Pergunta sobre programas no linux

Olá gente, tenho uma dúvida com respeito a assistentes do wine, por exemplo o q4wine, o que ele faz? Ou também o playonlinux, lutris e proton, nesse mundo linux sempre me perco, alguém poderia me ajudar a entender isso? Obrigado.

1 curtida

Cada um tem uma maneira levemente diferente de fazer isso, mas o que tem em comum é que eles são front-ends, ou seja, eles te dão as opções de forma mais simplificada e depois de você confirmar ele chama o programa “real” com as configurações que você deu.

Um exemplo de front-end são as lojas de aplicativo do Linux. Elas te mostram de forma simplificada os softwares disponíveis e suas versões. Daí você confirma e esses frontend rodam os comandos de terminal (apt install, snap install, flatpak install), que realmente vão instalar os programas, pra você.

Os frontends do Wine - Q4Wine, PlayOnLinux e Lutris - são assim. Não há nada que os frontends façam que você não possa fazer sozinho, da mesma forma que você não precisa da loja para instalar programas, - no fim, eles só recebem as instruções e depois rodam o comando wine.

A vantagem é ter botões para instalar DLLs comuns do Windows e para baixar outras versões do Wine que a sua distribuição não fornece (mais velhas ou mais novas) e, no caso do Proton, poder usar o Wine direto na Steam do Linux, sem precisar ter que instalar a Steam do Windows virtualmente.

1 curtida

É que o Wine é uma API.
Esses front-end facilita a vida de um tanto.
No final tudo funciona no Wine.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.