O que esperar da era pós-Whatsapp

Acredito sempre que o debate é valido e que estamos muito em falta com ele.
Gostei deste teu texto opinativo; particularmente do " Alguém tem que pagar a conta" .
Lembro quando o GMAIL surgiu. tínhamos que ter um convite para poder ter acesso a uma conta.
A massificação dos usos de ferramentas cria alguns impasses que temos que entender sedo ou tarde.

A forma de se fazer negócios (dinheiro) mudou muito, ou eu que tenho refletido mais a respeito.
Olha só um exemplo: CashBack ou sistemas de pontuação de cartão de crédito.

Enfim, como outros colegas já comentaram, tudo tem um começo e um fim, assim como Matrix nos ensinou. Cedo ou tarde uma nova onda aparece e muda tudo o que estávamos acostumados.

Parabéns pelo texto.

2 curtidas

O que mais me deixa chateado é as pessoas ficarem dizendo que “O Telegram é russo, vão nos espionar” é o mesmo que dizer que todo brasileiro é ladrão.

5 curtidas

Eu não sei se entraremos ou entramos numa “era pós-WhatsApp”, mas o que me incomoda muito nos mensageiros atuais é o vendor lock-in. Diferente do que acontecia no passado, se tornou inviável tentar utilizar um cliente universal (como Pidgin no Linux ou o levíssimo Miranda no Windows). Eu gostaria não só de uma maior diversidade de opções (com bases de usuários suficientemente grandes), mas também de maior abertura.

Acho que, uma hora ou outra, vão acabar rolando processos de antitruste, mas de qualquer maneira, eu vejo muito potencial no Telegram, porque ele já tem uma comunidade forte aqui no Brasil e alguns bots nacionais. Mesmo jornais pequenos, como o “Notícias de Mogi” e o “Visão Oeste” (ambos da Região Metropolitana de São Paulo), possuem canais no Telegram. O projeto de dados abertos Brasil·IO também tem um canal ativo.

Acho que o Signal está ainda meio incipiente. A abordagem dele me atrai, mas infelizmente não tenho perspectiva para usá-lo. Eu precisaria de cinco mensageiros abertos: WhatsApp de uma fanpage, WhatsApp pessoal (que eu basicamente só uso pra trabalho e família), Skype (uso para telefone fixo), Telegram (meu principal mensageiro) e o Signal. É muita coisa. Pior, de vez em quando uso o Discord, que entra como um sexto mensageiro.

4 curtidas

Em tese, o Telegram permite que outros clientes se comuniquem com seus servidores através de sua API aberta. Inclusive, no próprio site deles existem links para alguns projetos desse tipo.

A xenofobia é algo bastante presente no mundo da tecnologia, infelizmente. Temos diversos exemplos como o Deepin e o Telegram. O que a maioria das pessoas não analisa é que existe 99% de chances do seu computador e celular terem sido completamente fabricados na China.

E não me lembro de ter visto alguém se negar a comprar um IPhone porque era feito na China. :wink:

:vulcan_salute:

7 curtidas

Estava mais cedo conversando com uma amiga, que perguntou nos stories do Insta se as pessoas estavam mesmo mudando pro Telegram ou pro Signal.
E aqui vai a análise da minha realidade: olhando ao meu redor, e pros grupos e pessoas que conheço que usam o Whatsapp, algumas até imagino migrando pro Telegram, mas pro Signal acho muito dificil. Isso pq a grande maioria não dá a mínima sobre como funcionam os mensageiros, o importante é funcionar. E no momento, o Signal funciona? Pra alguns pode ser. Baixei pra ver, e só tinham 20 contatos, de 400 da minha agenda, aparecendo por lá. Ou seja, pra mim não é funcional, não tem utilidade. E imagino que pra boa parte dos meus contatos também, pois não estão usando também haha
Agora, o Telegram eu já vejo muito mais uso entre o “meu circulo social”
Eu mesmo comecei a usar mais durante a pandemia, pois fiz dois cursos online que utilizavam a ferramenta de “Canais” para enviar material e discutir as aulas ao vivo. Depois disso comecei acompanhar canais de ofertas, canais de conteúdo sobre Serviço Social, até o canal da Fazenda -que era ótimo quando eu não entendia o que tava rolando pelo twitter hahaha.
Não sei se estamos vivendo um momento no qual o Whatsapp pode ter sua hegemonia colocada em risco, mas se sim, eu apostaria numa migração pro Telegram, justamente por já ter uma parcela de público que vê utilidade em estar lá.

