O que usar para particionar um hd em exfat

Olá pessoal, estou com um problema, tenho um HD externo em EXFAT, não consigo particionar ele, o APP do Ubuntu não faz e o GParted também não faz nativamente, baixei o gerenciador de disco do KDE, porem esta bugado e não deixa eu editar os valores, alguém sabe o que devo fazer, o Gparted precisa de um outro programa, mas não encontrei na loja do flatpack, uso esse EXfat para maxima compatibilidade entre Linux e Windows

2 curtidas

Maninho, esse HD externo é disco mecânico (HDD) ou SSD?

Ele tem quantos gigas? A última vez que eu vi um HD externo em exFAT as partições tinham terabytes de tamanho. Se a tabela de partição for MBR, ela vai até 2 TB, talvez seja isso.

O que eu estou fazendo é usar um HD externo em ext4 pra o meu Linux que é o meu sistema, e um pendrive pra compatibilidade. Eu não acho legal sair com tanta coisa (HD externo) por aí plugando em todos lugar.

O disco em GPT/NTFS daria menos problemas, só no Linux que ia ficar a mensagem de não conseguir mandar pra lixeira o arquivo apagado.

P.S.: cuidado na hora de desmontar a unidade.

3 curtidas

É um HDD mecânico com 500 GB, optei por Exfat porque certa vez ele não era reconhecido no Linux, então optei por um sistema comum que tanto o windows quanto o Linux reconheça.

2 curtidas

Você precisa do mkfs.exfat

Acho que o pacote é exfatprogs

Instalando o pacote deve aparecer no gparted

5 curtidas

Olá verifica como citado se vc tem instalado o exfatprogs e para criar as partições tenta com o cfdisk. Se não ter para particionar pode ser que o HD está bichado.

3 curtidas

pois é maninho, da um install exfatprogs como o @swatquest falou, e ver se ele tá instalado, se tiver, dá um:

sudo parted -l

pra ver se ele mostra algo como read-only”, “cannot write to device” ou “errors were found”.

pq, já que vc não consegue criar uma partição, pode ser:

• disco montado;
  • erro de permissão;
  • disco com setores ruins;
  • tabela MBR/GPT corrompida;
  • erro estranho do programa;
  • HD no modo somente leitura (quando tem erro crítico no disco).
3 curtidas

Instala o exfatprogs como os amigos ja falaram
rode esses commandos:

Esses comandos apagam tudo e reformata o que tiver no drive vai pro saco

Identifique o hd externo ou pendrive no meu caso o hd é /dev/sdb troque isso pelo seu

lsblk -p -no name,size,MODEL,VENDOR,TRAN | grep "usb"

Faz o umount de todas as partições dele

sudo umount /dev/sdb*

Remova o sistema de arquivos

sudo wipefs -af /dev/sdb

Crie uma nova partição tipo linux file system

sudo sgdisk -e /dev/sdb --new=0:0: -t 0:0x8300 && partprobe

Formate a nova partição como exfat

sudo mkfs.exfat /dev/sdb1

Monte o HD em /mnt

sudo mount /dev/sdb1 /mnt

2 curtidas

Recomendo fazer pelo gparted e gnome-disks

Via comando pode apagar o que ele não quer.

3 curtidas

Concordo porem se nada mencionado antes funcionar o melhor seria limpar o disco completamente e particionar depois dai fazer um backup das coisas importantes é essencial,
adicionei um warning que vai apagar tudo.

3 curtidas

Só formatando o exFat consegue ser pior que o NTFS em compatibilidade lembrando que o ExFat só é performático em pendrives e dispositivos que precisa de menos escrita faça um backup do HD e formate em NTFS

2 curtidas

é esse bendito programa, não achei ele na flatpack store, a titulo de curiosidade como faço para baixar ele

1 curtida

Acho que vou fazer isso, fui tentar facilitar e compliquei.

2 curtidas

vou retornar ao NTFS, dá menos dor de cabeça eu acho

2 curtidas

sudo apt install exfatprogs

Ou procure

sudo apt search exfatprogs

E instale se o nome for diferente

Depois se não estiver diferente para gnome

sudo apt install gnome-disks

3 curtidas

valeu mesmo, mas devo voltar ao NTFS, tem um suporte maior, não sei porque não enpacotam esse programa junto ao que vamos usar.

Para ntfs precisa do pacote ntfs-3g

:+1:

3 curtidas

O Ubuntu mudou demais da desde a época que foi criado. E apesar do deles manterem as versões para desktop, atualmente o foco da Canonical é o ramo de servidores, isso que gera renda para eles.

Uma distro mais completa nesse quesito “uso em desktop” acredito que seja o Fedora, popOs…
Um outro ponto, eu diria que seria tipo um macete, sempre que for instalar um pacote olhar as dependências sugeridas, geralmente sempre tem.

Entenda essa desacoplação de dependências, é um quesito necessário hoje em dia. Ainda mais para distros voltadas para servidores, contêiner etc… o sistema deve ser o mais enxuto possível. E por outro lado, mesmo em uso em desktop é uma maravilha você poder escolher e instalar aquilo que realmente necessita. Acredite nem todo mundo precisa usar uma partição NTFS.:sweat_smile:

No meu ponto de vista para os casos assim, uma solução seria os desenvolvedores das GUIs pelo menos lançarem um alerta em tela, ou tipo aqueles menus aonde analisa-se as demais dependências opcionais e informasse qual devem ser instaladas. mais ou menos assim: “Existe tal funcionalidade mas ela está desativada, para ela funcionar instale isso…”

3 curtidas

Recomendaria usar NTFS para fazer a ponte entre Linux e Windows.

Minha experiência com o exFAT não está sendo muito boa. E nesses últimos 3 anos em que temos driver no kernel para os dois, a diferença de desempenho e funcionalidade está muito menor (para não dizer que o NTFS do Linux está à frente).

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.