OBS Studio 26 é lançado com novidades e melhorias

Um dos aplicativos open source mais populares para gravação de vídeos e streaming ganhou uma nova versão, com várias melhorias e novidades para todos os sistemas operacionais.

A release saiu nesta terça-feira (29) no GitHub do OBS Studio, contando as melhorias feitas no programa e as correções de bugs que são sempre bem vindas.

Uma das novidades, é a implementação do filtro de redução de ruídos RNNoise, trazendo assim uma maior qualidade para quem grava vídeos ou faz streaming, e que sempre tem aquele barulho de fundo que atrapalha. O outro método é o Speex.

Outra novidade muito bem vinda, é a implementação de abas no gerenciamento dos elementos presentes no OBS. Como por exemplo na imagem abaixo, onde posso trocar qual janela eu quero mostrar na tela, a “um clique de distância”. Isso facilita e muito a vida de quem precisa ter várias coisas dentro do OBS.

No Linux, os bugs corrigidos foram:

  • Linux: Problema corrigido quando a origem do navegador podia travar ao navegar pelos arquivos;

  • Linux: Problema corrigido com o “sempre no topo”, que às vezes não funcionava com projetores;

  • Linux: Problema corrigido com as câmeras que usam V4L2 não respondiam corretamente aos controles de panorâmica / inclinação;

  • Linux: Problema corrigido em que o idioma preferido do usuário não era detectado corretamente.

Para conferir a nota de release completa, você pode vê-la aqui.

Para instalar o OBS Studio no seu Linux, você pode seguir o tutorial deles (que abrange algumas das distros mais famosas) sendo o método para o Ubuntu a forma oficial deles. OU você pode instalar a versão em SNAP feito pela pessoal da Snapcrafters, que tem o Alan Pope, Daniel Llewellyn e o Martin Wimpress como mantenedores. Se você não tem o snap ainda instalado, pode seguir o tutorial deles para cada distro.

A versão em SNAP conta com alguns plugins extras e vale a pena o teste. O comando para instalar o OBS Studio via snap é o seguinte:

sudo snap install obs-studio --edge

Aí é só esperar a instalação ser concluída e usar o programa.

A versão em Flatpak ainda se encontra no versionamento 25.0.8 e até o momento, sem previsão de update.

Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS

26rc já estava no Flathub-beta, mas o 26 stable já está foi buildado* e está em testes.

Aliás, alguém teve bons resultados com este filtro RNNnoise?

O duro é q esse testes nunca termina ne mano HAHAHA mas respondendo sobre o RNNoise, ate q se saiu bem aqui, mas aumentou um pouco o consumo da CPU.

Que legal, daqui a 10 anos vou poder experimentar essa versão no Debian/Devuan Stable.image

26 aprovado para o Stable (via flathub) já lançado

Além do plugin de redução de ruido já citado e outras novidades, agora as configurações para VAAPI (usado para Intel/AMD) estão mais avançadas

Para quem quiser usar OBS no Wayland, recomendo a versão do flathub-beta e é necessário ter xdg-portal-desktop e pipewire e recomendo GNOME 3.36+ atualizados:

Caracas 0.0.1…

1 Curtida