Kkkkk Culpa do @Dio, mas EMHO gnome-shell cheio de extensões aka Pop, Ubuntu e Manjaro me dão náuseas, nada contra extensões mas em excesso fica ridículo e não passam o que realmente o Shell é.
Eu não curti o Pop_OS quando rodei em máquina virtual, achei sem graça que só ele… mas sou da linha que pode mexer sim na DE. Tanto que peguei o Gnome do Manjaro e meti mais extensões ainda do que tinha, achei foi pouco!!
Kkkkk eu uso Linux a quase 20 anos, não me influencio mais, tenho “uma distro” e as outras são só por diversão mesmo, instalo em vm e as vezes em trial/dual boot, mas só para testes.
Alguns dias atrás visitei o perfil do Dionatan Simioni, lá dizia que ele usa Pop!_OS, e como ele é o dono do canal brasileiro mais famoso sobre Linux, talvez tenha influenciado no aumento de usuários para o sistema.
Alguns diferenciais do Pop!_OS era ter o Gnome-Shell optimizado para jogos, driver proprietário NVIDIA disponível na ISO, entre alguns outros detalhes… Porém, hoje em dia Ubuntu também possui o driver proprietário NVIDIA disponível na ISO, o que fez com que muitos usuários questionassem se ainda valeria a pena continuar usando Pop!_OS, visto que o grande diferencial era este.
Embora eu prefira o Plasma, tenho experimentado o Pop!_OS em meu notebook recentemente, e algumas coisas me agradaram nele:
Mini-repositório do Pop!_OS;
Tem um design like AtomPunk, não é meu estilo favorito, mas a paleta de cores do sistema me agrada;
É possível instalar Google Chrome e Lutris sem a necessidade de adicionar PPA;
O que mais me agrada, é a extensão Tiling Window incluso no Gnome-Shell (vide imagem).
Infelizmente experimentei Pop!_OS apenas em meu notebook com resolução 1366x768, enquanto em meu desktop uso um monitor ultrawide de resolução 2560x1080, e deduzo que Tiling Window num monitor como o meu possa ser algo bem produtivo (além de elegante).
Para quem curte Ubuntu e GNOME, está aí um sistema com base Ubuntu bem bacana para usar.
Eu achei o Pop lindo quando vi o Dio falando sobre e tal, a distro tem uma pegada super jovem e achei bem interessante, mas acho que não me faria mudar do Mint
System76 deve ter criado o Pop!_OS com o intuito de lucrar nas vendas de desktops e laptops com Pop!_OS rsrs
Embora eles contribuam pouco (ou talvez nada), não tenho nada contra, pois é mais uma opção disponibilizada gratuitamente para um certo público de usuários, talvez até chamando atenção de usuários que não usam Linux, consequentemente os trazendo para a comunidade, e uma pequena parcela destes podendo até contribuir com algum projeto open-source no futuro.
Talvez eu seja ingenuo com meu pensamento, mas sempre procuro um lado positivo kkk
Mano os caras modificam até os atalhos padrão, isso influência na ajuda e até nas formas de enviar tutoriais, é complicado. Espero que daqui pra frente utilizando a base eles repensem essas cagadas que fazem.
Hoje ainda digo o mesmo, introduzem bugs desnecessários por falta de testes nas versões instáveis, que deveriam ser testadas como é feita no rawhide.
Aliás estão tendo vários test days no fedora para ter um GNOME estável.