O que pode ter de errado com meu computador?

Boa madrugada (escrevo isso as 04h47 da manhã, haha!), blog Diolinux.

Em meados do ano passado, comprei meu primeiro PC “Gamer”; um i3 10100F, GTX 1650 e 16GB Ram. Não é o PC mais potente do mundo, mas com certeza um PC muito potente comparado aos que já tive.

Alguns meses atrás, a placa mãe dele quebrou, e tive de comprar uma nova o quanto antes. No desespero, o técnico me recomendou comprar uma da Mancer que, de acordo com ele mesmo, ”é boa".

Depois da chegada dela, mandei ele instalar ela nele e esperei até a entrega. Para a minha surpresa, o PC ainda não estava “perfeito”: tinha um problema estranho aonde o PC não incializava de jeito nenhum com os dois SSDs, ambos SATA, plugados. Eu tinha que ligar o computador sem nenhum SSD, abrir a BIOS, colocar os SSDs e dar CTRL + Alt + Delete para, aí sim, liga-lo. Por mais não prático que soe, eu aceitei e fiz isso por muito tempo.

Acontece que agora, por volta de umas duas semanas atrás, o PC começou a apresentar um problema novo: eu saí para a escola normalmente e deixei ele desligado, quando eu voltei e fui liga-lo, ela não dava vídeo. Tinha algumas horas que ele até chegava a bootar no sistema, mas o PC tinha muito stuttering (tanto no movimento do mouse quando para escrever), embora a performance de vídeo parecesse funcionar bem — o sistema só tinha o stutter. Tentei trocar o cabo HDMI, remover a placa de vídeo e as RAMs, e até remover a bateria CMOS para reinicializar a BIOS do computador. Mesmo fazendo tudo isso, nada resolveu. Depois de horas futucando uma coisa lá e cá, o PC voltou a funcionar normalmente, dessa vez até mostrando a BIOS e sem o stutter — depois de reinstalar os drivers da NVidia no CachyOS.

Para a minha infelicidade, os problemas voltaram da mesma forma nessa sexta-feira, e desde então não consigo utilizar o computador. Ele incializava, mas não dá vídeo de forma alguma. O que eu poderia fazer — O que pode ser isso? Qualquer coisa me ajudaria muito…

Fico grato, desde então, por qualquer um que se aventure só de ler essa verdadeira bíblia que fiz, haha. Anseio por possíveis respostas, todas são bem vindas. Se não der em nada conclusivo por aqui, verei com o técnico novamente.

Informações que podem ser úteis:
CPU: i3 10100F
GPU: GTX 1650
Placa-mãe usada no PC

Obrigado pela atenção, pessoal. Abraços!

Olá.

Como foi isso? Caiu da escada? xP Ou foi o que só o que o pessoal da assistência te disse?

Uhn… Pode ser algo relacionado a alimentação por energia elétrica.
Como se dá essa alimentação (por energia elétrica) do monitor e da fonte no gabinete que você usa?

• O monitor está sendo alimentado por uma fontezinha própria ou é daqueles que usam os mesmos cabos usados em fontes ATX? Se for uma fontezinha específica, você está usando a original?

• Você pluga a fonte e o monitor direto na tomada? Se sim, você desplugada a tomada após o uso, ou deixa conectada?

• Tem algum filtro de linha (no meio do caminho) entre esses dispositivos e a tomada? Se sim, você desplugada a tomada após o uso, ou deixa conectada?

• Tem um estabilizador/nobreak (no meio do caminho) entre esses dispositivos e a tomada? Se sim, qual?

• Qual é a fonte que você usa?

Se você NÃO usar estabilizador/nobreak (pode fazer se você usar filtro de linha):

Experimenta deixar desconectados os cabos plugados na placa-mãe (mouse, teclado, caixa de som, etc.) e o cabo de alimentação da fonte por um tempo (e o filtro de linha se for o caso).

Tipo de agora até o início da noite…
Assim que desplugar os cabos pressione o botão de ligar do gabinete e do monitor por uns trinta segundos…
De noite você repluga os cabos e tenta ligar de novo…

Muito importante: Se você USAR estabilizador/nobreak

… e sua fonte não for fullrange. Se ela tiver aquela chavinha vermelha de seleção manual de tensão…

NÃO experimente ligar direto na tomada. Ou experimente se quiser, mas por usa conta.

*som de explosão* :fireworks: :fire: xD

Entenda o motivo desse alerta.

Pera, você conectava os SSDs direto na placa-mãe com ela ligada???

1 curtida

Olá! :waving_hand:

Foi o que me disseram…

Fonte própria do monitor, original.

Apenas a fonte fica ligada diretamente na tomada, a fonte do monitor fica num filtro de linha.

Não, apenas o filtro de linha do monitor.

Não sei te falar o modelo certo… mas acredito que seja uma de 500W, selo 80 plus e tudo.

Irei tentar fazer isso.

Obrigado pela ajuda! Trago mais atualizações em breve…

1 curtida

Eu só colocava o cabo de dados nos SSDs, não mexia na placa mãe em si.

1 curtida

Eita!

"Eu passei por essa parte! AAAaaahh!

E isso acontece justamente quando eu escolho não fazer uma confirmação do meu entendimento (como já fiz em outros tópicos…)
“Isso deve ser só jeito de falar”, foi o que pensei…

Que falta de tato da minha parte. ~.~’

Não é recomendável mexer nesses cabos com o computador ligado (com corrente elétrica passando)…

E em se tratando dos cabos da parte de fora do gabinete: jamais plugue/desplugue o cabo HDMI sem se certificar de que o monitor e a placa-mãe estão devidamente desenergizados.
Cabos HDMI parecem bastante com cabos USB, mas a quantidade de eletricidade que passa em um e em outro é significativamente diferente. Perigosamente diferente. *calafrios*

Se o computador voltar a funcionar normalmente… Adote a prática de desplugar os cabos - tanto da fonte no gabinete como da fonte do monitor - da tomada (e do filtro de linha) quando não estiverem em uso.
Após se certificar de que o processo de desligamento já terminou (todas as luzes se apagaram e não há mais barulho), é claro.

Fico torcendo daqui. :crossed_fingers:

2 curtidas

Problemas de vídeo, às vezes, podem estar relacionados a memória isolada. Formam-se pequenos filmes de oxidação no barramento, e impedem o funcionamento correto. Costuma ser intermitente, de acordo com temperatura e umidade no dia. Ocorre com mais frequência em locais litorâneos. Poderia tentar uma limpeza.

2 curtidas

Longe de querer parecer arrogante ou presunçoso, mas eu parei de prestar atenção logo no começo quando tu disseste que comprou uma placa-mãe da Mancer. Ela não “é boa”, ela é péssima, Mancer é conhecida por ser uma marca de white label. Não que todos os produtos vão ser ruins, mas por não ter controle de qualidade, a chance de vir algo ruim é alta, além de ser praticamente uma placa mãe chinesa com a logomarca da empresa estampada nela.

Como tu disseste que anteriormente a placa-mãe deu defeito, e logo após você comprou um produto de baixa qualidade para repor ela, e voltou consequentemente a dar problema, a primeira coisa que você deveria ter checado foi ela mesma.

Se tu tiveres comprado pela Pichau, solicita a troca dela, se tiver comprado na mão desse “técnico”, vê com ele de fazer a troca ou testar outra placa no lugar.