O que aprendi utilizando o KDE Plasma por 2 meses?

Na sinceridade, no final tudo serve. Até i3 wm serve, mas a questão é se vai ser cômodo ou não. E o Plasma atende isso muito, muito bem. É um desktop completo e confiável.

E ainda é bonito ainda de se ficar vendo!

2 curtidas

Eu aprendi que o baloo indexer continua crashando como sempre crashou :rofl:

2 curtidas

Engraçado, não tenho problemas com isso. Deve ser uma feature que eu não uso. Baloo = plasma search?

1 curtida

Sim isso pode ser desabilitado mas nao removido nao sei pq mas tem dado ruim no meu sistema.

1 curtida

Eu só modifico as configurações de energia, bloqueio de tela, iniciar com sessão vazia, instalo o chrome… essas coisas. O resto, deixo tudo como tá mesmo…

Os programas padrões do kde são excelentes: okular, kde connect, dolphin, skanpage, korganize, kalendar, kdenlive… E a maioria dos apps são QT que se integram perfeitamente com o restante do sistema.

2 curtidas

Eu vou já testar esses atalhos kk

Olha que negócio interessante. O Gnome e o macOS hoje tem o mesmo tipo de menu, que não foi feito para clicar e sim para pesquisar, você abre e digita o que quer. Os apps estão todos listados lá, claro, mas não tem categorização, e você organiza como der na telha. Já o KDE, Cinnamon, Cosmic, XFCE e Mate tem menus clicáveis à la Windows 7.

2 curtidas

Um negócio louco é quem trabalha com softwares CAD. Quem usa sabe, se você abrir ele vai ter milhares de menus bonitinhos com ícones bem legais pra você, mas todo mundo que é experiente usa o prompt de comando e só digita os comandos direto, é muito mais rápido, só usa o mouse para clicar nos pontos do desenho mesmo. Eu uso desse jeito há 12 anos, não importa quanto eles inovem os menus kkk.

2 curtidas

Questão de gosto, ainda bem que existem opções como o KDE e seus colegas.

3 curtidas

Aqui no Debian ele não vem habilitado, mas se vier em alguma distro, é só desabilitar.

1 curtida

Só que no Windows, eu não acho que as áreas de trabalho são tão práticas como no Gnome.

Ao menos na configuração padrão, eu sempre tenho uns área de trabalho vazia no Gnome. No Windows, tenho que criar primeiro.

O Windows 8 também funcionava desse jeito: Aperte a tecla Windows e comece a digitar. Meio que isso só foi nessa versão do Windows mesmo.

No MS Office tem uma coisa assim também. Toda a faixa de opções pode ser acessada usando o teclado. Só apertar Alt e seguir com a sequência na tela. Tipo assim:

Atalhos com o Alt

Pode crer aqui foi no archlinux que deu isso.

Achei muito interessante a abordagem do @eddiecsilva – de encontrar um modo de adaptar seu fluxo de trabalho ao KDE Plasma – com o mínimo de alterações no KDE… e o mínimo de sacrifício de seu fluxo de trabalho.

O vídeo e as dicas podem até parecer simples, simplórios, à primeira vista – mas a abordagem é uma das mais inovadoras que já vi, “em todos esses anos nessa indústria vital”. – Não briga com o KDE, nem sacrifica seus “hábitos não-KDE” de muitos anos.

Em suma, não perde tempo, produtividade, serenidade, objetividade.

Poderia, talvez, fazer ainda mais – sem gastar tempo, e sem perder a simplicidade da ideia – se conhecesse um pouco mais do KDE.

No momento, porém, não interessa ao Eddie gastar tempo para conhecer mais do KDE – e infelizmente, nenhum fã do KDE vai investir tempo para mostrar como fazer melhor. – Aliás, um usuário KDE nem saberia o quê o usuário “não-KDE” precisa. Seria, tipo, um branco querendo ensinar o índio a viver como índio.

E eu, o que aprendi utilizando o KDE por 17 anos?

Atalhos de teclado? – O KDE tem uma enciclopédia completa, com 300 zilhões de atalhos; e o usuário pode mudar todos eles, e criar outros 300 zilhões de atalhos, ao seu gosto. – Eu uso meia-dúzia, no máximo 1 dúzia; metade deles, criados por mim. Faço questão de ignorar todos os outros 300 zilhões de atalhos. Talvez, quem sabe, quando decidir usar algum WM.

Menu? – Basta digitar GParted, Earth, VLC etc., no desktop, para o KRunner exibir o ícone do aplicativo. Clique nele (ou dê Enter) e seja feliz. – Quem precisa de Menu, no KDE??

Ou digite “O que aprendi utilizando o KDE”, para o KRunner mostrar o ícone do navegador, já focado no tópico do Fórum:

O KDE imita o Windows? – Durante muitos anos, pensei em “como foi para migrar do Windows para o Linux” – e só agora percebo que minha briga foi “como migrar do Windows para o KDE”.

