No GNOME não acho feio – um preto mais escuro ficaria muito mais bonito – porém em DEs Windows-like fica terrível. Isso é uma coisa que o Windows 10 fazia bem: O tema escuro – nos locais onde ele estava disponível – era realmente escuro, no entanto o Windows 11 também passou a adotar essa estetica acinzentada.
Nuss… como você consegue esse nível de transparência?
Gostei bastante.
Bem, pelo que tenho visto, me parece mais do mesmo. Apenas um pouco mais escuro no modo “dark” e icones… bem sei lá eu estou achando do que já vi, mais do mesmo. enfim… KDE é super personalizável, então… o céu é o limite.
É bastante bonito mas pense que o Plasma quer entregar algo comercial, que possa ser instalado em máquinas OEM; então nunca teremos esse nível de personalização ou visual num sistema por padrão; mas como bem dito aqui, independente o padrão adotado, o poder de personalização continua o mesmo.
Mas é bom que o KDE padronize os apps, tenha coesão visual e melhore o padrão entregue; quanto as imagens, ainda está bastante cru, e a demora em apresentar mudanças mais significativas vem de dificuldades técnicas e muita coisa que precisou ser revista e padronizada. Se vc acompanhar o andamento do Ocean e Union, verá que por trás de aparentemente mais do mesmo, é uma grande revolução, algo que a muito tempo não se tinha no projeto KDE.
Uai…
Nessa postagem que você indiciou, não mostrei nada “realmente” transparente… Poderia indicar o que vc se refere?
O efeito Blur no menu e na barra de títulos.
Ok
No Menu e no Painel, o efeito é do “Plasma Style” chamado “Maia Transparent” – originário do Manjaro:
Ele depende um pouco da configuração de Blur – que pode variar, conforme o Wallpaper:
A barra de título e o contorno das janelas vem da “Decoração de Janelas” chamada “transparent-oxygen” – que instalei há muitos anos, ainda no Plasma 5, e continua preservado nas minhas partições /home. – No Artix, não consigo mais encontrar, para baixar. Não sei se em alguma outra distro ainda é possível. Talvez seja possível baixar diretamente da KDE Store:
Naquelas imagens, nem estava tão transparente assim. – Semana passada, fiz uns ajustes – diferentes, em cada distro, de acordo com cada Wallpaper:
Aproveitei para ativar aquela opção de “ajustar a cor de destaque conforme o Wallpaper”. – No Artix, pegou um verde meio-amarronzado, que achei interessante.
Em algumas distros, o resultado não foi tão bom – e escolhi manualmente alguma das cores das bolinhas à direita dessa opção:
Eu adorava o tema maia do manjaro kde.








