O que me dizem da GPU Intel ARC B570 10Gb pra jogar com Linux?

Pessoal, tudo bem?

Estou pensando em fazer uma mudança na minha GPU atual. Eu tenho uma Nvidia RTX 2060 6Gb instalada num intel de quarta geração rodando Big Linux KDE Plasma 6x no padrão Wayland.

Só pra melhor compreensão, fiz a instalação do Big Linux para hardware Nvidia com driver proprietário. Ainda sim sinto que o desempenho fica a quem do que penso que poderia estar.

Antes dessa 2060 eu tinha uma AMD RX 580 chinesa e no Linux ela funcionava perfeitamente bem, dentro das limitações técnicas dela.

Eu confesso que a RTX tem um desempenho muito superior em linhas gerais. Mas sinto que seu funcionamento não fica tão bom assim.

De modo que estou estudando a possibilidade de trocar minha RTX por outra GPU que funcione melhor no LINUX. Penso, primeiramente, em AMD. Mas eu tenho visto falarem muito bem dessa GPU Intel ARC B570 de 10Gb.

O que poderiam me dizer sobre seu funcionamento no Linux?

O foco é jogo.

Obrigado!

Fala, tudo certo?

Primeiro de tudo, veja se o conjunto do seu hardware suporta resizeable bar e PCIEx 4.0, acho que esses são os principais entraves com as Intel. Segundo, recomendo dar uma olhada de vídeos no YouTube mostrando a performance no Linux. A princípio, pelos drivers serem abertos como da AMD, devem funcionar bem, mas não sei como anda a carruagem. Da última vez que vi (meados do ano passado?) estava ok porém com muitos bugs ainda, talvez tenha melhorado bastante. As Intel tem ótimo custo benefício mas acho que para jogos no Linux ainda o padrão de ouro seja AMD. Zero dor de cabeça.

E de fato, as AMD funcionam muito melhor no Linux, acho que é um “no brainer” pegar GPUs AMD para rodar jogos no Linux, eu só indicaria NVidia para workflows muito especificos que requerem CUDA para acelerar, uso geral é AMD na cabeça.

EDIT: Alguns vídeos

São da 580 mas dá pra ter uma ideia geral dos drivers. Um inclusive do grande Psygreg.

2 curtidas

Pois é…