O que me dizem da GPU Intel ARC B570 10Gb pra jogar com Linux?

Pessoal, tudo bem?

Estou pensando em fazer uma mudança na minha GPU atual. Eu tenho uma Nvidia RTX 2060 6Gb instalada num intel de quarta geração rodando Big Linux KDE Plasma 6x no padrão Wayland.

Só pra melhor compreensão, fiz a instalação do Big Linux para hardware Nvidia com driver proprietário. Ainda sim sinto que o desempenho fica a quem do que penso que poderia estar.

Antes dessa 2060 eu tinha uma AMD RX 580 chinesa e no Linux ela funcionava perfeitamente bem, dentro das limitações técnicas dela.

Eu confesso que a RTX tem um desempenho muito superior em linhas gerais. Mas sinto que seu funcionamento não fica tão bom assim.

De modo que estou estudando a possibilidade de trocar minha RTX por outra GPU que funcione melhor no LINUX. Penso, primeiramente, em AMD. Mas eu tenho visto falarem muito bem dessa GPU Intel ARC B570 de 10Gb.

O que poderiam me dizer sobre seu funcionamento no Linux?

O foco é jogo.

Obrigado!

Fala, tudo certo?

Primeiro de tudo, veja se o conjunto do seu hardware suporta resizeable bar e PCIEx 4.0, acho que esses são os principais entraves com as Intel. Segundo, recomendo dar uma olhada de vídeos no YouTube mostrando a performance no Linux. A princípio, pelos drivers serem abertos como da AMD, devem funcionar bem, mas não sei como anda a carruagem. Da última vez que vi (meados do ano passado?) estava ok porém com muitos bugs ainda, talvez tenha melhorado bastante. As Intel tem ótimo custo benefício mas acho que para jogos no Linux ainda o padrão de ouro seja AMD. Zero dor de cabeça.

E de fato, as AMD funcionam muito melhor no Linux, acho que é um “no brainer” pegar GPUs AMD para rodar jogos no Linux, eu só indicaria NVidia para workflows muito especificos que requerem CUDA para acelerar, uso geral é AMD na cabeça.

EDIT: Alguns vídeos

São da 580 mas dá pra ter uma ideia geral dos drivers. Um inclusive do grande Psygreg.

2 curtidas

Pois é…

Eu fiquei curioso sobre essa placa Intel ARC, pois muitos a consideram custo x benefício. E, qualquer coisa que não seja Nvidia, no Linux, parece ter um desempenho muito melhor. rsrsrs

Estou, como primeira opção, pensando em pegar uma AMD RX mais atual que não esteja com um preço tão absurdo. Mas confesso que estou me sentindo muito tentando em ir para linha ARC da Intel.

Como o único dispositivo gráfico Intel que eu possuo, atualmente, é um velho notebook Dell Inspiron com uma Intel HD Graphics 4600. Que por sinal até roda jogo no Big Linux com KDE Plasma 6x. Eu não vi, na prática, como estão se saindo essas GPU Intel ARC.

Por isso abri essa thread para que possamos discutir sobre.

Sigo analisando as possibilidades.

Acho que até uma RX7600 na promoção seria uma boa jogada, usei um tempo a RX6600 aqui e funcionou muito bem, foi a melhor experiência que tive jogando de longe, tudo rodando muito liso e sem engasgos, pena que a placa deu problema e tô com ela parada, vou ver compensa mandar arrumar. O que tá matando hoje em dia é esse preço que as peças tão alcançando por conta da maldita IA.

Sim as AMDs são muito boas no Linux. Eu sempre gosto de dizer que fui descobrir o verdadeiro poder da RX 580 2048sp quando migrei pra linux.

No Windows, por exemplo, além da perda de desempenho. Muitas das vezes apresentava bugs de texturas em algumas aplicações 3D. Já no Linux, dentro da limitação técnica dessas placas, isso não ocorria e tinha um bom desempenho.

Ocorre que, mesmo com um desempenho não tão satisfatório no Linux, a minha RTX 2060 entrega uma desempenho equivalente a RX 580. E no Windows entrega um desempenho bem superior. Por isso digo que a GPU Nvidia parece deixar um pouco a desejar. Então, ainda mantenho o WIndows aqui só por conta disso. Esse é o principal motivo pelo qual estou estudando a troca da GPU por uma que funcione melhor no LINUX e me entregue o mesmo desempenho, ou superior, que a RTX 2060 me entrega no Windows. Assim ficarei apenas com o Linux por aqui.

