Problema ao reproduzir vídeos no Youtube em 1080p 60 FPS

Olá, infelizmente em todas as distros que utilizei sofro do mesmo problema: ao reproduzir um vídeo em 1080p 60fps fica impossível de assistir perante aos engasgos que acontecem, travamentos… Rapidamente parece que o note começa a processar e ficar tudo meio bugadão.
Possuo um Vaio VPCEH, i5 2450M 2.50 Ghz de segunda geração, driver de vídeo Intel HD Graphics 3000, 8GB de RAM, e uso SSD.
De fato, não sei o que ocorre, porque no Windows 10, assistir esses tipos de vídeos em 1080p 60 fps ocorre de maneira bastante natural. Já utilizei plasma, gnome, xfce, cinnamom…

oi

Esse problema acontece porque a decodificação de vídeo por hardware ainda é um baita problema nos navegadores para o GNU/Linux. A decodificação por software, usando o processador, é um processo extremamente ineficiente e, por isso, vídeos engasgam.

Você pode experimentar a nova versão do Chromium no Flathub com VA-API habilitado: O Navegador Chromium agora está disponível no FlatHub de forma oficial

3 curtidas

Tenho um processador similar e a melhor opção é o Chromium (Entre Chromium e Firefox). Mesmo assim não roda 1080p60 e cai pra 720p60 nos vídeos do Youtube. Daí dá pra assistir.

Aqui tenho o mesmo problema com configurações parecidas:
i5 3337u + 8gb RAM
No Windows 10 é bem de boa a situação assisto os vídeos que é uma beleza já no Linux é meio triste mesmo além de outros problemas quando vou mover um arquivo o sistema inteiro trava por fim eu só tento ignora essas coisas e uso o Linux só para programar mesmo por preferência o restante uso o Windows 10.

Aqui acontecia muito isso mas consegui diminuir muito o travamento desativando o media.rdd-process.enabled, pois percebi que era ele que usava quase toda a CPU quando rodava vídeos no YouTube.
Como eu uso Firefox Nightly, eu apenas digíto about:config na barra de endereço e desativo o media.rdd-process.enabled mudando pra false.

Só para comparar as configurações vou deixar as informações do meu sistema.
image

Há maneira de de fazer isso no chrome?

Instale o pacote i965-va-driver, abre o Chrome, d vá em configurações, avançado e habilita a opção de usar aceleração de hardwarei aí digita chrome://flags e habilita a opção Override software rendering list e reinicia o Chrome, depois digita chrome://gpu e checa se tá tudo via hardware

Acabei de ver que o Firefox trouxe a opção de decodificação por hardware desde a versão 80, inclusive com suporte ao Xorg. Para ativar, digite about:config e ative estas três flags:

  • layers.acceleration.force-enabled
  • media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled
  • media.ffmpeg.vaapi.enabled

Parece que não funciona apenas com o driver proprietário da Nvidia. Ou seja, no seu caso irá funcionar.

1 curtida

@williammatheus Contribuição do @fastos2016 em outro tópico. Eis a lista de flags relevantes no Firefox. Vale a pena tentar:

layers.acceleration.force-enabled: true
gfx.webrender.all: true
media.ffvpx.enabled: false
media.ffmpeg.vaapi.enabled: true
widget.wayland-dmabuf-vaapi.enabled: true
widget.wayland-dmabuf-webgl.enabled: true

2 curtidas

Sabe como faz isso no Chrome?