Olá gente, recentemente me deparei com alguns tutoriais na internet recomendando o Q4wine como assistente para o wine comum, porém não achei uma explicação muito clara sobre o que ele é, tipo: se eu baixar ele vai causar conflito com o wine que tenho? ele não é oficial ou algo do tipo? Poderiam me explicar? Valeuu!
De acordo com o site oficial, ele é um frontend para o Wine utilizando o toolkit Qt, ou seja, funciona como uma camada gráfica que interage com o Wine para você. O Wine, por sua vez, permite que você isole diferentes raízes falsas para os programas que pensam que estão rodando no Windows, essas raízes são chamadas de prefixos (prefixes, em inglês), mas fazer o gerenciamento desses prefixos pode ser meio trabalhoso. É daí que entram programas como o Q4wine.
Se você não utiliza o Wine extensivamente e não enfrentou conflitos entre diferentes programas, ou mesmo não vê necessidade de isolar programas ou conjuntos de programas em prefixos distintos, pode nem valer a pena perder tempo com isso.
De um ponto de vista “prático” ─ e sem “entender” quase nada…
Em várias distros com KDE, preciso instalar o Q4Wine para adicionar ao menu de contexto (right-click) do Dolphin a opção de “abrir com” (ele) um “installer.exe”, por exemplo.
Em outras distros com KDE, posso simplesmente “abrir com” o próprio Wine, e nem preciso instalar o Q4Wine.
Em tempos recentes (+/-1 ano), ao escolher abrir um “installer.exe”, o Q4Wine oferece primeiro uma série de opções de configuração dele. Não lembro disso acontecer, nos anos anteriores. E agora me limito a aceitar as configurações que ele já traz.
Porque o que acontece. tem alguns programas que gostaria de jogar mas ele da erro de directX, e alguns tutoriais vejo o cara instalar esse Q4wine e consegue rodar.
Jogos podem funcionar melhor quando são isolados em seus próprios prefixos mesmo, justamente por causa das dependências com versões do DirectX e outras parafernálias do Windows, mas talvez o PlayOnLinux possa ser uma melhor opção.
O Q4Wine é só um frontend para o Wine que facilita a gestão de múltiplos prefixos/simulações do Windows, da mesma forma que o PlayOnLinux.
Vale minha explicação sobre frontends aqui:
Quanto a usar o Q4Wine para jogos, a vantagem é o que o @knimer disse. Jogos em geral exigem versões bem específicas de DLLs do Windows e o Q4Wine (e PoL e Lutris) facilitam gerenciar múltiplos Windows simulados, um para cada jogo (além de ter ferramentas para facilitar a instalação das ditas DLLs).
No caso eu já tenho o wine instalado, porém o q4wine não, será que eu posso baixar ele mesmo com wine instalado? me disseram que quando baixa o q4wine já vem o wine instalado e não gostaria de causar bagunça
Pode. Inclusive me pergunto onde você leu isso, porque o Q4Wine usa o Wine do sistema aqui.
Vi vídeos do youtube de como baixar ele, e eles falavam que vinham junto
Se você instalar Q4Wine, o Wine “vem junto”, porque é requisito.
Mas se você instalar Wine, não “vem junto” Q4Wine, porque não é requisito.
Acho que queria dizer “vem junto” no sentido de que um pacote é dependência do outro e o Q4Wine pede a instalação do Wine quando não tem no sistema.
Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.