Onde estão os usuários OpenSUSE?

Não sei como você fez, se removeu o GNOME e instalou o Plasma, ou instalou o Plasma mantendo o GNOME (o que acaba mantendo softwares de ambos DEs misturados), mas enfim… existe o jeito correto de fazer isto, que é através do Tasksel.

Após ler esta matéria, eu realizei experimentos no Xubuntu 20.04, e deu certo, porém, apenas em alguns casos, alguns aplicativos ficaram.

Ainda sim prefiro realizar uma instalação limpa de uma ISO com o ambiente hehe.

Em relação ao openSUSE, por padrão ele vem com Patterns, ou seja… se o Pattern do GNOME estiver instalado, e você remover um aplicativo do GNOME… na próxima vez que o GNOME (ou Pattern do GNOME) for atualizado, aquele aplicativo removido será reinstalado… algo mais ou menos assim… visto que ainda não entendo muito bem sobre este assunto.

Pattern é uma forma de manter o sistema operacional completo para o usuário final, tanto em aplicativos quanto dependências satisfeitas, o que é perfeito para um público, mas pode ser considerado “chato” para outro público.

Creio que há como remover os Patterns, mas não vou continuar comentando sobre isto, visto que ainda sou iniciante e posso acabar passando informações erradas.

Muito obrigado Ewerton, ajudou bastante.

Não sei se é impressão minha mas parece que os repositórios do openSUSE são muito completos, essa é uma coisa que estou procurando também, hoje instalado metade dos apps via Snap, e seria muito mais prático e fácil se tivesse tudo no repositório e atualizado de preferência.

É a impressão que estou tendo também rsrs

Não sou programador, recentemente estou jogando muito no Steam, então no meu uso pude perceber alguns aplicativos que estão nos repositórios oficiais do openSUSE, são eles Lutris, Discord… inclusive Godot Engine.

Eu optei por adicionar o repositório da comunidade “Packman”, que é recomendado para quem queira codecs de áudio e vídeo.

Por padrão, os repositórios oficiais do openSUSE são de prioridade 99 (Prioridade Normal), e se o usuário optar por adicionar o repositório Packman, este repositório contém codecs de áudio e vídeo e precisa ter prioridade 90 (Quanto menor o número, maior a prioridade).

Após adicionar o repositório com prioridade 90, é necessário executar este comando (apenas 1 vez):

zypper dup --from packman --allow-vendor-change

Este comando é a “permissão para a troca de fornecedor” (openSUSE para packman), ou seja, alguns pacotes do sistema operacional que estiverem presentes no repositório Packman, sempre serão atualizados pelo repositório Packman (É o recomendado pela Wiki).

OBS-Studio não está nos repositórios oficiais do openSUSE, mas após adicionar o repositório Packman, eu pude instalar OBS-Studio normalmente.

Já o Discord, ele está presente nos repositórios oficiais do openSUSE, e foi deles que instalei, porém, após adicionar o repositório Packman, meu Discord foi trocado pela versão do repositório Packman, visto que eu dei permissão para a troca de fornecedor.

Pode ser um pouco confuso agora, mas após instalar o sistema e brincar um pouco, as coisas ficam bem claras :smile:

Qualquer dúvidas, só comentar aí.

3 curtidas

Essa é uma parte engraçado do openSUSE pra mim, alguns programas que são rotineiros de estarem nas distros eu acabei por não encontrar no seus repositório oficial. Já programas que eu nunca tinha visto em repositórios assim, estão, como a Godot Engine e o próprio Discord.

2 curtidas

Não removi o Gnome, com isso ao instalar o Plasma ficou uma grande quantidade de aplicativos. Como eu não estava conseguindo deixar o Plasma do jeito que eu queria, ia levar tempo, resolvi remover e aí deu no que dei hehehe.
Já usei o tasksel no LMDE para instalar o Gnome e ficou muito bom.
Meu notebook é híbrido, Dell G3 com uma 1050.
Usei na época o Tumbleweed e não tive problemas com isso.

1 curtida

Obrigado por lembrar, editei e acrescentei no comentário anterior.

Ando estudando um pouco de PixelArt e Godot Engine, tenho um certo interesse em desenvolver um game 8-bit num futuro não tão distante, e vê-lo no repositório oficial foi bem bacana.

Eu não percebi, poderia citar alguns?

Eu só pude perceber que, tanto o Firefox quanto o Thunderbird, estão com os nomes “diferenciados” nos repositórios oficiais do openSUSE…

Ou você instala via YaST, pesquisando por “firefox” e “thunderbird”, ou via terminal:

sudo zypper install MozillaFirefox
sudo zypper install MozillaThunderbird

É a primeira vez que vejo pacotes com letras maiúsculas :sweat_smile:

2 curtidas

Será que em quantidade de pacotes e ritmo de atualizações dá para comparar o OpenSuse Tumbleweed com o Arch Linux?

1 curtida

Plasma 5.20 foi lançado em 13/10, e chegou no Tumbleweed 3 dias depois (16/10).

