Onde está o Ubuntu MATE 25.10? E o Unity?

O Ubuntu 25.10, Questing Quokka, chegou como Beta, depois chegou como versão estável, e na lista de variações que invariavelmente são lançadas também (Kubuntu,Lubuntu, Edubuntu, Ubuntu Budgie etc.) NÃO FIGURAVA o Ubuntu MATE.

Sinal de tempos ruins para uma das variações mais queridas e leves do sistema da Cannonical?

No site do Ubuntu MATE a edição 25.10 aparece disponível para download. Mas não há no Distrowatch até agora a menção ao lançamento com links para nota de release e para a nova ISO.

Quando os betas do 25.10 surgiram, a falta do Ubuntu MATE foi sentida e debatida pela comunidade de utilizadores.

Estranho, ontem tentei baixar o Ubuntu Sway e reparei que o site está fora, tentei hoje e ainda não carrega, pensei que era só o sway.

1 curtida

Olá!

Uma pena. Uma das distro que curto muito e foi a minha workstation desde o Ubuntu Mate 16.04. Depois do 22.04 veio quase que só em correção e tal. Tirando o Gnome o início do trabalho pra um Mate Wayland iniciou bem antes do Xfce, por exemplo. Mas faz mais fe anos que tá empacado no progresso. Mesmo que a lista de implementação esteja indicando quase 80% e tenha como rodar com Wayland nem vi mais previsão de uma release oficial com Wayland. Não que isso seja imperativo pra existência da distro, mas mostra uma grande desaceleração no projeto.

A build pra Raspberry tbm foi uma das principais logo que o Martim levou a receita pra própria Canonical que não tinha a build oficial e assim o Martim lançou a 20.04 oficial pro Rasp pra Canonical e dai no lado do Mate foi parando e nem tem mais…

É aquela dificuldade sobre projeto open e a “instabilidade” de uma receita previsível e pertinente para esforço. Vai minorando avanaços. Houve uma época que a equipe fazia um pouco mais de buzz em lives, podcast e tal até junto a canal comum ao Ubuntu, mas…

Bom, estou torcendo e busco ajudar de alguma forma testando, divulgando e até a 22 ainda interagia mais com os devs. Mudanças em meu workflow tbm tive que variar um pouco o caminho.

2 curtidas

Entrei agora no site do Ubuntu Mate e o release está lá. Realmente é uma ótima distribuição.

Não vi nada sobre o Ubuntu Unity, esse está até com o site da distribuição abandonado.

1 curtida

Parece que está desorganizado o ecossistema de variantes (também chamadas de “sabores”) do Ubuntu. O desenvolvimento de variantes reconhecidas como oficiais parece carente de um bom acompanhamento, parece sofrer falta de uma instância coordenadora. Já que isso envolve distribuições com reconhecimento oficial, essa bagunça causa perplexidade…

como a canonical não se responsabiliza pelos sabores, cada um que dê seus pulos. :stuck_out_tongue_winking_eye:

4 curtidas

Sim, vdd. No entanto pensoque há um problema nisso. Se os sabores oficiais começarem a dar problemas e falta de suporte cairá na reputação da marca Canonical/Ubuntu.

Um conselho com crivo mais forte, da Canonical, deve começar a intervir e retomar a régua de cobrança. Se o sabor não tem mais como se manter que seja removido a homologação.

Pode parecer ruim uma exigência dessa, mas são pelas inúmeras más experiências em distros satélites que o Linux se enfraquece como sistema em via desktop.

Acredito que haverá essa demanda de reorganização dos sabores. Mesmo porque todos tem seu papel importante num ecossistema de base e DEs.

Torço para que virando o ano tenham novo fôlego e venham se reforçando.

1 curtida

Gente, lançamentos atrasam, nada de anormal

No caso do Ubuntu Unity acho que é mais complicado, estou no Discord deles, não tem nenhuma postagem do time de desenvolvimento a mais de um ano.

No próprio site do Ubuntu a 25.10 é só daily build. Acho que a distribuição foi abandonada de vez.

2 curtidas

“Unity decided to not release their flavor because they were not going to be ready.”

1 curtida

A pessoa que usa esse Ubuntu Unity como sistema principal deve ter sérios problemas com nostalgia, sério. Não existe um bom motivo para alguém em sã consciência usar um negócio desse.

2 curtidas

Usei até pouco tempo em uma máquina secundária, o desktop é realmente muito bom. Mas, desisti por conta do aparente abandono da distribuição.

Pra mim pareceu bem comum, não muito diferente do Mate ou XFCE.

O Mate e o XFCE são dois projetos sólidos e longínquos, além de serem bastante confiáveis. Mais do que isso, ambos são reconhecidos por serem leves e adequados para hardware antigo, ou seja, possuem uma demanda e resolvem um problema. Qual demanda o Unity atende? Racionalmente, não faz sentido algum usá-lo como sistema principal.

1 curtida

O Unity 7 é estranhamente produtivo quando se usa todos os recursos, pena que a equipe atual resume o Unity a barra lateral com menu global, por exemplo:

• Com o HUD, Krita, GIMP, Inkscape, Kdenlive… tem a curva de aprendizado drasticamente reduzida
  • Menu global cria ancoras visuais na interface
  • Lentes organizavam sozinhas arquivos e vários…
  • Tinha um recurso (que eu não sei porque eles não conseguiram/quiseram implementar)

Ele não é ruim, ele tá mal gerido

2 curtidas

Pelo que entendi o desafio é o Compiz, li um comentário que pra excluir o Compiz e transformar o desktop compatível com Wayland teriam que reescrever boa parte do código.

Mate atualmente no Debian, Ubuntu e Linux Mint está com pacotes extremamente desatualizados.

Então não está sendo bastante confiável.

Tive problemas com o Engrampa quebrando links simbólicos por ele estar numa versão muito antiga.

O XFCE tem como um de seus apps o Parole, sendo um player de vídeo GStreamer, que também não é confiável, os players de vídeo GStreamer possuem problemas com legendas multi linha e legendas externas.

Honestamente parece que você não usou o Mate, XFCE e seus apps recentemente, ou seu uso é muito básico.

1 curtida

Que me conste, os projetos de Xfce e MATE estão ativos, e avançando para uma breve compatibilização plena com o Wayland. O colega classificá-los como projetos sólidos e longevos é acertado.

2 curtidas

A questão é que como não resolveram ainda o problema dos pacotes desatualizados, na prática, muitos usuários são afetados por problemas que já foram resolvidos.

E não lembro de ver versões Snap ou Flatpak dos apps do Mate, se existissem, poderiam reduzir o problema.

Sobre o Parole que é do XFCE, só dele ser um player GStreamer, já é um problema por si só.

É aquele tipo de app que só tá lá para ser bonitinho, pois provavelmente terá que ser substituído, seja pelo MPV ou pelo VLC.

A Base Debian está com o mate ainda na versão 1.26 e a mais atual é a 1.28