3 curtidas

O que você observou não é muito diferente do que a maioria vem passando, o Signal tem muitas vantagens quando falamos em privacidade, mas quando a discussão é funcionalidade as coisas mudam um pouco.

Estamos bastante focados no que já conhecemos, mas existe a chance (pequena) de um app totalmente novo passar a rasteira em todo mundo e se tornar o novo padrão. Só o tempo dirá.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Concordo e “Nada dura para sempre”. “Nothing lasts forever”.

:pray:

2 curtidas

Só sei que para os meus contatos, é Signal ou não tem contato. :sweat_smile:

1 curtida

Eu já fui bem franco: deixei uma mensagem na ferramenta de “status” do WhatsApp:

Esta conta será deletada em 24 horas. Caso precise entrar em contato comigo, Telegram: Contact @ZSxGab

6 curtidas

No momento ele é meu ganha pão. Mas utilizo um numero genérico pra isso. O meu de fato pessoal utilizo o telegram ja a um tempo. Embora nunca fui de utiliza ambas as redes para papear, "Whats. utilizo apenas pelo fator trabalho, o telegram utilizo apenas por causa dos grupos de “distros linux”. Sou das antigas, utilizo sms, pelo fatos de ter um custo bem menor no fato msg, e por isso quando saio não preciso ter um smartphone moderno pra manda sms.
E o que esta acontecendo no momento, só esta me dando mais motivos pra deixa de utilizar as redes do Zuckerberg.

3 curtidas

Ultilizo Telegram desde 2013 (por causa de um amigo que queria testar), desde então fui aprendendo a mexer e nunca larguei, mas também tenho o WhatsApp no celular, nem ligo muito pra isso não, como está disto no texto afinal, os dados são seus.

Mais para mim existindo ou não WhatsApp da na mesma, eu sou aquela pessoa que não liga muito pra software, uso o que da vontade de usar, e sempre procuro alternativas para usar, e vê se gosto… se gostar começo usar.

Gostei do texto :grinning:.

3 curtidas

Consegui instalar o Signal no celular da minha mãe e mostrar a ela como usar. Ela achou a interface mais limpa, menos tumultuada.

No celular do meu pai, não consegui registrar, dava erro dizendo que estava sem internet, sendo que estava no wifi e estava funcionando. Imagino que fosse alguma inconsistência momentânea, por conta do alto volume de acessos.

Mas depois eu tento, meu pai não usa muito o whatsapp, ele só o usa para fazer ligação.

Agora é avisar ao resto dos contatos e dar no pé.

3 curtidas

Estamos observando uma grande agitação em torno dos apps de mensagem:

  • A equipe do Signal postou em seu twitter que saltou de 10k instalação para 50k instalação em apenas 1 dia na Google Play.
  • Nos últimos dias, provavelmente devido à demanda inesperada o Signal começou a apresentar problemas diversos de estabilidade e funcionamento.
  • A equipe do Telegram anda bem ativa em suas redes sociais, cutucando o WhatsApp como sempre fizeram. Ainda não encontrei nenhum número oficial sobre o quanto o app cresceu com essa situação.

Tenho observando que a quantidade de contatos que diariamente o Telegram me notifica que ativaram novas contas é bem maior que no Signal. Porém, muitas pessoas estão ativando os dois no mesmo dia, provavelmente para testar e ver qual atende melhor as necessidades.

