O Meu Linux é Melhor que o Seu! E posso provar. - Diocast

:rofl:

Tem 1 semana que fico olhando esse tópico, e todas as vezes, lembro aquela estória de que “viajar é expandir seus horizontes”.

Não sou muito de viajar, mas todas as vezes que saí da minha cidade por alguns dias, ao voltar comecei a ver as coisas de um modo diferente.

É o que percebo, ao alternar entre várias distros. — Não digo, só “atualizar as distros num Domingo, rapidamente, e voltar para o Arch”. — Isso é só um “passeio”. Já virou hábito.

Me refiro a procurar um conjunto de pacotes não muito comuns (por exemplo), para instalar em várias distros. — Tive de recorrer ao Repology, para não perder muito tempo — e descobri que a maior parte dos pacotes procurados só existem em 2 “famílias” de repositórios (onde Debian + Buntus + derivados contam como 1 “família” só).

Essas 2 “famílias” são o AUR (86.000+ pacotes) e o NixPKG (100.000+ pacotes). — Resultado: consegui instalar 15 pacotes no Arch Linux (poderia fazer o mesmo no Manjaro), 7 no openSUSE Tumbleweed, 6 no Fedora e 4 no Debian Testing.

O Void me decepcionou um pouco: — Poucos pacotes — e desatualizados.

Pior ainda, o KDE Neon e o MX Linux (Debian stable).

Claro, poderia fazer uma salada de PPAs, Flatpaks, Snaps, AppImages etc. — o que seria o modo mais prático de ficar limitado a 1 distro só.

Mesma coisa, a migração para o Plasma 6. — No Manjaro, foi uma delícia (valeu a espera); no Arch quase não tive problemas; no Fedora foi relativamente tranquilo; no openSUSE houve poucos percalços; no Mageia Cauldron também houve alguns percalços; e no Void foi uma novela de umas 2 semanas sem conseguir carregar o KDE (só tentando, pelo tty).

E outros “pequenos detalhes” — SystemD, SysV, Runit, openRC, por exemplo — ou diferentes versões do KDE — ou diferenças entre zypper, pacman, apt / Synaptic, dnf, pkcon, urpmi, xbps, Sisyphus / Emerge etc.

Cada distro tem seus pontos positivos. — Até hoje, o Arch Linux foi o que tem me atendido melhor (e eu poderia usar o Manjaro, se necessário). — Mas não consigo entrar em “guerras de preferências”, nesse assunto.

O máximo que eu faço, é usar mais a distro que me atende melhor. — Mas continuo explorando as possibilidades de fazer as mesmas coisas nas outras distros.

Quase todas as distros avisam, quando a gente tenta fazer alguma coisa que pode quebrá-las.

2 curtidas

Véio é legal a sua Workstation de 12 distros, eu estava até pensando em tentar instalar o Void mas se voce não gostou eu estou fora!, eu estou usando o manjaro sem travamento algum, e vou instalar o archlinux na minha outra maquina e fazer comparações das duas distro, eu não consigo entender o porque do arch travar tanto e as derivadas não travarem…sera que com os log de erros eu consigo encontrar o motivo dos travamentos? na semana eu instalo o arch,outra coisa eu ja tenho na cuca o pacman então fica dificil entrar outro terminal na minha cuca kkk, amanhã eu vou levar os meus netos na festinha junina e tenho que pintar eles de caipira, fazer bigodes etc…

1 curtida

de tantas distro que eu testei, eu sendo um SDA :rabbit2: eu usei muito pop os > linux mint > big linux > pika os > voyager. as que eu usei mais foi big linux e pop os mas agora estou usando muito voyager e penso em sair da equipe do SDA :rabbit2: por enquanto…

Usei muito o Ubuntu no ensino médio, ninguém queria usar no laboratório, aí eu ficava sossegado no laboratório de informática na ala de Linux… Café gratis, ar-condicionado e o melhor wi-fi do IFMA.

Mas hoje, prefiro o Pop OS, mas quando eu estiver com energia e interesse, eu migró por Arch.

