Apresentando
Se você não conhece o DuZeru OS foi uma distribuição Linux brasileira que trouxe caracteristicas bem interessantes como a Tela de Início, o DuZeru Control Center e uma ferramenta que customiza o sistema de forma quase mágica, veja o vídeo de apresentação pra saber mais:
O anúncio
A pouco tempo atrás (o tempo de eu fazer essa arte) o Cáudio, mantenedor da distro anunciou o fim da distribuição no grupo no Telegram:
Prezados, anteriormente eu havia citado que esta versão distribuída de imagem ISO do DuZeru poderia ser a ultima. Realmente aconteceu.
Apesar de ter feito um sucesso notável Nacional e internacionalmente, o projeto acabou fracassando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento . Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto seja descontinuado.
Resumidamente, a cobrança e a demanda tornou-se maior que a capacidade de entrega. Por favor, não critique. Todos os esforços de desenvolvimento, design, custos financeiros por entre os anos foi colaborativo, inevitavelmente todo projeto têm começo, meio e fim.
Minha vida profissional, pessoal e familiar mudou muito desde os primórdios do projeto, e hoje não consigo mais o foco de gestão ao projeto do sistema operacional. É melhor fechar com chave de ouro com uma versão com tanta qualidade gráfica quanto de aplicativos desenvolvidos internamente do que degradar a qualidade na entrega.Fica aqui os agradecimentos à todos que diretamente ou indiretamente participaram e aprenderam junto ao projeto do Sistema Operacional.
Aqui está todos os códigos da imagem ISO e aplicativos desenvolvidos por mim e colaboradores.
https://gitlab.com/duzeruMeu contato https://t.me/claudioduzeru
O projeto DuZeru não deixará de existir, apenas o Sistema Operacional. Será dado continuidade em atividades com treinamentos e consultoria de Software Livre e Open Source.
A tempos atrás o próprio Claudio havia postado que a ISO do DuZeru 4.1 seria a última ISO porém se especulava que o sistema se tornaria Rolling Release ou seria como o MAD Linux do Raul Dipeas, porém a opção que muitos não queriam foi a que mais se concretizou…
Se for analizar o fim do DuZeru foi o mesmo do Kurumin, muita cobrança (pra um projeto gratuito) com pouca contribuição,
Nem tudo são más notícias
Como o Cláudio disse, embora o sistema operacional tenha sido descontinuado, não só o grupo da comunidade que se formou ao redor do projeto vai existir como continuará prestando suporte ao Sistema Operacional (inclusive contando com o próprio Cláudio), do projeto, além Disso o projeto DuZeru (agora DuZeru TI) continuará, mas agora com enfoque empresarial
Mas e aí, você usava o DuZeru? O que achou da notícia?