O Mint fica preto logo depois de inserir a senha de login

Espero ter colocado a categoria certa, pois acredito que talvez se insira um pouco em Hardware também.
Peço desculpas pelo tópico um pouco longo, mas eu acho que alguma coisa pode ter acontecido no hardware, que prejudicou o PC. E por isso achei melhor colocar mais detalhes do que eu fiz. Sou usuário novo então só posso ter uma imagem no tópico.
Link para as imagens do tópico (são 4): http://bit.ly/2SElaY2

Comprei um notebook da Avell muito bom, pedi ele sem nenhum SO. Eles mandaram com Windows 10 mas não ativado. Como é um PC novo e com umas funcionalidades que eu não conhecia, como o teclado retroiluminado, eu pensei em deixar dual boot com o Windows por um tempo, sem ativar mesmo só pra ver se ia ficar tudo ok no Linux Mint 19.1.

As partições já vieram do jeito que aparece na IMAGEM 1

Eu ia colocar o Mint junto com o Windows no SSD de 480GB (sda4), porém em vez de eu somente diminuir o espaço pra depois configurar o Mint no novo espaço livre eu fiz ao contrário e acabei excluindo os dados do Windows, então eu decidi apagar tudo mesmo e colocar só o Mint hahha. Segui o processo de instalação colocando o / no SSD e /home no HD (nunca tinha feito isso). No final (logo antes de clicar em continuar pra instalar de verdade) deu uma mensagem sobre UEFI e eu fiquei preocupado, dai pensei em voltar atrás e simplesmente clicar em “Apagar tudo e instalar o Mint”, só que quando cliquei em voltar travou, mas ainda conseguia mexer com o cursor em outros lugares. Como eu tava na live do Mint, cliquei lá embaixo pra desligar o sistema, e dai travou mesmo, por um bom tempo. Dai eu tive a “brilhante” ideia de desligar forçado pressionando o botão de desligar.

Quando liguei o PC de novo não tinha nem Windows (system32 foi apagada) nem Mint.
IMAGEM 2

Quando tentei colocar pendrive com Mint, a inicialização dele começava, mas não saia nunca da IMAGEM 3

E quando tentei colocar pendrive Com Windows 10 dava o seguinte:
IMAGEM 4

Depois de tentar algumas vezes finalmente consegui passar da inicialização da live do Mint e instalar ele, aparece e funciona normal a tela de login, mas quando entro a tela toda fica preta e só aparece o cursor do mouse. Imaginei que talvez o sistema estivesse funcionando, só com algum erro, e tentei desligar com comando do terminal e depois comando pra desligar (tudo as cegas) e não rolou.
Obs: tive que desligar o PC a força em vários outros momentos pois realmente não tinha outro jeito de desligar, como no travamento da live do Mint. E não foi nada de errado com os pendrives, eles estão saudáveis e já tentei gravar as imagens .iso outra vez pra garantir.

Eu espero que eu não tenha estragado nada sério no momento que desliguei o PC a força na primeira vez, mas se alguém souber de algo ou já tiver passado por algo parecido peço pra que me deem uma luz aqui. Valeuu!

Não sou técnico nem usuário avançado, mas vou te falar o que eu faria nessa situação, e se tu quiser pode tentar.

1 - Resetar a Bios

2 - Tenta ligar um monitor externo pra ver se o vídeo aparece corretamente.

3 - Desconecta totalmente o HD e tenta instalar o sistema no SSD.

4 - Se não funconou, faz o contrário. Desconecta o SSD e tenta instalar o sistema apenas no HD.

Imagino que nesse ponto tu já tenha grandes chances de ter achado o defeito.

2 curtidas

Pois é, eu até pensei em conectar monitor externo mas não o fiz. Tive a impressão de que não ia rolar de qualquer forma porqque os atalhos de teclado não funcionavam. Tentei instalar só no SSD mas só no HD não.

Eu andei revirando a internet atrás disso e até encontrei coisas parecidas aqui no Diolinux Plus mesmo, não tenho certeza se seria o mesmo problema, mas pode ter algo a ver com o PC ser híbrido. E li também sobre problemas recentes envolvendo NVIDIA e Intel quando se trata de instalar a maioria das Distros Linux.

Obrigado pelas dicas, vou continuar pesquisando e tentando.
Só tenho medo de ter que ficar desligando o PC a força várias vezes, não sei o quão prejudicial isso pode ser se feito frequentemente.