:vulcan_salute:

5 curtidas

kkk… eu “pago”, embora seja embutido na hospedagem e utilize o Gmail como filtro de SPAM (é exatamente neste ponto que não pude dar um pé na b… do Google até hoje).

1 curtida

Acho que o problema da coleta de dados não é meramente por conta de mostrar anúncios. E sim, a mudança no comportamento das pessoas para fazê-las consumir ou mais do que isso. Recomendo dar uma olhada nessa série da BBC:

E também o livro Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais.

4 curtidas

Sobre a ideia dos anúncios, cito até um exemplo muito interessante do mercado que tenho verificado nos últimos tempos.
Observe como o carro foi eleito o vilão do século XXI, como o cigarro foi nas últimas décadas.
De repente é feio ter um carro, e estão criando alternativas para isto: carro por assinatura, transporte por aplicativo etc.
Umas de custo questionável, outras claramente muito abaixo do patamar razoável de preços reais dos produtos. Vendem o paraíso e a independência.
Eu uso pouco transporte por app, tenho carro e também uso pouco. Há muito custo e sorte implantei para mim um conceito que considero bem mais sustentável: cidade de quinze minutos. Mas não sei se é justamente por isto, não vejo vantagem nas alternativas citadas. Toda a vez que preciso de um app, como as corridas são curtas, é um martírio conseguir quem faça o transporte.
Mas é realmente interessante ver como a próxima geração está com a cabeça moldada para isto. Sem entender problemas e achando que uma solução padrão, ou alguams delas, resolverão um problema complexo no mundo inteiro.

1 curtida

Recomendo muito o livro do Jaron Lanier :v:

3 curtidas

A mensagem possui desinformação, pois os dados coletados não incluem o conteúdo de conversas.

2 curtidas

Eu demorei para formar uma opinião sobre pois o Tópico acabou virando aquelas informações 10/3 (dez dividido por três) e então ficou muito difícil de tentar pensar em algo, mas lá vai:

Oque me ajudou a criar minha opinião foram este Tópico mesmo e o vídeo do Dionatan no Youtube.

Mas eu acredito E! concordo. Este fórum espetacular, entretenimento e conhecimento super acessível, a liberdade de escolhas, tudo se devem por nós compartilharmos nossos dados e experiências com empresas que souberam dirigir estes dados. Antigamente precisavamos ir nas bibliotecas, comprar fitas k7, aguardar aquele momento “7 melhores” nas rádios para escutarmos nossas músicas favoritas. A tecnolgia de hoje se deve a nossa união de conhecimentos e aprendizados. O Mundo hoje se todo mundo esconder os dados seria pior que a época dos Homens das Cavernas, o Mundo não teria evoluído. Como evoluir algo se todos estão escondidos?

Imaginem se estas empresas de hoje fossem igual aos Reis de Roma Antiga, será que teriamos músicas, vídeos, entretenimento e conhecimanto fácil? Será que teriamos liberdade de escolhas? Será que teriamos este Magnífico Fórum?

Oque temos de tomar cuidado com a privacidade de nossos dados, não são com empresas grandes e conhecidas mas sim com hackers “malos” e desconhecidos. Por exemplo, a pessoa vai instala um monte de VPNs descohecidas para fugir de empresas conhecidas que realmente valorizam o Mundo com informações, entretenimento e aprendizado de super fácil acesso, mas entrega seus dados para estas VPNs desconhecidas.

Eu fico muito feliz de como a Tecnologia no Mundo está hoje, o Mundo tem muito a melhorar claro, “Perfeição = Fim, a Evolução e a Existência são inimigas da Perfeição” Se alguém se sente perfeito sinto muito então é o fim, vai evoluir oque se já é perfeito? Vai aprender oque se já é perfeito? Imperfeição isso sim eu gosto que seja 10/3 = Evolução.

Concluindo, não sou perfeito e gosto disso e minha opinião sobre a razão de tudo isso: Existência e Evolução permitem que estejamos aqui neste Multiverso.

:pray:

1 curtida

2 curtidas