O quão "amigável"/automatizado é o ArcoLinux?

O ArcoLinux é tido com uma distro user-friendly para quem quer se aventurar pelo mundo do Arch, mas, o quanto ele se assemelha a distros como Mint, Ubuntu ou Deepin em usualidade no cotidiano?

1 curtida

Aqui tem um review do ArcoLinux com Deepin

Sobre semelhanças com as distros Mint ou Ubuntu.
Ubuntu/Mint —> ArcoLinux
gerenciador de pacotes apt --> pacman
Loja de Aplicativos --> pamac
ppas --> AUR
.deb pela net --> AUR. (Vc pode criar o seu próprio pacote, mas isso é para usuário muito avançado)

O Ubuntu/Mint vem com diversos recursos instalados, no ArcoLinux não vai ter a mesma quantidade instalada, se vc quiser basta instalar.

PS: Aquela janela de configuração em que vc configura os ppas, drivers e outras opções não tem no Arcolinux, aquilo la é somente de Ubuntu e based-Ubuntu.

4 curtidas

Em nenhum momento eu disse que o APT é igual ao Pacman ou que o PPA é igual ao AUR. Fiz um comparativo de ferramentas para um usuário que conhece apenas o lado do Ubuntu.

Sobre o fanboy de Debian nem vou perder meu tempo respondendo.

3 curtidas

Tranquilo. Você que sabe.

“Fanboy do Debian” cujo avatar homenageia o Fedora…

No mais, o ArcoLinux venceu a seleção para habitar meu notebook junto ao Linux Mint e o Win10. Mais adiante deixo depoimento sobre usabilidade.

Minha opinião sobre o Arco:

É uma ótima distro e uma que usei por bastante tempo e gostei dele, mas num momento, resolvi sair. Mas eu acho que vale muito a pena.

1 curtida

Criei esse tópico antes de usar ArcoLinux, depois de tanto tempo usando posso dizer: apesar das críticas de alguns pelos excessos e por ser um sistema muito mexido, foi a distro user-friendly derivada do Arch que menos me deu dores de cabeça.

1 curtida

A proposta de o ArcoLinux servir como “escola de Linux” me interessou muitíssimo. Principalmente para estudar o método formativo.

Mas achei o conjunto de sites do projeto um tanto confuso de cara. Depois de passar por uns vídeos de explicação lá disponíveis, o entendimento da proposta melhorou, mas a primeira impressão não foi das melhores.

Ainda vejo o Mundo Linux como coisa de programadores e técnicos em TI em geral. Falta um capricho na comunicação e na organização dos conteúdos de divulgação para públicos pouco entendedores ou não entendedores.

2 curtidas

Alguém pode dizer que sistema baseado em Arch não é coisa para principiantes; só que o time do ArcoLinux põe lá, em suas mensagens oficiais, que parte do projeto é para usuários vindos do Windows e que sacam pouco de Linux.

Aí vc abre o Calamares e vem os 15 menus de escolha de apps… depois mais 15 de apps para devs… ops, não é para iniciantes (mesmo isso podendo ser legal, eu é que não curto, escolhas em demasia)

1 curtida

Por isso, para mim, o instalador do Pop dá um banho em todos os outros. Cite UM instalador mais simples e fácil de entender, estou esperando.

1 curtida

O do Deepin (pelo menos era).

1 curtida

Realmente, o instalador deles é fenomenal… mas acho o Calamares muito bom, melhor que o Ubiquity. Tanto que a Canonical está criando outro, e o que vi dele o resultado está bem legal. Tomara que as mudanças cheguem no Calamares, fazem falta

1 curtida

Correção: Do Elementary e do Pop!_OS

1 curtida

Tal qual citaste, ele já foi o melhor instalador. O atual, além de não estar 100% traduzido tem um design que fala na missão de ser simples, eu mesmo já tendo três anos de jornada me embananei no particionamento.

2 curtidas

O elementaryOS usa um Ubiquity bugado que nem merece ser citado.

Você não entendeu. O instalador que o Pop!_OS usa é o instalador que o ElementaryOS idealizou em conjunto com o Pop!_OS. Eles estão esperando o lançamento do ElementaryOS 6 para implementar.

Estou usando o Plasma no ArcoLinux.

Eu tinha mudado de desktop nele para o Plasma, vindo do Cinnamon antes. Por algum motivo, os temas do Cinnamon que ficaram depois que desinstalei a DE faziam com que na hora que eu fosse trocar entre um item e outro no menu de customização houvesse uma boa demora até aparecer o que pedi. Fui tentar reproduzir agora, mas não consegui. Acho que apagar os temas resolveu o problema.

2 curtidas

Outra coisa curiosa é que se você instalar outra DE depois, ela sempre ficará diferente da versão já com a DE que você instalou.
Exemplo, você baixa a iso do Gnome e depois instala o Plasma, o Plasma que você instalou é radicalmente distinto da imagem do ArcoLinux já com Plasma porque eles customizam muito o sistema, isso acontece mesmo que você tenha feito a instalação da DE com a ferramenta própria do ArcoLinux.

2 curtidas

Eu baixei aquela versão com o calamares que eles te deixam selecionar qual DE você quer. Existe essa ISO só com Gnome ou só com Plasma?

Um plasma que eu acho modificado de mais é o do Artix. Não bate comigo. :confused:
Aquele community QT então. Bem diferente. Prefiro sem as modificações.

2 curtidas