O que significa LTS na prática?

Vejo muitas vezes falar que o suporte do Ubuntu LTS é de 2 anos enquanto os não LTS é de alguns meses.

O que significa isso na prática, esse suporte ?

Acho que este tópico responde:

3 curtidas

Significa que uma distro LTS recebe suporte por vários anos, ou seja recebe atualizações de segurança e correções de bugs, quando o suporte termina essas atualizações deixam de ser fornecidas para aquela versão do SO em específico.

1 curtida

As padrões do Ubuntu que tem suporte a 2 anos.
LTS (Long Term Support) que em português significa suporte de termo ou prazo longo ou ainda extenso e que basicamente consiste em um compromisso de fornecer suporte àquela versão pelo período de 5 anos.
Na prática, exatamente oq está escrito.
Depois de 2 anos os repositórios são “apagados” e você não tem suporte mais da empresa que gerencia a distro, nesse caso, a cannonical.

Bem vindo ao Linux.
Sem querer ser chato mas uma essa pergunta poderia facilmente ser resolvido ao dar um google com o titulo que você escreveu, até uma pesquisa no forum.

Então quer dizer que se eu escolher usar um Fedora, terei atualizações apenas por 6 meses? Depois meu sistema ficará desatualizado?

Não sei a respeito do fedora, a versão de curto prazo do Ubuntu tem 9 meses de suporte e sai uma nova versão a cada 6 meses, depois que passar esses 9 meses vc tem que fazer um upgrade para uma versão mais nova da distro, já a LTS recebe suporte por 5 anos, a cada 2 anos sai uma nova versão LTS e vc não é obrigado a fazer o upgrade se não quiser.

Não necessariamente. Após acabar o suporte a versão do fedora que vc usa, o sistema irá te alertar que tem disponível uma nova versão (Parecido com que o Windows 10 faz), aí vc atualiza para essa nova versão e continua recebendo as atualizações.
Ps. Se eu estiver errado algum usuário do Fedora corrija por favor.

São 13 meses

Os lançamentos do Ubuntu e que são a cada 2 anos, o suporte total e de 5 a 10 anos(os 10 são programa de extensão de suporte mas o padrão geral e 5)

Entendo, mas ainda, na prática, não sei o que é esse suporte. Após o período de suporte o sistema não recebe mais atualização, é isso?

Eu posso ficar com um Fedora por 2 anos e ele sempre atualizado? Essas atualizações, caso existam após o suporte, são de que tipo? Atualizações de programas, de segurança, interface… ?

Isso, depois do tempo estipulado as atualizações acabam

Se vc manter ele sempre atualizado e trocar as versões sempre quando for notificação sim, mas deixar 2 anos desatualizado pra mudar de versão já não cola

Praticamente vc recebe tudo isso durante o tempo de suporte, mas tem distro que tem regras nessa parte(ex: Ubuntu)

1 curtida

E s atualizações, digamos do Fedora 34 para o 35, depois para o 36 e assim por diante, são tranquilas? Basta clicar em atualizar ?

Não tenho experiência com o Fedora, porém no Ubuntu eu fiz upgrade do 20.04 para o 21.10, o único problema realmente foi que as configurações crashava mais deu pra resolver com um único comando no terminal.

1 curtida

Sim, vc pode simplesmente atualizar continuamente sem dores de cabeça
Tanto via GUI como a gnome-software disponibiliza quanto via CLI

1 curtida

Na prática eu percebo mais ou menos assim… você tem essa versão LTS com 5 anos de suporte a atualizações de segurança, correção de problemas e coisas do tipo, porem você fica congelado nas versões dos aplicativos instalados via repositório do Ubuntu (alguém me corrija se eu estiver errado).

Então para mim meio que você tem uma vantagem e uma desvantagem… sistema com atualizações… aplicações sem atualizações… Exemplo… KDE lançou nova versão que para o Kubuntu 20.04 não vai chegar… mas vai estar no 22.04 sendo forçado a atualizar o sistema inteiro para poder usar a nova versão do KDE.

Edit: e pela minha experiência… atualizar o Ubuntu de uma versão para outra sem formatar, não fica legal…

2 curtidas

Não necessariamente! Os pacotes (softwares) podem receber atualizações de segurança.

1 curtida

Isso ai, acho que não ficou claro haha

Falo em atualização de versão como exemplo do KDE… que não atualiza da 5.18 para a 5.24 mas recebe as atualizações de segurança e correção de bugs… no caso a minha do Kubuntu esta na 5.18.8

1 curtida

O Ubuntu pode ser atualizado normalmente de uma versão para outra, no entanto se você usa muitos PPAs, coloca atualizações não oficiais e usa muitos repositórios de terceiros, a chance da atualização não ser bem sucedida é grande.

2 curtidas

Segundo Richard da SUSE
Tendando resumir:
"
um sistema LTS fornece um cronograma agradável, previsível e planejável, no qual a equipe pode selecionar cuidadosamente o software apropriado dos vários projetos upstream…Este software pode então ser cuidadosamente curado, integrado e mantido por vários, às vezes muitos anos.
Essa manutenção muitas vezes vem na forma de fazer alterações mínimas, buscando apenas solucionar problemas específicos de segurança ou solicitações de clientes, tomando muito cuidado para não quebrar os sistemas atualmente em uso…

Quando as alterações são feitas, elas são feitas com a intenção de minimizar os riscos introduzidos pela alteração do software existente. Isso geralmente significa evitar a atualização do software para uma versão totalmente nova, mas optar por fazer backport das menores quantidades necessárias de código e mesclá-las com versões (geralmente muito) mais antigas já na versão regular. Chamamos esses patches, ou atualizações, ou atualizações de manutenção, mas evitamos encaminhá-los para o que eles realmente são … franken-software
Não importa quão habilidosos os engenheiros estejam fazendo isso, não importa quão bons sejam os processos e testes em torno de seu backport, fundamentalmente o resultado é uma combinação híbrida misturada de software antigo e novo que nunca foi originalmente planejado para funcionar em conjunto.
No processo de tentar evitar riscos, os backports introduzem vetores inteiramente novos para o aparecimento de bugs…"

3 curtidas

Eu aconselho a usar snaps e flatpaks, use PPA somente em último caso, isso evita quebras ao fazer um upgrade.

1 curtida