Alguma coisa, funcionou – mas muitas outras coisas, tive de jogar fora, e aprender a fazer de outro jeito. – Isso desmente que o KDE seja “igual”, ou “imitação” etc.

Poderia ter sido mais difícil, se eu considerasse o Windows como “referência absoluta de como as coisas devem ser”. – Acontece que uso PC desde muito antes do Windows. Migrei de um SO para outro, e para outro, e para outro, antes de chegar no Windows. – E aprendi que, em informática, você não tem “o que quer”, mas, sim, “o que existe disponível”.

Abandonei muitos hábitos de trabalho, que eu só tinha, porque era o que o “Explorer” (gerenciador de arquivos) permitia – e criei outros hábitos, que o Dolphin / KDE permite.

Um ótimo recurso do “Explorer” do WinXP: – Colunas de dados Exif, que podiam ser usados para ordenar as fotos por Data (original) ou por “Modelo de câmera”:

Uma ótima solução – coluna de dados Exif no Nemo – tive de abandonar, porque o Cinnamon não me atendia em outros 999 requisitos:

3 curtidas

Existe “Baloo”, e… “Baloo”!

Há 8 anos, desabilitei o “File Search” – e nunca me fez falta. – O CTRL+F no Dolphin encontra qualquer coisa, em poucos segundos; e o KFind faz buscas avançadas com enorme eficiência e rapidez.

A “indexação de arquivos” pelo Baloo (File Search), só serve para usar recursos do Dolphin como “Tags”, “Rating”, “Comment” etc. – que não me interessam.

Além disso, desabilito muitos serviços do “Plasma Search”. – Por exemplo, não me interessa que o KRunner fique rastreando meu uso do Navegador, Favoritos etc. – Mas vejo que, na atualização dos KDE Apps 24.12 / Plasma 6.2.4, vários deles foram re-habilitados. Qualquer hora, vou ver isso de novo:

Também desabilito toda a “suite PIM” – Personal Information Manager – que permite descobrir “onde foi que salvei aquela anexo que Fulano me mandou pelo KMail, uns 300 anos atrás”. – Não uso KMail, KOrganizer, KAddress etc.

Agora, existe um “Baloo Básico”, que não dá para remover – e que me interessa: – É o que atualiza as pastas, y otras cositas más.

Por exemplo: – Uma tarefa agendada move um arquivo de uma pasta para outra. – O “Baloo Básico” atualiza o Dolphin, que atualiza as pastas instantaneamente.

4 curtidas

Faço todas essas tarefas de email pelo navegador. De maneira que me passam despercebidas essas funções e qualquer problema que possa surgir nelas.

mas e o bubbaloo?

Os programas que citou servem bastante, mas sinceramente. Eu coloco tudo o que vou abrir na barra de tarefas, a la windows mesmo, ent~ao no final tudo acaba bem…

3 curtidas

Oh noooooo, ele citou essa marcaaaaa :rofl:

4 curtidas

Com isso eu concordo, 3 meses de Plasma não se comparam aos meus anos usando GNOME.

Aqui eu faço uma ressalva, eu literalmente disse no vídeo que continuo aprendendo e testando várias coisas. Inclusive, estou adorando receber dicas objetivas de configurações com objetivos práticos.

O que não tenho interesse é em customização com foco em “mudar a aparência”, agora aprender uma otimização nova ou um comando novo, eu sou todo ouvidos.

P.s.: também desativei o Baloo, ele deixava os discos aqui em 100% o tempo todo. A pesquisa padrão tem me atendido muito bem.

:vulcan_salute:

6 curtidas

Eu faço mais ou menos isso – mas sem bagunçar muito:

Os aplicativos que eu uso “o tempo todo” – Dolphin, Chrome, Kate, Konsole, System Settings – eu coloco no “Lançador Rápido” (Quick Launcher), junto ao Menu:

Desde os tempos do Plasma 5, eu separei o “gerenciador de tarefas” (um pouco à direita do Quick Launcher) – e continuou separado, ao migrar para o Plasma 6.

• Ao instalar o KDE Neon já com Plasma 6, não consegui fazer isso. – Por isso, mantenho com carinho as distros que instalei ainda nos tempos do Plasma 5.

Nos “Favoritos” do Menu, coloquei outros aplicativos, que uso com menos frequência – Google Earth, Calculadora, VLC etc.:

E mantenho no Menu as seções “Recent Applications” e “Recent Files”. – Isso me dá acesso imediato às últimas capturas de tela, arquivos abertos recentemente – e um punhado de aplicativos como KWrite, Foliate, GParted, KDE Partition Manager, KStars etc., que costumo usar com certa frequência.

• Isso também foi um pouco bagunçado na atualização para KDE Apps 24.12 / Plasma 6.2.4.
2 curtidas

Isso me faz lembrar o XP. Eu gosto e n~ao gosto, no XFce eu aceito. Mas no Plasma? Nah. Quero tudo na taskbar igualmente mesmo.

3 curtidas

uma bagunça de leve né.

1 curtida

que icones é esses que você usa, sabe dizer o nome?