O quanto de RAM é consumida pelo vídeo integrado?

Olá.

Para quem tem placa de vídeo offboard, a memória para vídeo vem da GPU dedicada.

Para quem tem vídeo integrado, a memória para vídeo vem da RAM.

O quanto consome a GPU integrada de um i5-10500 para dar vídeo em dois monitores Full HD?

Podem apresentar valores estimados ou outros cenários. Queria ter uma ideia.

OBS: Em cenário de escritório/navegação na internet e em cenários de jogos( os que dão para rodar nessa GPU).

Valeu a todos!

Qual o modelo da Intel HD Graphics que vem com esse modelo em particular de processador?

1 curtida

Parece que é uma UHD 630, se for os dados oficiais da Intel são:
Gráficos de processador
Gráficos do processador ‡
Gráficos UHD Intel® 630

Frequência da base gráfica
350 MHz

Máxima frequência dinâmica da placa gráfica
1.15 GHz

Quantidade máxima de memória gráfica de vídeo
64 GB

Suporte para 4K
Yes, at 60Hz

Resolução máxima (HDMI 1.4)‡
4096 x 2160@30Hz

Resolução máxima (DP)‡
4096 x 2304@60Hz

Resolução máxima (eDP - tela plana integrada)‡
4096 x 2304@60Hz

Suporte para DirectX*
12

Suporte para OpenGL*
4.5

Intel® Quick Sync Video
Sim

Tecnologia Intel InTru 3D
Sim

Tecnologia de Alta Definição Intel® Clear Video
Sim

Intel® Clear Video Technology
Sim

Nº de monitores aceitos ‡
3

ID do dispositivo
0x9BC8

1 curtida

O quanto for necessário. A alocação de memória gráfica compartilhada é dinâmica. Para utilização comum de desktop, em cenário de escritório, o uso é mínimo.

P.S.: ao contrário do mito popular, placas de vídeo dedicadas também passam a armazenar arquivos na memória RAM quando a VRAM acaba. Caso isso não ocorresse, o programa (jogo) travaria. Quando isso ocorre, porém, há notável perda de desempenho, pois a VRAM dedicada tende a ser muito mais rápida que a RAM.

3 curtidas

E fica em torno de quanto o uso mínimo para 2 monitores Full HD? Saberia informar?

Cara não da pra dizer um valor certo, pq depende de muita coisa, Sistema que vc usa, interface, quantidade de icones na area de trabalho, programas q tu vai usar, até o wallpaper.
Mas diga pra que vc precisa desta informação? ta querendo comprar mais memoria ou ?

Eu tenho um computador que está com problema e me ofereceram uma troca. Sendo que não teria placa de vídeo dedicada.

Uso muita memória RAM e fico com receio da memória de vídeo consumir uma quantidade considerável de RAM. Eu admitiria 500 MB de RAM no máximo.

Cara não consome muito não, Vê mais ou menos quanto o sistema consome quando vc Inicia o sistema, Parece q vc usa Ubuntu, pelo oq sei ao ligar vai ocupar cerca de 1gb de ram, e vai aumentando conforme oq vc vai abrir.

Sabe me dizer quanto de Ram esse pc vai ter ?

1 curtida

16 GB de RAM. Mas para mim não é tanta memória assim. Por isso a minha pergunta.

Onde que vejo o consumo de VRAM no Linux? Parece que no Windows 10 é mostrado no Monitor do sistema deles.

A, a placa gráfica não vai ser teu vilão neste caso, não sei pra que vc precisa de tanta RAM, mas no geral o ubuntu consome cerca de 1gb pra menos quando iniciado, ai oq pode consumir mais são os programas.

Então, so mostra a VRAM de placas dedicadas, ele não classifica oq é VRAM em uma gpu integrada, pois esta é volátil, ou seja, vai sendo usada conforme a demanda, A ram usada de cada programa tem ali o seu Vram computado junto.
Se vc precisa tanto de RAM, deveria dar uma olhada no Swap, uma reserva de memoria ram q é guardada no HDD/SSD, pode ajudar

1 curtida

O que o OP pode fazer é acompanhar o consumo pelo System Monitor ou pelo parâmetro watch free -h, pois o consumo da memória de vídeo, na lógica, está atrelado a RAM, visto que estamos falando de uma iGPU.
E sinceramente, 16gb de memória, arrisco-me a dizer até mesmo 8gb. dá e sobra para um uso de qualquer usuário normal.

Atualmente meu PC tem uma GPU dedicada. Como acompanho o consumo de VRAM dela?

Nvidia ou AMD?

É uma placa da AMD Radeon

Qual? 10 caracteres

Radeon RX 470

Bom… Desconheço como obter informação sobre o consumo de memória de vídeo dedicada, mas… no laptop aqui com Windows e usando a iGPU intel HD 620 com um monitor 768p, três abas do Firefox abertas e uma delas rodando um vídeo 4k a 60 fps, teve pico de 0.8gb.
Se tu não vai jogar, ainda mais coisa pesada por falta de uma gráfica dedicada, porque se preocupa tanto com o consumo de memória de vídeo?

Ao meu ver, e creio que ao dos colegas do fórum também, tu está fazendo uma tempestade em copo d’água sem necessidade alguma :sweat_smile:

1 curtida

OK, valeu pela ajuda. Considerando que tenho 2 monitores Full HD, chuto que não será tão difícil usar 2 GB de memória para vídeo. Isso para mim é relevante.

Eu tenho meio que uma obsessão por RAM mesmo.

Não há como responder isso, pois depende de inúmeros fatores e é algo dinâmico.

Minha GTX 1070Ti aqui, no momento, está usando 600 MB com um monte de coisas abertas para um monitor 2560x1080p @ 75 Hz. Mas isso é extremamente variável.

Esqueça isso, para o tipo de uso que você descreveu, o consumo será mínimo.

Que tipo de atividade você realiza aí?

No máximo de coisa pesada é um vídeo(1080p) rodando em uma tela e um Blender (modelando) em outra.