O debate sobre o tema indicado no tópico – “recomendar” ou “não recomendar” o Ubuntu (=Gnome) – tomou um rumo totalmente off-topic…
Usei umas 25 ou 30 distros, nos últimos 8 anos, e jamais recebi 1 único Flatpak – ao pedir .deb, .rpm etc. – mas já vi uma “atualização corriqueira” substituir um Chromium.deb por um Chromium.snap2.
Sem me perguntar nada – e sem nenhum aviso – a menos que ficasse de olho naquelas 300 mil letrinhas que acompanham uma atualização regular do apt / Synaptic.
Só fui perceber a troca dos bebês no berçário, quando tentei salvar uma imagem… e não tinha permissão. – Tentei fazer 1 upload… e não tinha permissão. – Foi o fim de 10 anos de minha convivência com a Canonical.
Isso foi em 2019. – Eu tinha 12 distros em dualboot. – Bastou reiniciar, escolher qualquer uma das outras 11 distros, e continuar minha vida normal, em menos de 5 minutos (ainda usava HDDs, o boot era meio demorado, rs).
Mas a Canonical já tinha feito feito coisa semelhante, em 2016 – quando substituiu a suíte Muon (discover, updater) pelo Plasma Discover. – Você tentava instalar o Muon Discover… e vinha o Plasma Discover.
Alguém até poderia defender aquele procedimento, argumentando que ainda era possível instalar o Muon. – Sim! “Bastava” seguir meia-dúzia de passos “simples” – coisa que não dava para “recomendar” a quem quisesse experimentar uma distro Linux pela primeira vez.
Usar Snap, Flatpak etc. tende a se tornar uma coisa corriqueira – agora que todos se acostumaram a usar “lojinhas” – onde, muitas vezes, o incauto nem percebe “quem é quem”.
Parece que isso é o futuro.
Não é o meu caso. – Minha primeira providência, ao instalar uma distro, é remover o PackageKit – e com isso vai-se embora a “lojinha”.
Fico então com o apt / Synaptic, com o dnf, com o zypper, xbps etc. – E se um dia eu achar que preciso de Snap ou Flatpak, vou preferir usar comandos – de modo a continuar mantendo algum controle do que acontece no meu SO.
Mas, sinceramente, acho improdutivo ficarmos discutindo se a Canonical “força” ou “permite” etc. – O assunto do Tópico é outro, totalmente diferente.