Tudo que uso funciona no Linux então…

Acredito que muito mais pessoas possam virem a terem a mesma dúvida. Então vamos aprofundando mais a questão.

As placas da Nvidia tendem a ter uma perda mais acentuada de desempenho no Linux mesmo. Isso se deve principalmente aos drivers.

As placas B570 e B580 da Intel são super interessantes quando estão no preço certo. Mas eu jamais recomendaria para o seu computador. Primeiro, porque são extremamente dependentes do Resizable BAR/Smart Access Memory, e sua máquina não tem esse recurso (a própria Intel afirma que é incompatível, porque a perda de desempenho e estabilidade sem isso nas ARC é severa). E, além disso, porque um Core i5 de quarta geração não tem poder de processamento suficiente para aproveitar bem o potencial da placa.

Eu recomendaria no máximo uma RX 6600 no preço certo (R$ 1.300,00 ou abaixo), e isso já considerando um futuro upgrade de kit (processador, placa-mãe e RAM). Mesmo a RTX 2060, que é mais fraca, já força a barra para o lado do Core i5 quad core. Eu usei uma GTX 1070 Ti (semelhante à RTX 2060) com um Core i5-4670K por um bocado de tempo e o gargalo era severo em diversos jogos. Os drivers da AMD são melhor otimizados e reduzem o estresse sobre o processador, o que ajuda, mas o Core i5 antigo realmente não foi feito para empurrar placas desse nível.

2 curtidas

Na verdade o que eu jogo são jogos mais antigos. Porém eu uso uma aplicação de interação em 3D cuja exigências são a mesma de um bom jogo.

No Windows vai muito bem, obrigado. Mas no Linux eu noto que o desempenho deixa a desejar com a 2060. Por isso penso em ir para uma AMD ou talvez intel ARC. A minha placa mãe é uma high end, ASUS Z97-A. Ela aceita até XEON.

Então eu quero mudar de GPU para que seja melhor, no Linux, que a minha Nvidia tá sendo hoje. Vou ponderar essa AMD RX 6600, na versão 8Gb.

Então desde aquela reportagem que vi do Linus pai e e do Linus filho falando dela, fiquei observando e o pessoal vem falando muito bem dela. Se eu tivesse condições certamente testaria.

Umas das melhores aquisições que fiz juntamente com o Ryzen 5 5600 (esse deu trabalho para achar), realmente depois de muito que pesquisei essa foi o melhor custo beneficio. Porém na maioria dos jogos tenho que dar uma nervadinha nos gráficos em prol do da jogabilidade, mas mesmo assim acho os gráficos ficam top, tipo eu não percebo tanta diferença de perca não.

Ultimamente estou jogando Hellblade 2 os graficos são locos, o desempenho está ótimo.

1 curtida

A Intel ARC você realmente deve esquecer. Mesmo se trocar o processador, a sua plataforma continuará não suportando ReBAR/S.A.M. e o desempenho será ruim (e com stutters). Como se isso não bastasse, o overhead (peso adicional) dos drivers da Intel para o lado do processador ainda tende a ser mais severo que o da Nvidia.

Com uma placa da AMD, funcionará bem melhor, e inclusive irá aliviar o processador por conta dos drivers melhor otimizados. Contudo, mesmo assim haverá gargalo (a RX 6600 já é potente demais para o seu processador). Colocar um Xeon 4C/8T (procure no AliExpress algo como o Xeon E3-1270v3, que vale a pena por menos de R$ 200,00 com impostos incluídos) ajudaria bastante.

Mesmo com a RX 7600 XT 16 GB eu preciso ficar ajustando os gráficos para conseguir uma gameplay legal. Eu jogo em uma resolução um pouco mais alta que Full HD (2560x1080p), mas mesmo em Full HD a placa não suportaria os jogos mais exigentes no máximo. Acredito que para jogar tudo no máximo sem qualquer preocupação ou ajuste, seria necessária pelo menos uma RX 9070. Há jogos que são insanamente pesados, como Alan Wake 2.

2 curtidas

A RX6600 é fantástica, muito rápida e eficiente, roda tudo puxando 100W max e esquenta muito pouco mesmo com coolers de baixa qualidade. Ótima placa, sempre recomendo ela hehe.

Tenho a b580 e como o @EntusiastaDeVelharia falou sem o rebar ela ficaria capada.
Em comparação com minha amd rx580 foi um otimo upgrade.
Fiz alguns benchmarks aqui