrive-D , tem algum mais amigável? para usuário básico?

Grato!

Chegaram a me indicar um app, mas confesso que não utilizei ainda, pois acabei usando a versão web na época.

Caso possa testar, segue o link:

Depende da distribuição que você está usando, no Ubuntu 19.04 tem uma implementação do projeto Onedrive para linha de comando que funciona super bem.

Uso o Onedrive para meus arquivos de trabalho e não tenho do que reclamar.

1 curtida

Obrigado Pela dica ! mas é para um usuário Basico assim ele vai ter dificuldade de configurar… o ideal seria algum que snap ou flatpak para facil instalação de preferencia usando interface gráfica. Pelo que vi tem não tem muita coisa… Algo como o do Megasync seria o ideal.

Ubuntu 19.04, estou procurando algo como o mega Sync, já que é para uma pessoa com poucos conhecimentos em linux.

1 curtida

Depois de configurado, não há mais nenhuma necessidade de interação no Terminal. Mas se precisa de interface gráfica dá uma pesquisada no insync.

Onde encontro informações para instalação desse do ubuntu? pode ser uma alternativa para mim

O Dio tem um vídeo falado sobre essa ferramenta, dá uma olhada no canal dele no YouTube.

O Insync ainda não tem suporte para Onedrive (estão em fase de testes, mas não liberaram ainda).
Recentemente me deparei com um programa muito interessante: EXPANDRIVE.
Esse cara conecta com vários serviços cloud, como Dropbox, Box, Google Drive, Onedrive, Nextcloud, Amazon, etc… e de forma “file stream”, ou seja, sem baixar os arquivos pro seu HD (assim como o Onedrive no Windows).
O único e grande problema é que ele não é free. :woozy_face:
E custa caro… U$50.00

Pode-se testar por 7 dias. Depois, ele continua funcionando, mas por apenas 20 min. Não sei se este tempo (20 min) é por dia, por sessão ou se pode-se reiniciar ele depois dos 20 min e continuar por mais 20… não cheguei a testar isso.

Eu vi esse expandrive se fosse mais barato até compraria, mas sai quase mais caro do que é pago no onedrive.

1 curtida

Boa tarde, amigo! vi sua postagem e estou enviando essa msg para pedir uma dica sobre esse cliente terminal para ubuntu. eu segui um tutorial na internet que está baixando todas minhas pastas pro meu ubuntu, porém não sei como faço para selecionar quais pastas realmente quero que seja sincronizada. Sabe me ajudar com isso?

Olá @jlrs19833 tudo beleza?

O recurso que você precisa ativar é o “sync_list” - basicamente é um arquivo de texto onde diz quais diretórios serão sincronizados e quais não serão.

A documentação no github é muito bem escrita e com exemplos práticos, então acredito que você vai conseguir configurar tudo o que precisa apenas lendo os documentos de “USAGE” e INSTALL"

:vulcan_salute:

1 curtida

@eddiecsilva, estou buscando no material do github e não encontro como usa a opção sync_list. O que consegui observar é que consigo sincronizar pastas específicas, porém do pc > onedrive. o que quero, na realidade, é fazer onedrive > pc mas não todas as pastas, apenas algumas… similar ao que é feito no windows onde vc escolhe quais pastas remotas quer sincronizar.

O nome correto é “sync_dir” escrevi de memória sem consultar a documentação e passei a informação incorreta, desculpe.

@eddiecsilva Testei aqui a sua orientação e deu tudo super certo. Aliás, você estava certo quando mencionou os doi modos, seja atravé sdo sync_list ou do skip_dir. O sync_list basta ser criado no .config/onedrive/ e dentro dele vc coloca o nome da(s) pasta(s) que quer fazer o download. E o Skip_dir basta colocar o nome da pasta que não quer que seja feito o Download. No meu caso como tenho apenas poucas pastas para fazer o Download, preferi usar o syn_list.
Deixo aqui meu agradecimento pela orientação e pela dica do caminho a seguir.

:facepunch:

1 curtida

@eddiecsilva uma última dúvida, você sabe como posso fazer para o onedrive iniciar no boot? rodei o comando na documentação mas não ocorre o start no boot.
systemctl --user enable onedrive

Esse comando é para sistemas que usam systemd, se não funcionou é possível que sua distribuição utilize initd.

No próprio usage tem o comando, faça um teste.

1 curtida