A Trend Micro prevê um aumento nos ataques de ransomware em um futuro próximo. No primeiro semestre de 2022, os ataques aumentaram dois dígitos em relação ao ano anterior.
De acordo com sua pesquisa:
- aumento de 75% nos ataques de ransomware no primeiro semestre de 2022, comparando com o primeiro semestre de 2021.
- Havia 67 grupos ativos de RaaS e extorsão e mais de 1.200 organizações de vítimas que foram denunciadas nos primeiros seis meses.
- Vulnerabilidades não corrigidas aumentam a crescente superfície de ataque digital que muitas organizações estão lutando para gerenciar com segurança.
52% mais ameaças no 1° semestre de 2022
O principal vetor de ataque para ransomware é a exploração de vulnerabilidades. A Zero Day Initiative da Trend Micro publicou alertas sobre 944 vulnerabilidades no primeiro semestre, com um aumento de 23% ano a ano.
O número de avisos críticos de bugs publicados aumentou 400% em relação ao ano anterior. O relatório dizia,
- 63 bilhões de ameaças bloqueadas pela Trend Micro no primeiro semestre de 2022
- 52% mais ameaças no primeiro semestre do ano do que no mesmo período de 2021
- Governo, manufatura e saúde são os três principais setores visados por malware
Além disso, vulnerabilidades não corrigidas estão aumentando a superfície de ataque da organização, dificultando a proteção de seu ambiente contra grupos APT e suas ferramentas de malware. De acordo com o relatório, 43% das organizações globais acreditam que está “saindo de controle”.
Grupos de ameaças novos e emergentes continuam a evoluir seu modelo de negócios, com precisão ainda maior. É essencial que as organizações melhorem no mapeamento, compreensão e proteção de sua rede em expansão.
O Relatório de segurança cibernética de meio de ano da Trend Micro 2022 pode ser encontrado no site oficial da empresa.
FONTE: aqui