Ah, mais uma coisa, quando tu for instalar só no ssd ou só no HD nem cria uma partição para a /home. Cria só a / pra que fique tudo em um lugar só.

Quanto ao problema de compatibilidade do Linux com placas hibridas, talvez seja, mas não está dando erro com o Windows também?

Da última vez fiz isso mesmo. Coloquei tudo no SSD.

Pensando melhor eu acho que o problema do Windows talvez seja com a ISO mesmo, peguei do site da Microsoft ontem mesmo mas acredito que esteja faltando algum driver na própria imagem. Ouvi dizer que geralmente eles falham nisso.

Chegou a ver esse tópico? Com certeza é o mesmo roblema.
Tenta o Ubuntu.

1 curtida

Podes tentar a solução, proposta pelo cara do ti.

Se tiveres alugma experiência no terminal, eu encontrei uma solução para o meu problema do barramento das drivers hibridas com o Manjaro.

2 curtidas

Sim, vi esse tópico faz pouco. Vou tentar fazer o que tá ali, só fico triste de talvez ter que usar Ubuntu, pois minha vontade de voltar a usar ele é zero hahah

Valeu pelo vídeo meuu. Vou tentar isso dai agora mesmo.
Eu só não entendo direito essa de placa de vídeo híbrida. Tipo a placa de vídeo do PC é da NVIDIA, e é Intel 7, mas como eu sei se é híbrida ou não. Até agora eu pensava que híbrido era quando se trata de ter SSD e HD juntos no PC.

Nas especificaçôes do pc normalmente vem com intel graphics hd + nvidia.

https://www.pcdiga.com/portatil-msi-15-6-gf63-8rc-419xpt

Basicamente, são duas gráficas mas a arquitetura do barramento é diferente, ou seja para usar a nvidia, ela tem de receber a ordem da gráfica onboard da Intel. No entanto o software existente não consegue tirar 100% das duas gráficas.

1 curtida

Dei uma olhada nesse PC ali, daí vi que tem uma parte que fala de Intel + NVidia. Então fui ver o que dizia no site da Avell no meu PC e só falava NVidia mesmo. Diz que a placa de vídeo é da NVidia 1050 Ti. Será que ele não é híbrido então?

podes mandar um link do pc?

Eu não sei porque mas o PC que eu comprei não tá aparecendo mais no site, não com o nome dele pelo menos, que é Avell A51 (mesma coisa que o Avell G1511 - FOX). Vou mandar link do A52 que na verdade é a mesma coisa, só ir no final da página onde aparece o modo de personalização. https://avell.com.br/a52-7

A placa de vídeo é a mesma do A52.

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/products/devices-systems/laptops/standard/avell-g1511-fox-H59330083.html

Pelo que vi no site da intel tanto o Avell A51 como o G1511-FOX, têm gráficas integradas intel uhd 630 (o meu msi tbm veio com ela).
No entanto, se quiseres ter 100% certeza, no windows gestão de computadores > gestor de dispositivos > placas gráficas ai pode verificar se tem 2 ou 1 gráfica.

Eu olhei agora esse link que tu mandou. Então tentei falar com o suporte técnico da Avell, e eles disseram que não é híbrida e também que “São placas distintas, a Intel seria no próprio processador e a Nvidia em outro Chip separado.” (com essas palavras). Dai agora fiquei na dúvida. Mas um amigo meu me ajudou a instalar o Mint no PC mudando na BIOS de Modo Legacy pra UEFI e deu certo. Dai claro que o sistema foi instalado em modo UEFI também.

Pelo visto o suporte não sabe o que é hibrida kkkkk. Mas é exatamente isso, tem a nvidia dedicada e a intel integrada ao processador.

Então você conseguiu instalar tudo?
E o seu notebook veio com windows pq é proibido vender computador sem sistema operacional

Consegui instalar o Mint 18.2 mas ele tava dando uns erros estranhos na hora de dar update tanto pelo terminal quanto por modo gráfico lá, to agora tentando colocar o 19.1 em modo UEFI, com /, /boot/efi e swap.

Pois é eu imaginei que tivesse sido por isso que ele veio com Windows.

E aparentemente deu ruim de novo, eu não sei mais o que fazer. Cheguei no final da instalação, dai cliquei em Reiniciar, o cursor sumiu e travou.