Pesquisando sobre como rodar exe no linux vi programas que se dedicam a fazer isso, ok, mas pelo que sei muitos vírus para Windows são no formato .exe…
O que irá acontecer se rodar um virus .exe no wine ou derivados??
Vai infectar o sistema? Vai acontecer uma desgraça?
Ou não vai haver nada demais??
E se não der ruim, então pode-se utilizar esse método pra constatar se se o exe é confiável ou não??
Não tenho condições de rodar maquina virtual! Só tenho 2 gb de ram…
Para evitar esse tipo de dor de cabeça, que sim, pode acontecer via wine vanilla, como foi no caso do WannaCry, você pode usar o Bottles, que além de usar a ideia de uma “garrafa”, isola da /home do sistema por ser em flatpak
mesmo sendo exe pode dar problema sim como o nome já diz “Wine Is Not Emulator” traduzindo wine não é emulador(ficaria Wnée em português né!) é uma camada de compatibilidade pode não fazer o mesmo estrago que rodando nativamente no windows mas cuidado mesmo assim e não saia instalando virus de proposito mesmo que seja no Wine
talvez um chroot junto do wine diminua o estrago e rode em 2gb de ram mas não posso confirmar, fica pra alguém que entende mais ok?!
Vamos fazer uma breve reflexão sobre a sua duvida:
Para que qualquer virus faça algo, é necessário que ele tenha sido programado para tal coisa e focado em determinado sistema. Se o hacker que desenvolveu o virus, pensou que ele seria executado no Windows e no Linux via wine, temos um problema, porém caso ele pensou apenas em infectar o Windows, acredito que seu sistema estará salvo.
Não é porque o Wine roda bem um jogo ou uma suíte de escritório que ele vai rodar bem um programa que tenta estabelecer tentáculos profundos no sistema, muitos dos quais o Wine sequer compatibiliza com os equivalentes do Linux.
Claro que se você expor sua pasta HOME, como o Wine faz por padrão, um possível ransomware vai conseguir criptografá-la. Mas várias outras classes de malware não vão:
Um rootkit não vai funcionar já que o Wine não emula as funções de gerenciamento de BIOS/UEFI
Um trojan de inicialização só vai ser acionado quando você usar o prefixo.
Vírus que tentam se injetar em outros processos nem vão saber que os processos do Linux existem se não forem feitos especificamente para rodar no Wine.
Vírus que infectam outros executáveis, devido a diferenças de ABI, têm que ser feitos especificamente para Linux para saírem do prefixo.
O Wine realmente tem ficado cada vez melhor. Quando ele se tornar capas de rodar qualquer exe sem a necessidade de intervenção da equipe de desenvolvimento ele vai rodar qualquer vírus junto desde que os recursos estejam disponível.
Existe! Chama-se usuário. Mesmo com o antivírus mais eficiente que existe, um usuário imprudente irá inutilizar seu sistema em algum momento. Um usuário que pense antes de realizar qualquer ação já está livre de 90% dos problemas relacionados a malwares.
O problema é que eu sou paranoico kkkkkk, eu não fico instalando muitas coisas não, nesse pc mesmo não instalei nada que não fosse de diretórios oficiais, mas mesmo assim minha paranoia às vezes fala alto
Boa pergunta, quando eu usava o windows eu sabia tudo que tava rodando através do gerenciador de tarefas, mas como vim recentemente pro linux eu não faço a menor ideia do que é o que.
esses virus de linux que você falou me deu uma curiosidade.
queria aproveitar o tema do tópico que é basicamente virus de windows no Wine e perguntar também o inverso, virus de linux no WSL.
seria a mesma coisa? seria similar? ou seria completamente diferente?
e o principal qual dos dois casos faria mais estrago?
tem algum artigo na internet mesmo que em inglês abordando isso?