Se você procura uma distribuição Linux com uma combinação perfeita de usabilidade e personalização, o MX Linux pode ser a solução.
O MX Linux é listado como a distro Linux mais baixada no Distrowatch . Isso pode ser uma surpresa para muitas pessoas, especialmente porque está acima do Linux Mint , Pop!_OS e Ubuntu.
O MX Linux é baseado no Debian, tem o Xfce como desktop padrão, é fácil de usar e rápido. É uma ótima opção para os novatos e até mesmo para os experientes. Parece-se o Linux da velha escola, mas moderno o suficiente para torná-lo uma opção viável aos usuários de hoje.
Seu foco é a facilidade de uso e alto desempenho. Se você deseja uma interface ainda mais moderna, pode escolher a versão KDE Plasma. Você pode usar a edição Fluxbox se precisar obter ainda mais desempenho do seu sistema.
Software incluído
Pronto para uso, o MX Linux inclui muitas ferramentas que você precisa para ser produtivo, incluindo:
- Firefox : navegador
- LibreOffice : pacote Office
- Conky : monitor de sistema de desktop
- Thunderbird : cliente de e-mail
- Organizador de PDF : ferramenta PDF
- Reprodutor de mídia VLC : Reprodutor de mídia
- Leitor de música Clementine : Leitor de música
- LuckyBackup : ferramenta de backup e sincronização
- antiX : bloqueador de anúncios
- Separar: ripador de CD
- Blueman : gerenciador de Bluetooth
- Catfish : ferramenta de busca de arquivos
- Gerenciador de área de transferência
- Foliate : leitor de e-books
- Thunar : gerenciador de arquivos
- Gufw : gerenciador de firewall GUI
Há uma coleção de ferramentas MX, que facilitam a configuração do Samba, gerenciamento do APT, atualizações do sistema, edição de menus, limpeza, agendamento de tarefas, reparo de inicialização, gerenciamento de usuários e disco, instalação de codecs etc.
Outra boa adição ao MX Linux é o manual do usuário, que abrange tópicos como instalação, configuração, usos básico e avançado, gerenciamento de software. Este manual pode ser acessado na área de trabalho.
A falta de software de ponta
O único golpe contra o MX Linux vem por ser baseado no Debian Stable. O software instalado não é desatualizado nem o lançamento mais recente/melhor, mas você encontrará muitos softwares confiáveis para ajudá-lo a ser produtivo.
Para quem é o MX Linux?
Em uma palavra… qualquer um. Embora possa não ser a distribuição Linux mais bonita, o MX Linux torna seu uso um deleite absoluto para qualquer tipo de usuário. Se você é novo no Linux, verá que esta distribuição é uma pausa bem-vinda das complicações encontradas em muitos outros sistemas operacionais.
Se você optar por seguir a rota do Xfce, poderá configurá-lo nos mínimos detalhes, deixando a interface do usuário do jeito que você gosta.
No final, o MX Linux é uma distribuição Linux que é uma excelente escolha para quem deseja obter um Linux com uma combinação ideal de facilidade de uso e personalização. Ele não é perfeito, mas compensa as poucas falhas com muitos acertos.
Entre a incrível quantidade de personalizações, as MX Tools e a velocidade/confiabilidade do Xfce, você não pode errar com esta distribuição.
FONTE: aqui