1 curtida

Leva +/- uma semana quando a pessoa quer deixar de ser um “novato”, senioridade tem a ver com a curiosidade e vontade de aprender e não com tempo de uso, tem gente que usa Windows desde o 95 e ainda é “novato” no sistema, tudo tem um trade off, quanto mais automatizado for um sistema, menos você aprende sobre ele

1 curtida

Até tenho um certo interesse no Arch, mas provavelmente instalarei o Gnome, os mesmos aplicativos que uso no Ubuntu e provavelmente usarei até as mesmas extensões.

Assim, prefiro ficar no Ubuntu, que é bem estável e já está com o Gnome mais ou menos do jeito que eu gosto.

1 curtida

Eu estou pensando usar o ubuntu novamente. Mas minha preguiça me atrapalha kkkk

Só pretendo formatar o meu Ubuntu quando eu for trocar por um SSD maior xD
E quem sabe, assim eu teste outras distros. Mas para mim, está sendo aquela coisa de “Está funcionando, então porque trocar?”.

E nesse mesmo notebook em que está o Ubuntu instalado, eu removi o Windows, pois o áudio se negava a funcionar por causa do Driver da GPU integrada.

1 curtida

Saquei, meu ideapad veio com o satux. Fiquei pistola pois cada vez que eu desligava, o sistema dava reboot e apagava a memória, foi assim que encontrei o canal do Diolinux para saber como eu poderia trocar para o ububtu, aí vi o Dio falando sobre o POP e o Regata, então testei e optei a fica com o Pop; já faz 4 anos kkkkk.

Não falem mal do meu mint e o PeppermintOS debian 12 bookworm por favor!!!

Sim sim, gosto da mitologia

1 curtida

Da hora, eu tbm curto kkkkk

Cara, não faz isso. Se o Ubuntu é um sistema que te satisfaz e é suficiente para você, não há necessidade de trocar. Como o eddiecsilva disse, embora ele prefira o Debian, ele não acha que as outras distros sejam ruins. Use o Ubuntu, já que ele atende às tuas necessidades. A escolha da distro é pessoal. Afinal, não existe (em minha humilde opinião) uma distro melhor que as outras. Podem existir distros mais bonitas, com mais recursos, mais eficientes, mas não uma que domine tudo. Escolher a distro é algo pessoal, mas às vezes também depende do hardware. Por exemplo, eu queria usar o Pop!_OS, mas não posso porque meu PC não aguenta, então eu uso o Lubuntu. Mas, como eu disse, se o sistema atende às tuas necessidades… Este Lubuntu está atendendo às minhas necessidades, que são estudar. Então, saiba que não precisa trocar só porque os caras que você admira (e eu também) não escolheram a tua distro como a melhor. Talvez eles só escolheram porque atende às necessidades deles, beleza?

1 curtida

Cadê o usuario de Unix e Minix?

O pessoal hoje em dia está mais é procurando boniteza em distro linux, eles ainda não conseguem sair do modo automático herdado pelo windows, eles tem medo do modo manual a fazer coisa errada. Eu acho que eles estão achando que o linux de fábrica já roda .exe do windows sem o wine instalado.

Não creio que seja isso, mas sim outra coisa: A maioria das distros não explicam muita coisa ao usuário, e presumem que o usuário já sabe o que fazer, o que é um repositório e que o Linux usa formatos diferentes do Windows.

Acho que a única que faz um bom trabalho ao iniciante que tenta instalar um .exe no sistema é o Zorin OS.

E claro, tem um esforço maior em mudar o que você se acostumou a usar primeiro. Se você se acostumou com o Linux, certamente irá sentir dificuldades com o Windows.

O próprio Windows 8 é uma prova disso: As pessoas se acostumaram com um jeito de usar o Windows que vinha desde o Windows 95. O Windows 8 mudou tudo de uma forma muito mais radical. Apesar do Windows 8 ser um SO excelente e que rodava em quase qualquer coisa, ele não se popularizou por conta das mudanças mesmo.

Até no Linux já ocorreu isso. Alguém aqui se lembra do pandemônio que foi a transição do Gnome 2.x para o 3.x?

2 curtidas