O quanto for necessário. A alocação de memória gráfica compartilhada é dinâmica. Para utilização comum de desktop, em cenário de escritório, o uso é mínimo.
P.S.: ao contrário do mito popular, placas de vídeo dedicadas também passam a armazenar arquivos na memória RAM quando a VRAM acaba. Caso isso não ocorresse, o programa (jogo) travaria. Quando isso ocorre, porém, há notável perda de desempenho, pois a VRAM dedicada tende a ser muito mais rápida que a RAM.
Cara não da pra dizer um valor certo, pq depende de muita coisa, Sistema que vc usa, interface, quantidade de icones na area de trabalho, programas q tu vai usar, até o wallpaper.
Mas diga pra que vc precisa desta informação? ta querendo comprar mais memoria ou ?
Cara não consome muito não, Vê mais ou menos quanto o sistema consome quando vc Inicia o sistema, Parece q vc usa Ubuntu, pelo oq sei ao ligar vai ocupar cerca de 1gb de ram, e vai aumentando conforme oq vc vai abrir.
A, a placa gráfica não vai ser teu vilão neste caso, não sei pra que vc precisa de tanta RAM, mas no geral o ubuntu consome cerca de 1gb pra menos quando iniciado, ai oq pode consumir mais são os programas.
Então, so mostra a VRAM de placas dedicadas, ele não classifica oq é VRAM em uma gpu integrada, pois esta é volátil, ou seja, vai sendo usada conforme a demanda, A ram usada de cada programa tem ali o seu Vram computado junto.
Se vc precisa tanto de RAM, deveria dar uma olhada no Swap, uma reserva de memoria ram q é guardada no HDD/SSD, pode ajudar
O que o OP pode fazer é acompanhar o consumo pelo System Monitor ou pelo parâmetro watch free -h, pois o consumo da memória de vídeo, na lógica, está atrelado a RAM, visto que estamos falando de uma iGPU.
E sinceramente, 16gb de memória, arrisco-me a dizer até mesmo 8gb. dá e sobra para um uso de qualquer usuário normal.
Bom… Desconheço como obter informação sobre o consumo de memória de vídeo dedicada, mas… no laptop aqui com Windows e usando a iGPU intel HD 620 com um monitor 768p, três abas do Firefox abertas e uma delas rodando um vídeo 4k a 60 fps, teve pico de 0.8gb.
Se tu não vai jogar, ainda mais coisa pesada por falta de uma gráfica dedicada, porque se preocupa tanto com o consumo de memória de vídeo?
OK, valeu pela ajuda. Considerando que tenho 2 monitores Full HD, chuto que não será tão difícil usar 2 GB de memória para vídeo. Isso para mim é relevante.
Não há como responder isso, pois depende de inúmeros fatores e é algo dinâmico.
Minha GTX 1070Ti aqui, no momento, está usando 600 MB com um monte de coisas abertas para um monitor 2560x1080p @ 75 Hz. Mas isso é extremamente variável.
Esqueça isso, para o tipo de uso que você descreveu, o consumo será mínimo.