Chromium é o navegador que dá base para muitos outros navegadores da internet, como MS Edge, Opera, Vivaldi e afins. Ele já vem instalado em algumas distros e nos últimos tempos vinha sendo distribuído via snap (feito pela Canonical), tanto que teve uma polêmica com o Linux Mint mas agora eles já empacotam a sua versão do navegador.
Chromium no Flathub
Em um primeiro momento o Chromium estava disponível somente no Flathub Beta, se você quer saber como ativar ele temos esse artigo explicando, para assim receber os feedbacks de quem testava ele e dos entusiastas.
Bom, agora ele está disponível de forma oficial no Flathub “principal”, podendo ser instalado por qualquer distro que tenha o flatpak habilitado. Os principais pontos são:
-
Suporte nativo ao Flatpak.
-
Suporte para VA-API, OpenH264, libfdk-aac e Widevine.
Vale destacar que o suporte ao VA-API por hora não funciona com GPUs da NVIDIA, baseado no backend VDPAU. Mas se você tiver placas de vídeo da AMD/Intel basta habilitar a aceleração por hardware em chrome://flags e procurar pela opção Hardware-accelerated video decode. Lembrando que precisa da versão 1.8.2 do flatpak.
flatpak install flathub org.chromium.Chromium
Depois é só esperar a instalação acabar.
Vale mencionar que um dos envolvidos nesse projeto é o brasileiro Georges Basile Stavracas Neto, que é um dos principais contribuidores do GNOME e do EndlessOS.
A página do Chromium no FlatHub você pode acessar aqui.
Nos vemos no próximo post, forte abraço! E confira nosso Feed RSS