Um dos aplicativos open source mais populares para gravação de vídeos e streaming ganhou uma nova versão, com várias melhorias e novidades para todos os sistemas operacionais.
A release saiu nesta terça-feira (29) no GitHub do OBS Studio, contando as melhorias feitas no programa e as correções de bugs que são sempre bem vindas.
Uma das novidades, é a implementação do filtro de redução de ruídos RNNoise, trazendo assim uma maior qualidade para quem grava vídeos ou faz streaming, e que sempre tem aquele barulho de fundo que atrapalha. O outro método é o Speex.
Outra novidade muito bem vinda, é a implementação de abas no gerenciamento dos elementos presentes no OBS. Como por exemplo na imagem abaixo, onde posso trocar qual janela eu quero mostrar na tela, a “um clique de distância”. Isso facilita e muito a vida de quem precisa ter várias coisas dentro do OBS.
No Linux, os bugs corrigidos foram:
-
Linux: Problema corrigido quando a origem do navegador podia travar ao navegar pelos arquivos;
-
Linux: Problema corrigido com o “sempre no topo”, que às vezes não funcionava com projetores;
-
Linux: Problema corrigido com as câmeras que usam V4L2 não respondiam corretamente aos controles de panorâmica / inclinação;
-
Linux: Problema corrigido em que o idioma preferido do usuário não era detectado corretamente.
Para conferir a nota de release completa, você pode vê-la aqui.
Para instalar o OBS Studio no seu Linux, você pode seguir o tutorial deles (que abrange algumas das distros mais famosas) sendo o método para o Ubuntu a forma oficial deles. OU você pode instalar a versão em SNAP feito pela pessoal da Snapcrafters, que tem o Alan Pope, Daniel Llewellyn e o Martin Wimpress como mantenedores. Se você não tem o snap ainda instalado, pode seguir o tutorial deles para cada distro.
A versão em SNAP conta com alguns plugins extras e vale a pena o teste. O comando para instalar o OBS Studio via snap é o seguinte:
sudo snap install obs-studio --edge
Aí é só esperar a instalação ser concluída e usar o programa.
A versão em Flatpak ainda se encontra no versionamento 25.0.8 e até o momento, sem previsão de update.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS