Ocean: Novo padrão de cores, estilo e ícones no KDE Plasma

No GNOME não acho feio – um preto mais escuro ficaria muito mais bonito – porém em DEs Windows-like fica terrível. Isso é uma coisa que o Windows 10 fazia bem: O tema escuro – nos locais onde ele estava disponível – era realmente escuro, no entanto o Windows 11 também passou a adotar essa estetica acinzentada.

PRÉVIA DOS ÍCONES

Lembrando que quem estiver no Plasma 6.7 pode testar o Union; primeira vez que é disponibilizado.

Nuss… como você consegue esse nível de transparência?

Gostei bastante.

Bem, pelo que tenho visto, me parece mais do mesmo. Apenas um pouco mais escuro no modo “dark” e icones… bem sei lá eu estou achando do que já vi, mais do mesmo. enfim… KDE é super personalizável, então… o céu é o limite.

Eu prefiro algo nessa linha que está o meu agora:

É bastante bonito mas pense que o Plasma quer entregar algo comercial, que possa ser instalado em máquinas OEM; então nunca teremos esse nível de personalização ou visual num sistema por padrão; mas como bem dito aqui, independente o padrão adotado, o poder de personalização continua o mesmo.

Mas é bom que o KDE padronize os apps, tenha coesão visual e melhore o padrão entregue; quanto as imagens, ainda está bastante cru, e a demora em apresentar mudanças mais significativas vem de dificuldades técnicas e muita coisa que precisou ser revista e padronizada. Se vc acompanhar o andamento do Ocean e Union, verá que por trás de aparentemente mais do mesmo, é uma grande revolução, algo que a muito tempo não se tinha no projeto KDE.

Uai…

Nessa postagem que você indiciou, não mostrei nada “realmente” transparente… Poderia indicar o que vc se refere?

O efeito Blur no menu e na barra de títulos.

Ok

No Menu e no Painel, o efeito é do “Plasma Style” chamado “Maia Transparent” – originário do Manjaro:

Ele depende um pouco da configuração de Blur – que pode variar, conforme o Wallpaper:

A barra de título e o contorno das janelas vem da “Decoração de Janelas” chamada “transparent-oxygen” – que instalei há muitos anos, ainda no Plasma 5, e continua preservado nas minhas partições /home. – No Artix, não consigo mais encontrar, para baixar. Não sei se em alguma outra distro ainda é possível. Talvez seja possível baixar diretamente da KDE Store:

Naquelas imagens, nem estava tão transparente assim. – Semana passada, fiz uns ajustes – diferentes, em cada distro, de acordo com cada Wallpaper:

Aproveitei para ativar aquela opção de “ajustar a cor de destaque conforme o Wallpaper”. – No Artix, pegou um verde meio-amarronzado, que achei interessante.

Em algumas distros, o resultado não foi tão bom – e escolhi manualmente alguma das cores das bolinhas à direita dessa opção:

Eu adorava o tema maia do manjaro kde.