OBS studio não reconhece câmera do celular pelo Iriun

Oi pessoal! Tudo bem? Acabo de chegar nesse espaço! Agradeço desde já.

Vim por um problema que não consigo resolver. Já pesquisei bastante, mas não encontro solução. Consegui fazer a camera do celular Xiami Note 3 rodar no laptop com o Iriun.
No entanto, quando abro o OBS, e adiciono um dispositivo de captura de video, ele mostra apenas a minha webcam interna do laptop. A câmera do celular que está ativa pelo Iriun nem aparece como opção dentro do OBS.
Alguém poderia por favor me ajudar com isso?
Uso linux mint 20 64bits. Baixei o OBS do flathub. O Iriun está atualizado.
Qualquer informação que precisarem, é só falar.
Muito obrigado!

Olá @Gui_Zacura bem vindo.

Já viu esse vídeo aqui? Talvez isso possa te ajudar. Além disso, tem essa outra opção aqui também.

:vulcan_salute:t2:

Geralmente aplicações em sandbox não se misturam com apps .deb, tente usar o obs do repositório para ver se funciona.

1 curtida

Ou autorizar o acesso do flatpak a seu ambiente usando as opções no Flatseal (instalável via Flathub)

2 curtidas

Eu havia pensando nisso. Agora que você disse, fiz o teste, mas infelizmente não resolveu. Continua o mesmo comportamento… Se tiver alguma outra ideia. Muito obrigado!

Já que o erro persiste com a versão do repositório, creio que não tem a ver com isso. Será que valeria a pena reinstalar e testar mais essa? Obrigado! Outras sugestões serão muito bem vindas!

Tenta, mas se a do repositório não funcionou, acho pouco provável que funcione a versão em Flatpak, mesmo dando as devidas autorizações. Deve haver algo errado com a configuração do próprio OBS. Vc está rodando tua interface em XOrg ou Wayland?

1 curtida

@Rodrigo_Chile
Também acho muito pouco provável. Aqui é XOrg. Não entendo muito disso, pesquisei e descobri como verificar, com esse comando:
$ echo $XDG_SESSION_TYPE

Se não for suficiente, me avisa!
Valeu!

1 curtida

Continuo sem conseguir resolver… alguém mais teria ideias para testar? Obrigado!

Testou o Droidcam?

1 curtida

Eu cheguei a instalar, mas depois como deu certo com o Iriun eu desencanei. Tenho o IP Webcam também no celular, mas não dei conta de entender, me pareceu bem complicadinho, mas sei que é o mais configurável, e com mais recursos. Vou fazer isso de testar outros softwares então, mas não entendo porque o OBS não reconhece o Iriun, realmente. Tenho certeza que dá pra ajeitar isso. De qualquer modo, se o Droidcam ou IPWebcam funcionarem, tá ótimo. Obrigado, Rodrigo!

1 curtida

Eu tive o mesmo problema de falta de reconhecimento, o que eu fiz pra contornar essa situação?!

Básicamente criei uma captura da janela do programa iriun, personalizada para mostrar soment a preview da janela, decidi então ajustar para minha configuração do obs para a overlay, a qualidade de imagem não ficou ruim e também não tive problemas de travamento.

Bom, é uma gambiarra, mas foi o que consegui fazer com o que tinha no momento, posso fazer com imagens mais tarde quando chegar em casa, pois agora estou no médivo.

Espero ter ajudado.

2 curtidas

Eu também tive essa ideia, pois com a captura da janela do Iriun eu notei que podia ver a câmera. Mas havia uma perda de qualidade, que imagino se possa corrigir ou ao menos suavizar com outros parâmetros. É uma solução temporária a se considerar, realmente. Obrigado!

@Rodrigo_Chile, instalei o droidcam e o OBS reconheceu. Deu certo! Valeu pela dica!

1 curtida

Blz! Marca aí algum post como solução pro pessoal que tiver o mesmo problema poder se guiar… :slight_smile:

1 curtida

@Rodrigo_Chile
Vale dizer, sem desmerecer sua ajuda, que o que alcançamos ainda é uma solução parcial. Sinceramente, para mim o importante era fazer funcionar a câmera no OBS, com qualquer software, de modo que o meu problema está resolvido, e deixo aqui meu agradecimeto! :slight_smile:
Mas o problema técnico entre OBS e Iriun permanece sem solução, e vimos aí que há outras pessoas com o mesmo problema. Isso é com os desenvolvedores…
Abraço, e muito obrigado!

1 curtida

Acabo de descobrir que estou sem som em tudo.
Deve ter relação com esse passo da instação, que segui:

Bloco de Citação
Sound (optional)
Run sudo ./install-sound .
This will load the Linux ALSA Loopback sound card, which the Droidcam client will use for audio input.

Mas mesmo com Droidcam fechado, o som não volta. Isso rola com o Reaper também, um programa para trabalhar com audio. Sempre que está aberto, não consigo ativar o som em outros aplicativos.

O que faço?

Pelo que vi por aqui, é um problema recorrente tanto do Iriun quanto do DroidCam… tem tópicos a respeito aqui no fórum, dá uma fuçada!
Sobre o Reaper, não sei mesmo, sugiro abrir outro tópico caso você não encontre nada por aqui

1 curtida

Mas @Gui_Zacura, penso que no caso do OBS, uma solução melhor é captar o som separadamente, usando uma interface de áudio ou o microfone embutido, caso seja um notebook… menos dor de cabeça e possivelmente uma melhor qualidade de som (seguramente no caso de uma interface profissional, como as da Behringer ou MAudio)

1 curtida

No iriu você conseguer ver a opção de som?

Sem dúvida, mas no momento não tenho interface. O problema do microfone do notebook é que tem muito ruído. Queria captar o audio pelo microfone de lapela do celular. Mas isso tampouco deu certo, nem no Windows. Só consegui captar o microfone embutido do celular e do notebook. Desencanei, vou partir pra outro modo de trabalho por enquanto. Obrigado!