O triste fim do DuZeru OS

Apresentando

Se você não conhece o DuZeru OS foi uma distribuição Linux brasileira que trouxe caracteristicas bem interessantes como a Tela de Início, o DuZeru Control Center e uma ferramenta que customiza o sistema de forma quase mágica, veja o vídeo de apresentação pra saber mais:

O anúncio

A pouco tempo atrás (o tempo de eu fazer essa arte) o Cáudio, mantenedor da distro anunciou o fim da distribuição no grupo no Telegram:

Prezados, anteriormente eu havia citado que esta versão distribuída de imagem ISO do DuZeru poderia ser a ultima. Realmente aconteceu.
Apesar de ter feito um sucesso notável Nacional e internacionalmente, o projeto acabou fracassando em atrair um grupo de desenvolvedores interessados em participar de forma ativa do desenvolvimento . Este e outros fatores (entre eles a justificada cobrança em torno de novos recursos e melhorias) acabaram fazendo com que o projeto seja descontinuado.
Resumidamente, a cobrança e a demanda tornou-se maior que a capacidade de entrega. Por favor, não critique. Todos os esforços de desenvolvimento, design, custos financeiros por entre os anos foi colaborativo, inevitavelmente todo projeto têm começo, meio e fim.
Minha vida profissional, pessoal e familiar mudou muito desde os primórdios do projeto, e hoje não consigo mais o foco de gestão ao projeto do sistema operacional. É melhor fechar com chave de ouro com uma versão com tanta qualidade gráfica quanto de aplicativos desenvolvidos internamente do que degradar a qualidade na entrega.

Fica aqui os agradecimentos à todos que diretamente ou indiretamente participaram e aprenderam junto ao projeto do Sistema Operacional.
Aqui está todos os códigos da imagem ISO e aplicativos desenvolvidos por mim e colaboradores.
https://gitlab.com/duzeru

Meu contato https://t.me/claudioduzeru

O projeto DuZeru não deixará de existir, apenas o Sistema Operacional. Será dado continuidade em atividades com treinamentos e consultoria de Software Livre e Open Source.

A tempos atrás o próprio Claudio havia postado que a ISO do DuZeru 4.1 seria a última ISO porém se especulava que o sistema se tornaria Rolling Release ou seria como o MAD Linux do Raul Dipeas, porém a opção que muitos não queriam foi a que mais se concretizou…

Se for analizar o fim do DuZeru foi o mesmo do Kurumin, muita cobrança (pra um projeto gratuito) com pouca contribuição,

Nem tudo são más notícias

Como o Cláudio disse, embora o sistema operacional tenha sido descontinuado, não só o grupo da comunidade que se formou ao redor do projeto vai existir como continuará prestando suporte ao Sistema Operacional (inclusive contando com o próprio Cláudio), do projeto, além Disso o projeto DuZeru (agora DuZeru TI) continuará, mas agora com enfoque empresarial

Mas e aí, você usava o DuZeru? O que achou da notícia?

11 curtidas

Poxa, uma pena que tenha acabado assim. Infelizmente muitos projetos acabam por não ter recurso ou desenvolvedores para continuar atendendo a demanda :confused:

3 curtidas

Triste notícia, o @henriquead7 tinha citado ele em um video recente sobre distribuições Linux brasileiras

Lamentável. Seria legal alguma universidade apadrinhar o projeto para que não acabe, não é?

3 curtidas

Mais uma remaster que se vai…

Entrei em contato com o Claudio para trocarmos umas ideias com relação a equipe, vamos ver o que consigo disso.

2 curtidas

Mais uma Distro BR que se vai :sleepy:

2 curtidas

Admiro muito essas pessoas como o Claudio que tem a disposição de começar um projeto tão grande e principalmente de manter por tanto tempo como ele conseguiu. Parabéns a ele e ao projeto: entraram para a história do Linux.

3 curtidas

Nenhuma distro brasileira dura muito pelo visto, uma das poucas que foi um pouco longeva foi o Kurumin. Acho que a Conectiva também teve sua relevância e longevidade.

2 curtidas

P.S.: No caso do Kurumin, apesar das cobranças terem contribuído, esse foi apenas um dos três motivos que levaram ao fim da distro, é preciso somar a eles o surgimento de outras distros com características semelhantes (conforme nota oficial do próprio projeto) e a mudança radical de vida de seu desenvolvedor.

2 curtidas

Tem o Big Linux tá desde 2004 e segue firme e forte

Mas isso foi depois, não? Tinha até uma entrevista do Morimoto sobre o fim

1 curtida

Sim, mas, ele já estava em contato com a nova opção de vida.

Sobre o Big Linux, mas, o projeto já teve algumas interrupções não?

Temos também ainda o RegataOS que parece ser um tanto quanto popular internacionalmente também por conta de seu suporte a jogos e base OpenSuse e ainda o LinuxFX por conta de sua semelhança, mas, esse é outro caso e como eu já mencionei creio que corre riscos.

2 curtidas

Eu testei sim á alguns meses atrás , gostei muito mas voltei pro Xubunto 10 minutos depois.

Obs: mas gostei ok!

Estou conversando com o Claudio, trabalhar para migrar as customizações e particularidades para a minha remaster, para dar continuidade.

1 curtida

Infelizmente o Brasil carece de reconhecimento do conteúdo brasileiro em geral. Acredito que esta falta de confiança está no povo em si. É uma pena ver mais uma distro morrendo assim, mas tenho esperança que um dia o Brasil vai se destacar na área do Linux.

1 curtida

2 problemas do brasileiro: síndrome de vira-latas (nada feito por brasileiros presta) e ser extrativista (me deem tudo de graça, esquece que não irei contribuir com nada).

2 curtidas

Curioso é que tem brasileiro em vários grandes projetos de distros, até na novata indiana Garuda Linux, então falta de competência técnica não é, é o mesmo caso da ciência.

2 curtidas

Eu particularmente não fico tão chateado. Entendo que o fundador e mantenedor da Distro é um amante da programação, mas ele também é uma pessoa normal como nós e precisa trabalhar, comer, pagar suas contas… por mais que ele não tenha tempo e investimento suficiente pra manter a Distro (o que é chato), fico feliz por ele conseguir dar foco para as outras áreas da vida dele. Desejo Paz e sucesso pro cara, sabe?

1 curtida