Em 20/10 lançou o primeiro pacote de correções para o Plasma (5.20.1), e hoje (23/10), meu Tumbleweed atualizou para o Plasma 5.20.1.

Eu não conheço Archlinux, mas acredito que Tumbleweed tenha um ritmo semelhante ao do Manjaro.

Em relação a quantidade de pacotes dos repositórios oficiais, aí eu não sei dizer, mas deve ter como encontrar a quantidade de pacotes Archlinux e Tumbleweed em algum lugar na net.

1 curtida

Fiquei curioso e fui fazer as contas:

11319 no Arch - Arch Linux - Package Search

No openSUSE, não achei um site que dá o número puro, mas são 40327.

Materiais e métodos

Baixando do repositório deles o INDEX.gz (que tem a lista de pacotes) e rodando:
gunzip -c INDEX.gz | grep 'x86_64\|noarch' | wc -l
(extrair o arquivo para a saída, filtrar apenas os pacotes independentes de arquitetura e os pacotes para PCs de 64 bits, contar as linhas)


Nota

Vale lembrar que só esse número não é uma imagem completa. Os pacotes do Arch são bem completos (contém headers para programadores, documentação, script pra responder ao TAB do shell, etc.), enquanto o openSUSE (aliás, a maioria das distros) picota isso em pacotes separados. Pra fazer uma comparação justa, seria necessária uma análise mais profunda dos dados, ou no mínimo agrupar pacotes com nomes parecidos.

Ainda assim, realmente tem mais coisa no repo oficial do openSUSE. Um bocado de treco aqui no meu Arch é AUR/AppImage/Flatpak que eu não consigo achar no repo oficial, mesmo coisas de código aberto.

2 curtidas

Pode ser, mas no repo não tinha pacotes simples como o cmake - fui rodar um script e faltavam esses no Tumbleweed na VM. Pode ter sido um erro, mas sei lá!

1 curtida

Imaginei que alguém ficaria curioso kkk, só não pesquisei porque sou muito ruim em pesquisar este tipo de informação, ainda mais em um smartphone.

Fiz uma busca, o cmake apareceu, também fui no YaST verificar de qual repositório ele pertence, e é do repositório oficial:

1 curtida

Eita, juro não lembrar agora, só lembro do último que era o nobleNote e eu não encontrei.

Essa eu não sabia, no openSUSE eu abandono o terminal de vez e vou para o YaST, então essas coisas passam desapercebidas por mim.

1 curtida

Pois é, mas não rolou - e acabei deletando o Tumbleweed da VM… outra vez tento

1 curtida

Esse número do pacotes do Arch inclui só o oficial, ou o AUR e companhia também?

Agora que vi a pergunta, mas naquela contagem estão apenas os oficiais.

Naquele repology.org, o AUR ganha disparado de qualquer outro repositório oficial ou não oficial em contagem de pacotes.

(exagerei com o disparado, o NixOS chega perto)

2 curtidas

Esse tópico ficou em 2020 somente? Há um novo para 2021? Se sim, me avisem, por favor, por ora vou deixar uma dúvida aqui.

Estou pesquisando sobre o openSUSE e pensando em usar como próxima distro. Minha dúvida é: existe alguma diferença importante em usar as configurações recomendadas do openSUSE pra sistema de arquivos (usando o BtrFS pra / e XFS para /home) ou usar ext4 não vai mudar muito assim?

2 curtidas

Se usar o ext4 na raiz, perderá a função de rollback e snapshots do sistema, que é bem legal. Quanto à home ser em ZFS, não sei. Eu uso Garuda com raiz em btrfs e home separada em ext4 e ele não reclamou

4 curtidas

Entendi! Então acho que quando for fazer deixarei Btrfs na raiz e ext4 na /home.
Outra coisa: as isos live CDs que são consideravelmente menores em tamanho do que aquela iso de 4gb possuem alguma diferença muito importante? Do tipo, se usar a live CD (menor) terei que ficar instalando drivers e codecs manualmente ou vem tudo pronto assim como na outra iso? Não sei se me fiz entender.

2 curtidas

Em geral, ISOs pequenas (tamanho CD) dependem de grandes downloads de pacotes durante a instalação. Em geral, não são “Live”, mas apenas “Installer”, sem DE.

Acho mais prático baixar ISOs Live (tamanho DVD) enquanto estou numa distro instalada, porque se o download for devagar, ou der outro problema, posso navegar e procurar outro espelho.

Durante uma instalação com CD-Installer, se ficar lento ou der problema, pode ser mais trabalhoso procurar solução ou alternativa.

4 curtidas

Vale lembrar que openSUSE nenhum vem com codecs, até mesmo a ISO maior de 4 GB é necessário adicionar o repositório comunitário Packman e instalar os codecs de áudio e vídeo.

Dê uma olhada aqui: Onde estão os usuários OpenSUSE? - #40 by ewertonurias

4 curtidas